Há dois tipos básicos de lide: o noticioso, que responde às questões principais em torno de um fato (o quê, quem, quando, como, onde, por quê), e o não-factual, que lança mão de outros recursos para chamar a atenção do leitor. O caráter condutor do lide se aplica para quem lê e para quem escreve.
Em jornalismo, o lide (do inglês lead; em latim incipit) é a primeira parte de uma notícia. Geralmente o primeiro parágrafo com duas linhas posto em destaque que fornece ao leitor informação básica sobre o conteúdo. A expressão inglesa lead tem, entre outras, a tradução de “primeiro”, “guia” ou “(o que vem) à frente”.
O lead é a abertura da matéria. Nos textos noticiosos, deve incluir, em duas ou três frases, as informações essenciais que transmitam ao leitor um resumo completo do fato. Precisa sempre responder às questões fundamentais do jornalismo: o que, quem, quando, onde, como e por quê.
1. O Lead ou lide. I Normalmente a notícia se inicia com o lide, (do inglês, que significa “abre”, abertura da notícia). É a técnica de relatar o que há de principal nos acontecimentos logo na abertura da notícia, prepara uma atmosfera, um clima, para o desenvolvimento da leitura.
Lead é um potencial consumidor que representa uma oportunidade de negócio, pois já demonstrou interesse na sua empresa de alguma forma. Ele baixou um material no seu site, pediu um orçamento ou experimentou o produto, por exemplo. Em troca, deixou o seu contato com a empresa.
O lide ou “cabeça” é a parte inicial do texto, que é responsável por “guiar” o leitor, apresentando as informações mais relevantes ou o próprio clímax da história. Comumente, o lide responde às perguntas: “Quem?”; “O quê?”; “Quando?”; “Onde?”; “Como?”; “Por quê?”.
Encontramos, geralmente, um texto que busca a impessoalidade, a clareza e a objetividade e cuja estrutura se orienta a partir de respostas àquelas perguntas típicas do lead (quem, o quê, onde, como, quando e por quê).
Como é chamado o primeiro parágrafo de um texto jornalístico?
O lead deve ser construído com atenção e considera-se que deva ser o trecho do texto em que mais dispenda tempo, uma vez que é sua parte mais importante. O lead deve ser atrativo para estimular a leitura do resto do texto e, ao mesmo tempo, sintetizar o conteúdo com as informações mais importantes.
Um Lead é um potencial cliente que demonstrou interesse no segmento de uma empresa, a partir do preenchimento de informações pessoais em um formulário online. Leads são visitantes que deram informações de contato para a sua empresa, como nome e email, por meio de campanhas de Marketing.
A principal diferença entre lead e cliente é o status dele dentro do funil de vendas. Em ambos os casos a empresa tem acesso ao email, por exemplo. No entanto, o lead não efetuou nenhum tipo de compra. Ou seja, o status de “lead” vem antes do cliente.
O termo “lead” define potenciais consumidores, sejam eles de produtos ou serviços, de um determinado negócio. Eles costumam demonstrar interesse sobre eles, representando uma oportunidade de venda.
Quantos tipos de leads existem? Existem 4 tipos de leads, que são classificados conforme o estágio e o seu grau de maturidade. Eles são: Information Qualified Lead (IQL), Marketing Qualified Lead (MQL), Sales Qualified Lead (SQL) e lead cliente.
O lead é o responsável por responder perguntas essenciais para contar toda a história de maneira curta. A necessidade de se iniciar uma matéria com o mais importante se dá muito também pelo tempo destinado ao consumo de notícias.
Os leads qualificados, em suma, são aqueles contatos que têm necessidade e possibilidade financeira de comprar determinado produto ou serviço da sua empresa, apresentando grande tendência em se tornar clientes. Ou seja, cada prospect deve corresponder às características do perfil do cliente ideal da marca.
nome masculino. [ Imprensa ] Parte introdutória de um artigo ou notícia, geralmente o primeiro parágrafo, que sintetiza o conteúdo do texto que se segue. Origem etimológica:inglês lead. Confrontar: lead, lida, lied.