o Variáveis quantitativas discretas – quando resultam de um conjunto finito (ou enumerável) de valores possíveis. Por exemplo, o número de livros de Matemática da biblioteca da escola e a quantidade de carros presentes, agora, num estacionamento, são variáveis discretas.
Os dados que podem assumir apenas determinados valores são chamados de dados discretos ou valores discretos. Em outras palavras, trata-se de dados que podem ser contados e têm um número limitado de valores.
Variáveis discretas: características mensuráveis que podem assumir apenas um número finito ou infinito contável de valores e, assim, somente fazem sentido valores inteiros. Geralmente são o resultado de contagens. Exemplos: número de filhos, número de bactérias por litro de leite, número de cigarros fumados por dia.
O primeiro tipo de grandezas é chamado discreto. Grandezas discretas são as que se prestam a contagem. Já o segundo tipo é chamado contínuo, e se refere às medidas.
No caso de variáveis qualitativas ou quantitativas discretas ela consiste em listar os possíveis valores da variável e fazer a contagem de quantas vezes cada categoria ou valor aparece nos dados brutos.
Variáveis Aleatórias Discretas e Contínuas | Probabilidade e Estatística | Khan Academy
O que significa variável discreta?
o Variáveis quantitativas discretas – quando resultam de um conjunto finito (ou enumerável) de valores possíveis. Por exemplo, o número de livros de Matemática da biblioteca da escola e a quantidade de carros presentes, agora, num estacionamento, são variáveis discretas.
Uma variável discreta é sempre numérica. Por exemplo, o número de reclamações de clientes ou o número de falhas ou defeitos. Variáveis contínuas são variáveis numéricas que têm um número infinito de valores entre dois valores quaisquer. Uma variável contínua pode ser numérica ou de data/hora.
A matemática discreta (ou, como por vezes também é apelidada, matemática finita ou matemática combinatória) é a parte da Matemática devotada ao estudo de objectos e estruturas discretas ou finitas (discreta significa que é formada por elementos distintos desconexos entre si).
Definição (Sinais discretos): Um sinal discreto é uma função , onde é o conjunto de números inteiros e representa o valor do sinal x na amostra n. Um sinal discreto pode ter valores complexos, sendo então uma função . Nesse caso , onde é a parte real de , é a parte imaginária de e .
A palavra “discrição”, com I na primeira sílaba, é a qualidade daquilo ou de quem é discreto, que tem cuidado ao falar ou agir e que não deseja ser percebido. Tem como sinônimos “reserva”, “sigilo”, “resguardo” e como antônimos “indiscrição”, “ostentação”. Relaciona-se com o adjetivo “discreto”.
Assim, isso significa que há uma infinidade de valores possíveis entre quaisquer dois valores possíveis da variável. Por exemplo, a altura de uma pessoa é uma variável contínua, porque pode assumir qualquer valor dentro de um intervalo contínuo (por exemplo, 1,50m, 1,51m, 1,52m, e assim por diante).
Em matemática, um conjunto é considerado discreto se todos os seus pontos forem isolados, em oposição ao que acontece num conjunto contínuo. Minha produção recente se organiza em torno de práticas heterogêneas que, descontínuas, alimentam-se reciprocamente.
Unidade discreta , Ling : aquela distinta de outras e que faz parte de um sistema com outros elementos em número limitado (os fonemas são, por exemplo, unidades discretas; a troca de um fonema pode causar mudança no significado de um morfema, como em mão e pão ).
As variáveis quantitativas são aquelas que podem ser medidas numericamente e expressam uma quantidade ou magnitude. Elas podem ser contínuas, quando assumem valores em um intervalo contínuo (por exemplo: 1.2, 0.5, -3.1), ou discretas, quando assumem apenas valores inteiros (por exemplo: 1, -5, 7).
A Matemática Discreta contempla conceitos como logica proposicional, teoria dos conjuntos, funções e relações, análise combinatória, teoria da probabilidade, entre outros, conforme ilustrado pela Figura 1.
Tal função discreta pode ser definido explicitamente por uma lista (se o domínio é finito), ou por uma fórmula para o seu termo geral, ou pode ser dada implicitamente por uma relação de recorrência ou equação de diferença.
Matemática discreta: trata de objetos separados e desconectados (geometri- camente) de cada um. – Conjuntos são, em geral, finitos e podem ser enumerados. Os computadores podem ser classificados em digitais e analógicos, do ponto de vista do dado processado.
Discrição: substantivo que significa agir com modéstia e reserva, sem chamar a atenção ou cometer excessos, tendo como par os adjetivos discreto/discreta.
Discretas: quando o conjunto de resultados possíveis é finito ou enumerável. Exemplo: número de filhos, alunos numa escola etc. Contínuas: quando os valores são expressos como intervalo ou união de números reais. Exemplo: peso, massa, altura, pressão sistólica, idade, nível de açúcar no sangue etc.
Dados discretos e dados contínuos são ambos dados quantitativos, e podem ser usados para análise estatística. Algumas de suas diferenças são: Dados discretos são contáveis, e dados contínuos são mensuráveis e podem assumir um número infinito de valores dentro de um intervalo.
O que é uma grandeza matemática contínua e discreta?
As grandezas discretas são aquelas em que a medida obtida é sempre um número inteiro. Por exemplo: Em uma fila há 5 alunos, um casal tem 3 filhos. Grandezas contínuas São aquelas em que a medida obtida é um número que pode ser não inteiro. Por exemplo: A temperatura registrada num termômetro é 36,5 ºC.