Filipeta, termo do português brasileiro equivalente ao inglês flyer, são pequenos folhetos ou panfletos publicitários cuja função é anunciar e promover eventos, serviços ou instruções numa ampla gama de aplicações.
Informações sobre o gênero: Folheto/Panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços, com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou divulgar ideias e opiniões, com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal.
Algumas pessoas confundem o folder com o panfleto; embora semelhantes, o folder é um impresso que possui no mínimo uma dobra, utiliza imagens, dá destaque às ideias mais importantes com quadros ou palavras em fontes maiores (maiúsculas, coloridas ou de diferentes formatos).
São aqueles que indicam procedimentos a serem realizados. É o tipo de texto que leva o leitor a mais que uma simples informação. Instrui o leitor! Não é o texto que argumenta, que narra, que debate, mas que leva o leitor a determinada orientação transformadora.
Para ajudar o cliente a entender seu produto ou serviço nada melhor do que um folheto que destaque suas características e diferenciais de forma objetiva e marcante.
Os principais tipos são panfletos de eventos públicos, panfletos de ações comunitárias, panfletos de eventos privados, panfletos de anúncio de negócios e panfletos de alerta.
Um texto é uma manifestação da linguagem. Pode ser definido como tudo aquilo que é dito por um emissor e interpretado por um receptor. Dessa forma, tudo que é interpretável é um texto. Outra forma de conceituação é pensar que tudo aquilo que produz um sentido completo, que seja uma mensagem compreensível, é um texto.
A reescrita é um processo importante para chegarmos a um resultado ao qual chamamos de ideal. Reescrevendo, analisamos e aprendemos com os nossos próprios erros.
Define-se texto como um conjunto de palavras e frases encadeados que permitem interpretação e transmitem uma mensagem. Pode ser qualquer obra escrita em versão original que constitui um livro ou um documento escrito. Um texto é uma unidade linguística de extensão superior a frase.
Em termos gerais, flyer, folheto e panfleto traduzem o mesmo produto. Já o folder tem o objetivo de passar mais informações e por isso sua principal característica é a utilização de dobras. No resumo, se tem dobra, é folder. Se não tem, é folheto, panfleto ou flyer.
O folder é um material impresso utilizado para divulgação de empresas, produtos ou serviços, e também pode ser utilizado como informativo. O folder não possui um formato padrão definido, podendo ter tamanhos e formatos variáveis, além de incluir dobras verticais ou horizontais.
O cardápio é um gênero textual de cunho informativo/descritivo, seu principal objetivo é informar e orientar o consumidor sobre pratos e produtos oferecidos no estabelecimento. Os cardápios podem variar de acordo com o local e podem ser utilizados em restaurantes, bares, lanchonetes, sorveterias, etc.
O texto injuntivo é um tipo textual destinado a oferecer instruções e recomendações a seus leitores. Ele pode ser facilmente encontrado em textos como receitas médica ou culinária, guias de viagens, material de autoajuda etc.
A propaganda ou anúncio publicitário é um gênero textual que promove um produto ou uma ideia sendo veiculado pelos meios de comunicação de massa: jornais, revistas, televisão, rádio e internet. Podemos encontrá-los também em outdoors, panfletos, faixas ou cartazes na rua, no ônibus, no metrô, etc.
O objetivo da reescrita é consertar coisas que não funcionam bem. Isso inclui os principais elementos de escrita, como o tom do conteúdo, ou se o conteúdo carece de originalidade ou clareza. Um escritor geralmente faz isso examinando o texto original e depois transformando-o em algo mais legível e geralmente aceitável.
Sob esse viés, a revisão e a reescrita se configuram como etapas do processo de produção textual, como elementos essenciais tanto para a produção do texto, quanto para o desenvolvimento do estudante como produtor de textos sociais (Menegassi, 2016). A reescrita surge a partir da revisão.
Se tomarmos a palavra reescrita no seu sentido literal, concluímos que se trata de algo ligado à correção de possíveis falhas durante a construção textual. Mas neste contexto, ela deve ser entendida como um auxílio, principalmente ao nos referirmos à produção de textos narrativos.
Todo texto apresenta como estrutura básica começo, meio e fim. Além disso, para elaborar um bom texto é fundamental ter conhecimento de sua finalidade (em qual gênero textual a produção se encaixa), do tema e do tipo textual (narração, argumentação, injunção, exposição e descrição).
O que é necessário para que um texto seja literário?
O texto literário é conotativo e não necessariamente apresenta uma utilidade prática, pois ele não é criado para um determinado propósito de uso prático. Assim, é o leitor e a leitora que atribuem uma função a esse tipo de texto, como gerar reflexão, emocionar ou divertir.
Informações sobre o gênero: Folheto/panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços, com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou divulgar ideias e opiniões, com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor.
A vantagem dos panfletos é permitir uma grande tiragem, com rapidez e facilidade de produção e impressão. Agora se precisar de uma maior exposição, pense em cartazes. Os cartazes permitem comunicar com um elevado número de pessoas ao mesmo tempo, transmitindo uma mensagem de forma rápida e prática.