Ela é uma rede de interações sociais, instrumental e comunicativa, direcionada para a autonomia do morador e da própria comunidade, na perspectiva do fortalecimento de uma identidade social [...] de comunitário, do desenvolvimento da consciência social e pessoal, e da construção da responsabilidade comunitária.
A Ação Comunitária é o conjunto de ações ou atividades realizadas pela população em uma dada localidade, a Unidade Local, em prol da solução de problemas comuns.
A disciplina Práticas Comunitárias tem por finalidade criar dinâmicas e ações que estimulem interações no âmbito público da vida comunitária frente às necessidades coletivas.
Semelhante aos sindicatos, partidos políticos, igrejas e entidades estudantis, o movimento comunitário também foi um importante foco de resistência aos regimes ditatoriais iniciados na década de 1960 e responsável pela implementação de uma nova relação entre o Estado e a sociedade civil.
A atividade prática e coletiva realizada por meio da cooperação e do diálogo em uma comunidade, sendo orientada por ela mesma e pelo significado (sentido coletivo) e sentido (significado pessoal) que a própria atividade e a vida comunitária têm para os moradores da comunidade.
O que é a Atividade Comunitária para a Psicologia e Comunidade?
O que é uma área comunitária?
O espaço de convívio comunitário é um ambiente que estimula a convivência entre as pessoas, estreitando os laços entre os moradores de determinado território, facilitando os encontros, a interação, a troca de ideias e o desenvolvimento de ações conjuntas.
O Programa de Manejo Florestal Comunitário e Familiar (PMFC) foi criado para coordenar as ações de gestão e fomento ao manejo florestal sustentável voltadas para os povos, comunidades tradicionais e agricultores familiares que tiram sua subsistência das florestas brasileiras.
Introdução: A participação comunitária é uma diretriz do Sistema Único de Saúde, incentivada como estratégia de construção e compartilhamento de responsabilidades e informações. Para o planejamento da promoção à saúde é necessária uma escuta qualificada com a comunidade para apreciar seus anseios e potencialidades.
Relação comunitária entende-se como a relação que visa o bem estar comum, o viver bem de todos os indivíduos que compartilham daquela realidade, daquele grupo, daquele espaço.
Sociedade Comunitária – é tipicamente pequena, com uma divisão simples do trabalho e, consequentemente, como limitada diferenciação de papeis. As relações sociais são duradoras, inclusivas ou receptivas e íntimas ou pessoais. Os contatos sociais predominante são primários.
A ação social comunitária é aquela realizada pelos próprios membros de uma comunidade, de forma autônoma e organizada. Essas ações têm como objetivo resolver problemas locais e promover o desenvolvimento da comunidade como um todo.
Basicamente, esses grupos atuam com a ajuda dos cidadãos em conjunto com o poder público de uma localidade. Os participantes também podem colaborar voluntariamente e, dessa forma, ajudar na realização de diversas benfeitorias na comunidade.
As Reuniões Comunitárias são realizadas com intuito de ouvir a comunidade sobre as necessidades e potencialidades, através da setorização do município por regiões.
É um sistema de recolher e interpretar fatos de modo que os planos tenham base solida. É científico no sentido de que, para a solução de um problema, se buscam dados e informação.
A vida comunitária é partilha de fé, de projetos e de bens, onde se aprende a superar o individualismo, caminhando para a unidade, respeitando as diferenças, construindo uma harmonia tornada possível a partir da vontade de comunhão.
Os principais movimentos sociais no Brasil – As ações coletivas mais conhecidas no Brasil são o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres.
Os movimentos sociais são ações coletivas mantidas por grupos organizados da sociedade que visam lutar por alguma causa social. Em geral, o grito levantado pelos movimentos sociais representa a voz de pessoas excluídas do processo democrático, que buscam ocupar os espaços de direito na sociedade.
A Revolução de 1930 é considerada por muitos historiadores o movimento mais importante da história do Brasil. Neste período, a sociedade brasileira viveu importantes mudanças, acelerou-se o processo de urbanização, e a burguesia começou a participar mais efectivamente da vida política nacional.
As ações comunitárias fazem parte do PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), que também desenvolve mais quatro tipos de ações: acolhidas, oficinas com as famílias, ações particularizadas e encaminhamentos.
O turismo de base comunitária é o tipo de turismo no qual a comunidade organiza e presta serviços para os visitantes, tais como: trabalhar como “guia” local, levar para pescar, para conhecer a roça, a casa de farinha, oferecer hospedagem, alimentação etc.
A concepção de convivência comunitária envolve o combate a processos de segregação, isolamento e confinamento, que contribuem para a exclusão e estigmatização das crianças e adolescentes.