A carta pessoal é um gênero textual especialmente utilizado na comunicação com amigos, parentes, namoradas ou com cônjuges. Tais cartas, por serem mais informais que a correspondência oficial e comercial, não seguem modelos prontos, caracterizando-se pela linguagem coloquial.
A carta pessoal refere-se a comunicações entre duas pessoas, um autor e um destinatário, e tem um tom mais íntimo, podendo contar histórias, dar notícias, pedir informações etc. Já a carta aberta é escrita, geralmente, por uma pessoa pública ou uma instituição e publicada em jornais, revistas ou na internet.
A carta pessoal é um gênero textual utilizado para transmitir uma mensagem particular a algum destinatário conhecido. Ela se define por seu caráter íntimo entre os interlocutores, de modo que o conteúdo e a forma se moldam a depender das características da relação.
A carta pessoal é um tipo de carta que abrange somente remetente e destinatário, pois envolve assuntos que dizem respeito somente a esses interlocutores. Já a carta aberta envolve remetentes e diversos interlocutores, já que ela é pública e acessível.
A carta é um texto escrito em prosa, destinado a alguém (pessoa, instituição, grupo), a fim de estabelecer-se um diálogo formal ou informal sobre determinado assunto de relevância pessoal ou coletiva. Apresenta os seguintes elementos estruturais: data, vocativo, assunto e despedida.
Qual é a diferença entre uma carta aberta e uma carta pessoal?
A carta aberta é direcionada a uma ou mais pessoas e é divulgada amplamente, enquanto a carta pessoal é direcionada a uma só pessoa e não é publicada. Quanto à sua função, a carta aberta é voltada para questões sociais, portanto ela integra o debate público.
A breve saudação pode iniciar com o nome da pessoa: “Caro Sr. Daniel”, “Prezado Thiago,” ou “Sra. Ana,”, são todos exemplos apropriados. Começar com o nome do contratante ajuda a incentivá-lo a pensar em você como alguém com proximidade, com quem gostaria de trabalhar.
Assim, as primeiras cartas foram escritas com um material chamado de papiro, um tipo de papel feito com uma planta chamada papiro e que serviu de suporte para as pessoas escreverem e enviar mensagens muitos anos antes da existência da bíblia, ou seja, 3.000 anos antes de Jesus nascer.
Fechando a finalização da carta, a despedida é a saudação final que coloca um ponto final na carta, que pode ser feita por expressões como “grato pela atenção”, “atenciosamente” e “sem mais despeço-me”. É indispensável a assinatura da carta argumentativa, assim como a despedida.
Acredita-se que a carta tenha surgido no antigo Egito, por volta do século XX a.C. Naquela época, os faraós e outros governantes enviavam mensagens escritas em papiro para se comunicarem com seus súditos e outros líderes.
Quem é o remetente e destinatário nos envios dos Correios? Remetente e destinatário são as informações de endereço para que os Correios possam fazer o envio de uma encomenda. O remetente é quem manda a encomenda, enquanto que o destinatário é quem a recebe.
Sabias que escrever uma carta pode trazer uma série de benefícios surpreendentes? Além de proporcionar um ambiente mais tranquilo e agradável, esse hábito também pode ajudar a desenvolver a tua habilidade de expressar as tuas emoções de forma mais clara.
A carta já foi o principal meio de comunicação utilizado pelas pessoas do mundo inteiro. Porém, com o advento do telefone, da internet e de outras tecnologias de informação, o ato de enviar cartas caiu no desuso.
Carta aberta é um gênero textual voltado para um grande público. Nele, o autor opina a fim de convencer seu destinatário sobre um tópico ou uma reivindicação. A carta aberta é uma forma de participar do debate público.
A carta formal é um documento que é endereçado a uma entidade ou a uma pessoa com uma certa hierarquia. A intenção é que você comunique um fato de forma clara e precisa, por isso a carta deve ter uma estrutura específica.
Quais as informações são necessárias para que a carta chegue?
7. Iniciar uma conversa sobre os dados que devem conter na frente e atrás do envelope: a) Quais as informações necessárias para que uma carta chegue ao seu destino? É preciso que nela tenham sido escritos o nome, o endereço e o CEP do remetente e do destinatário.
Nesse tipo de carta, o emissor deve persuadir o interlocutor por meio da exposição de seu ponto de vista sobre determinado assunto. Normalmente, esse tipo de texto é redigido a autoridades e, por isso, deve-se dar grande atenção à linguagem utilizada é a organização da ideias, de modo que fiquem claras e objetivas.
Não se sabe ao certo nem quando nem onde os jogos de cartas apareceram pela primeira vez. Há, porém, indícios de que eles tenham surgido na China, derivados do papel-moeda, no século X. No início, eram simples tiras de papel, marcadas com conchas, pedras, flechas e ossos, usadas em rituais de adivinhação.