Se você puder arredondar os decimais sem afetar seu projeto, use float. Se você precisar de mais precisão em seus decimais, use double. Em projetos curtos, realmente não importa se você usa double ou float, mas em projetos muito grandes isso lhe daria uma vantagem quando se trata de economizar recursos e memória.
Ao contrário do tipo “int” que representa números inteiros, o double é utilizado para representar números reais, que podem ter casas decimais. Por exemplo, se quisermos armazenar o valor 3.14, utilizamos o tipo double. O double possui uma faixa maior de representação do que o float.
O tipo de dados double é usado quando precisamos armazenar números de ponto-flutuante (com parte fracionária) na faixa 4.94065645841246544e-324 até 1.79769313486231570e+308, possui precisão de 14 ou 15 dígitos significativos.
Tipo de dado para números de ponto flutuante, ou seja, um número racional. Números de ponto flutuante são frequentemente usados para aproximar valores analógicos e contínuos porque possuem maior resolução que inteiros (int).
Em C temos os seguintes tipos básicos de variáveis: char: Guarda um caracter; • int: Guarda um número inteiro; • float: Guarda um número real com certa precis˜ao; • double: Guarda um número real com precis˜ao maior que float; • void: Tipo vazio.
A dimensão do float é de 4 bytes (precisão simples) e a do double é de 8 bytes (precisão dupla). Além disso, existem modificadores de tipo tais como: short/long e signed/unsigned. O modificador short, fixa a faixa dos valores inteiros (int) entre -32.768 até 32.767.
Para o scanf funcionar com um double , é necessário usar o modificador l no formato: %lf , %le , %lg . O que confunde é que o próprio compilador, devido à especificação da linguagem C sempre vai transformar um float em um double automaticamente quando for chamada uma função de parâmetros variáveis.
No geral, os dados podem ser divididos em dois tipos principais: qualitativos e quantitativos. Dados qualitativos: tudo o que se refere à qualidade de algo. Em geral, são representados com palavras ou conceitos. Por exemplo: cores, nacionalidades, nomes, gênero, etc.
As variáveis de ponto flutuante são representadas por uma mantissa, que contém o valor do número, e um expoente, que contém a ordem de grandeza do número. A tabela a seguir mostra o número de bits alocados à mantissa e ao expoente para cada tipo de ponto flutuante.
As variáveis no C devem ser declaradas antes de serem usadas. A forma geral da declaração de variáveis é: tipo_da_variável lista_de_variáveis; As variáveis da lista de variáveis terão todas o mesmo tipo e deverão ser separadas por vírgula.
Uma "constante de ponto flutuante" é um número decimal que representa um número real assinado. A representação de um número real assinado inclui uma parte inteira, uma parte fracionária e um expoente. Use as constantes de ponto flutuante para representar os valores de ponto flutuante que não podem ser alterados.
Uma variável é uma possição de memória que pode ser identificada através de um nome. Podem ter seu conteúdo alterado por um comando de atribuição. Após a atribuição mudam de valor.
Em Java, existem duas categorias de de variáveis de ponto flutuante: float armazena valores numéricos em ponto flutuante de precisão simples e double de precisão dupla. Ambas seguem norma: IEEE Standard for Binary Floating Point Arithmetic, ANSI/IEEE Std. 754-1985 (IEEE, New York).
O tipo Double é um tipo de dados de ponto flutuante de precisão dupla e é usado para representar números com decimais maiores. O tipo Decimal é um tipo de dados que representa números decimais exatos e é usado para cálculos financeiros e monetários.
Outras linguagens possuem o tipo double para representar números de ponto flutuante. Em Python usamos float e, caso seja necessária uma precisão de casas decimais, podemos usar Decimal.
Para declarar uma variável do tipo float, você precisa indicar para o compilador que ele deve interpretá-la como float. Lembrando que diversos tipos de variável que utilizam ponto flutuante (double, float, decimal...).
Double - é um tipo numérico onde a representação das casas decimais é maior do que a de um tipo numérico de ponto flutuante(float). Ex: float - a representação dele poder essa(não lembro o máximo de casas decimais) 1,000000(aqui ele tem 6 casas decimais).
A diferença entre eles é a precisão. O float tem uma precisão de 6 casas decimais e o double tem uma precisão de 10 casas decimais. O tipo de dados char serve para guardar um caracter, por exemplo a letra 'Z'. Reparem que os números reais também são codificados numa sequência de 0s e 1s na memória do computador.
As variáveis decimal são armazenadas como inteiros não assinados de 96 bits (12 bytes), juntamente com um fator de dimensionamento (usado para indicar uma potência numérica inteira de 10 para reduzir o inteiro ou que não deve haver dimensionamento) e um valor que indica se o número decimal é positivo ou negativo.