Um verbete é um pequeno texto que traz informações sobre um determinado assunto ou termo. Geralmente, os verbetes são encontrados em dicionários e enciclopédias. O verbete de dicionário é utilizado na busca de informações rápidas e precisas sobre um determinado termo ou conceito, traz o significado da palavra.
Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto ou para se obter dados mais ...
É apresentado em ordem alfabética, o que facilita a consulta ao dicionário. Registra ao vários sentidos que uma palavra pode ter. Dá explicações gramaticais sobre a palavra. Usa siglas e abreviaturas.
Os verbetes precisam ter um título que, em poucas palavras, indique o seu conteúdo. Como o índice é em ordem alfabética, os verbetes devem começar com uma palavra que expresse bem o tema, evitando o uso de artigos.
Verbete é um texto escrito, de caráter informativo, destinado a explicar um conceito segundo padrões descritivos sistemáticos, determinados pela obra de referência; mais comumente, um dicionário ou uma enciclopédia.
A cabeça de verbete, também conhecida como entrada de verbete, constitui-se de uma palavra simples, uma palavra composta por hífen, uma locução, uma sigla, um símbolo ou uma abreviatura.
Em prática quando queremos saber o que significa uma palavra recorremos ao dicionário, lá no início da margem, em negrito e em ordem alfabética apresentasse a palavra e logo em seguida seus significados separados por vírgulas, a este conjunto de significados damos o nome de verbete.
Tamanho médio do texto: 1000 palavras; Formatação: espaço de 1,5 entre linhas, Times New Roman, justificado; Usar linguagem clara e objetiva, evitando frases indiretas e negativas; Evitar notas, adjetivos e a escrita de textos laudatórios; Usar regras da ABNT. Referências não contam no total de palavras.
Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto, ou para se obter dados mais ...
O verbete é um conjunto de informações sobre palavras, lugares, pessoas importantes, animais, plantas, dentre outros. Os verbetes são apresentados em ordem alfabética em portadores como dicionários e enciclopédias impressas e digitais e tem como finalidade informar e ou explicar um conceito.
Resposta: A cabeça de verbete, também conhecida como entrada de verbete, constitui-se de uma palavra simples, uma palavra composta por hífen, uma locução, uma sigla, um símbolo ou uma abreviatura.
Inicie a aula distribuindo os dicionários para os alunos e peça que abram nas primeiras páginas, nas quais estão as explicações sobre a estrutura dos verbetes apresentados. Peça que leiam, silenciosamente, as explicações e, em seguida, solicite que localizem a lista de siglas e abreviações.
Os verbetes se referem a palavras e definições em um dicionário ou enciclopédia que explicam o significado, características e outras informações pertinentes.
Aprenderam que o VERBETE é um texto que descreve alguma coisa importante e transmite informações científicas explicando sobre determinado assunto e que todos os verbetes são reunidos dentro de uma Enciclopédia.
Informações sobre o gênero: Segundo Costa (2008) os verbetes são as entradas presentes em dicionários, glossários, enciclopédias e outros suportes destinados à divulgação de conhecimento, caracterizando-se como um conjunto de explicações, acepções, exemplos e informações específicas.
As principais ideias do verbete são fazer apontamentos de caráter informativo, para explicar um conceito ou instruir o leitor. A ideia é explicar com descrição, com mais formalidade e objetividade. Assim, os verbetes constam em dicionários e enciclopédias.
O Dicionário Houaiss traz cerca de 228 500 verbetes, 376 500 acepções, 415 500 sinônimos, 26 400 antônimos e 57 000 palavras arcaicas. Além da quantidade de verbetes, a equipe de edição pesquisou também as etimologias de cada palavra e o seu primeiro registro no idioma português.
Registra vários significados que uma palavra pode ter, aponta definições gramaticais sobre uma palavra e pode apresentar siglas e abreviaturas. O gênero verbete além de definições e conceitos gramaticais podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações.
“Uma língua tem milhões de palavras, das quais apenas uma parte fará parte do dicionário”, diz o lexicógrafo (autor de dicionários) Mauro de Salles Villar, diretor do Instituto Antônio Houaiss, entidade responsável por um dos principais dicionários da língua portuguesa, o Houaiss, que possui quase 230 mil verbetes.
Eles estão presentes, geralmente, em enciclopédias e dicionários, nos dão informações a respeito de muitos temas e são muito usados na escola. Nesta aula, você irá identificar algumas características de um verbete enciclopédico presente na internet. e outros recursos que complementam o texto.