A análise textual discursiva é uma abordagem de análise de dados que transita entre duas formas consagradas de análise na pesquisa qualitativa que são a análise de conteúdo e a análise de discurso.
Análise Textual é a leitura visando obter uma visão do todo, dirimindo todas as dúvidas possíveis, e um esquema do texto. Para efetiva-la, inicialmente o leitor deve ler o texto do começo ao fim, com o objetivo de uma primeira apresentação do pensamento do autor. Não há necessidade dessa leitura ser profunda.
A análise é um estudo com objetivo de conhecer o contexto a ser explorado. Assim, é necessário estabelecer quais perguntas serão respondidas após olhar com atenção as informações coletadas.
A análise de texto nos permite detectar conexões que podem passar despercebidas e semelhanças em grandes coleções de dados, fornecendo informações relevantes para melhorar o processo de tomada de decisão.
Um texto analítico deve ter um objeto claro e bem estabelecido. Você deve responder os “comos” e “por quês” do texto e não simplesmente resumir o conteúdo. Se o professor não disse o que você precisa abordar, então selecione os tópicos.
Severino (2007) agrupa essas atividades em cinco etapas ou fases: a textual, a temática, a interpretativa e a problematização e, por fim, a síntese ou conclusão pessoal.
Há, basicamente, quatro tipos de análises que são a descritiva, a diagnóstica, a preditiva e a prescritiva. Cada uma delas serve um objetivo específico, sempre com o propósito de otimizar ganhos, processos ou solucionar desafios. Abaixo, conheça mais sobre cada uma delas.
A análise de resultados e exemplos é uma estratégia indispensável para garantir uma boa gestão de negócios. Essa atividade é realizada com a intenção de identificar todos os fatores que estão beneficiando ou prejudicando o processo de uma empresa.
Fazer uma análise é de haver-se com a verdade de sua história e dos arranjos utilizados para viver, num processo que, além de ser árduo, desenvolve também o prazer de descobrir, restituindo a possibilidade de amar e de trabalhar.
A análise serve para um monte de coisa. No dizer de Contardo Calligaris: "Serve para diminuir ao mínimo possível o sofrimento neurótico e o sofrimento banal, ou seja, reduzi-los ao que é totalmente inevitável; serve para tentar reorientar ou desorientar a vida da gente –desorientar é uma maneira de orientar!
Assim como nesses exemplos, todas as formas do verbo analisar, independentemente do tempo e do modo, serão grafadas com S. Não se esqueça de que existe um aliado infalível quando surgirem dúvidas como analizar ou analisar: dicionário!
A análise crítica, por sua vez, envolve a verificação da situação atual, mudanças no ambiente ou práticas organizacionais, visando determinar se os parâmetros utilizados – inclusive os critérios de riscos, permanecem adequados e suficientes para atingir os objetivos estabelecidos dentro do planejamento estratégico do ...
A análise de texto ajuda a determinar se há uma tendência ou padrão específico com base nos resultados da análise de milhares de comentários. Enquanto isso, você pode usar a avaliação de texto para determinar se o comentário de um cliente é positivo ou negativo.
Análise textual: preparação do texto; trabalhar sobre unidades delimitadas (um capítulo, uma seção, uma parte etc., sempre um trecho com um pensamento completo); fazer uma leitura rápida e atenta da unidade para se adquirir uma visão de conjunto desta; levantar esclarecimentos relativos ao autor, ao vocabulário ...
Proporcionar uma visão ampliada de acontecimentos relevantes, de forma clara e objetiva. Possibilitar o contato com o desenvolvimento das ciências e a difusão desse conhecimento.