Nível V. O Nível V de blindagem é um dos níveis mais altos de proteção disponíveis. Ele é projetado para oferecer resistência contra armas de fogo de alto calibre, como fuzis pesados. Esse nível de blindagem é capaz de proteger contra projéteis de calibre .
Quando o assunto é blindagem automotiva, existem vários níveis. Mesmo com tantas possibilidades, o nível III-A da norma ABNT NBR 15000 é o mais alto disponível da norma brasileira que o exército permite para civis, sendo esse um dos motivos para que ele seja o mais utilizado.
No caso do nível IV, a blindagem é proibida para civis. Pessoas jurídicas, como transportadoras de valores, podem ter esse nível e proteção, que protege os ocupantes inclusive de disparos de metralhadora.
No Brasil, são liberados, para civis, as blindagens nos níveis I, II-A, II e III-A. E, em casos excepcionais e justificados, mediante autorização especial do exército, é possível instalar blindagem de nível III.
No Brasil, o nível mais utilizado em vidros blindados é o III-A — sendo muito aplicado em veículos de passeio —, que suporta tiros de até . 44 Magnum protege o meio de quaisquer projéteis. Por outro lado, o nível III pode aguentar até mesmo tiros de fuzil FAL.
No entanto, a blindagem também pode apresentar desafios, como o aumento do peso do veículo, a redução da agilidade e da dirigibilidade, e o aumento do custo de manutenção e operação. Ao contrário do que muitos pensam, a blindagem de um carro não é feita em seu exterior, com o reforço da carroceria.
Ele enfatiza que as camadas de materiais de proteção desgastam ainda mais a suspensão, as molas e os amortecedores do carro, causando uma desvalorização de 50% no valor do veículo em até 5 anos.
Veículos blindados sofrem mais com o desgaste da suspensão, dos freios e dos pneus, e caso o veículo apresente algum sinal de desgaste, você pode usar isso a seu favor na negociação. Mas tome cuidado!
A blindagem aumenta o consumo de combustível? A blindagem acrescenta algo entre 150kg e 250kg ao veículo, o que equivale, mais ou menos, a dois ou três passageiros adultos. Com o aumento no peso, o consumo de combustível também aumenta, mas nada significativo.
Este processo de blindagem segue invicto se não houver avaria no carro, porém se houver, há a necessidade de uma revisão para garantir total segurança do carro. O que pode vir a acontecer com o tempo é o desgaste de algumas peças, necessitando revisão, assim como outras partes mecânicas do automóvel.
Atualmente, qualquer veículo pode ser blindado, sim. Ainda sim, vale ressaltar que todos os equipamentos de proteção podem exigir bastante do seu carro. Mesmo com a fibra de aramida, que é o item mais leve de uma blindagem, aumenta o peso do seu automóvel entre 100 kg e 200 kg.
É importante levar em consideração que a blindagem de um veículo tem um prazo de validade, o qual corresponde normalmente a uma média de 5 anos, quando feita com qualidade, por uma empresa responsável.
Não deixar a porta aberta por muito tempo porque isso pode empená-la; Não deixar o carro no sol. As altas temperaturas são prejudiciais aos vidros dos veículos blindados. Evite choques térmicos: Não lave o seu veículo blindado com água fria após deixá-lo exposto ao sol.
O custo para manter um carro blindado é um dos fatores que mais preocupam os consumidores que pensam em ter um automóvel à prova de bala. E a manutenção mais complexa, por si só, é a principal responsável pela desvalorização mais acelerada de carros desse segmento.
O primeiro passo é procurar uma empresa vendedora de carros blindados e solicitar seu Certificado de Registro junto ao Exército. Após isso, a revenda deverá solicitar autorização de venda à Região Militar de sua jurisdição para vender aquele veículo específico.
44, a blindagem nível 3 resiste até a projéteis de alguns tipos de fuzis como M16, AR15, AK47 e FAL 7.62. As diferenças não ficam só por aí. Basicamente a blindagem de nível 3a emprega aço e fibra de aramida como componentes que promovem a resistência balística.
Isso por culpa de um fenômeno chamado delaminação, que ocasiona a separação entre camadas de vidro, causando bolhas, veios e afins. Por isso, não apenas insulfilm e ventosas, mas até adesivos não são bem-vindos em vidro blindado. Sem falar em suportes gerais, como para fixar cortinas antissol ou um simples GPS.
O nível I de blindagem oferece proteção às armas de calibre . 22 a . 38, como alguns tipos de pistolas e revólveres de potência similar, além de resistir à ataques com pedras e ferros. Menos oferecidos entre as blindadoras, os níveis II e II-A fornecem resistência a projéteis de pistola de 9 mm e revólver .
O que mais pesa em uma blindagem? O item da blindagem que mais acrescenta peso ao veículo, é o conjunto de vidros com propriedades balísticas – os chamados vidros blindados - que variam em torno de 30kgm2.
Feito o procedimento, o veículo pode ter um aumento entre 160 kg e 200 kg de peso. Em relação aos valores, Câmara afirma que depende do tipo de blindagem escolhida. No caso da III-A, que é mais recomendada, a exemplo do modelo Sedan, os custos variam entre R$ 70 e 80 mil.
Em média, o preço para blindar um carro no Brasil varia entre R$ 50.000 e R$ 80.000 para níveis de blindagem intermediários, como o III-A. Para níveis de blindagem mais elevados, como o III, o custo pode ser significativamente maior, chegando a R$ 100.000 ou mais.