Na Bíblia aprendemos que as “cartas” significam orações, em 1 Timóteo 2:8 diz: “Quero, pois, que os homens orem em todo lugar;”. Imaginem escrevermos “cartas” continuamente?
São correspondências atribuídas ao apóstolo Paulo, e que foram enviadas a diversas comunidades cristãs: uma aos Romanos, duas aos Coríntios, uma aos Gálatas, uma aos Efésios, uma aos Filipenses, duas a Timóteo, uma a Tito e uma a Filêmon. A carta aos hebreus é propriamente um sermão e não pertence a Paulo.
Qual é a diferença entre carta e epístola na Bíblia?
Dessa forma, diferencia-se carta de epístola com base no contexto: quando o texto é estudado fora do propósito social e comunicativo original, denomina-se epístola, e, quando lido a partir das condições do destinatário, nomeia-se carta.
As Epístolas Gerais contêm as seguintes obras: Hebreus; Tiago; I e II Pedro; I, II e III João e Judas. Cada epístola será analisada em seu teor: histórico (data, autor e destinatário), doutrinário e prático.
São pelo menos 14 cartas que lançam as bases da vida eclesial que surgia em meio a judeus e pagãos. São elas: 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Romanos, Filipenses, Filêmon, Colossenses, Efésios, 1 e 2 Carta a Timóteo, Tito e Hebreus.
Na sequência dos Atos dos Apóstolos, a Bíblia traz as cartas ou epístolas. Alguns se dividem em epístolas de Paulo e epístolas Gerais. Romanos, 1 Coríntios, 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 Tessalonicenses, 2 Tessalonicenses, 1 Timóteo, 2 Timóteo, Tito e Filemom.
Lembrando que dois de seus autores, Mateus e João, foram apóstolos de Jesus. Os outros dois, Marcos e Lucas, por sua vez, construíram a narrativa colhendo os testemunhos dos apóstolos", explica.
A carta é um gênero textual de correspondência, o qual visa a estabelecer uma comunicação direta entre os interlocutores, para transmitir diferentes tipos de mensagens. Por seu contexto de circulação, as cartas podem ser divididas em: carta pessoal.
O profeta Jeremias escreveu uma carta e a enviou de Jerusalém aos líderes, sacerdotes, profetas e a todo o povo que o rei Nabucodonosor havia levado para a Babilônia.
O objetivo de João ao escrever era expor a heresia dos falsos mestres e confirmar a fé dos verdadeiros crentes. João declara ter escrito para dar garantia da vida eterna àqueles que Crêem "no nome do Filho de Deus" (I João 5:13).
O apóstolo Paulo ajudou a liderar a Igreja depois que Jesus morreu. Naquela época, não havia telefone nem internet. Por isso, Paulo escrevia cartas aos membros da Igreja.
Em ordem cronológica, parece que 2 Timóteo é a última epístola escrita por Paulo no Novo Testamento (ver 2 Timóteo 4:6). Ela contém algumas reflexões de Paulo quanto às bênçãos e dificuldades inerentes ao serviço como “pregador, e apóstolo, e mestre dos gentios” (2 Timóteo 1:11).
Epístola (do grego antigo ἐπιστολή, “ordem, mensagem”, pelo Latim epistola,ae “carta, mensagem escrita e não assinada”) corresponde historicamente à carta moderna, sendo esta assim chamada por usar como suporte o papel, "charta", ao invés do pergaminho.
Em resumo, as cartas são mensagens escritas mais pessoais e informais, enquanto as epístolas são mais formais e podem ter um propósito literário ou narrativo.
A legislação brasileira, em sua regulamentação dos serviços postais, define carta como: "objeto de correspondência, com ou sem envoltório, sob a forma de comunicação escrita, de natureza administrativa, social, comercial, ou qualquer outra, que contenha informação de interesse específico do destinatário".
As “Cartas Católicas” são um conjunto de sete livros do Novo Testamento escritos pelos apóstolos Tiago (Tg), Pedro (1 e 2Pd), João (1, 2 e 3Jo) e Judas (Jd), situados após as cartas de S. Paulo e antes do último livro, o Apocalipse.
Nesse livro, estudaremos as epístolas gerais ou epístolas universais, que ficaram assim conhecidas porque não foram enviadas à igrejas distintas ou específicas, podendo, portanto, ter uso universal e atemporal. Esse grupo de cartas é dividido da seguinte maneira: Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I, II e III João e Judas.