O que é educação não-diretiva?
O ensino não-diretivo, não é aquêle que se preocupa com a trans- missão da coisa feita, a qual nem sempre é bem aceita. É o que se coloca como um processo que facilita ao grupo e ao indivíduo, a experiência interior. Não imprime direção.O que é não diretivo?
A denominacão não-diretiva se liga ao carater puramente negativo do termo que reflete maios aspectos positivos dos pressupostos rogerianos. Partindo da concepção negativa do termo, o conceito parece tornar-se flutuante e Incerto.Qual o papel do professor na educação não-diretiva?
O professor é um especialista em relações humanas. O relacionamento professor-aluno deve ser autêntico e pessoal. O professor tem que ser confiável, receptivo e intervir o mínimo possível na aprendizagem do aluno, já que sua intervenção ameaça e inibe o aluno.O que é uma atitude não-diretiva?
Resultado de uma postura frente ao ser humano, a atitude não-diretiva vai ao encontro da crença de que cada pessoa é única e, conseqüentemente, é também única na capacidade de desvendar verdadeiramente seu universo.TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
O que é tendência pedagógica não diretiva?
Tendência liberal renovada não-diretiva[editar]Os processos de ensino visam mais facilitar aos estudantes os meios para buscarem por si mesmos os conhecimentos que, no entanto, são dispensáveis.
Quem foi o inspirador da pedagogia não diretiva?
Entre nós, o inspirador da pedagogia não-diretiva é C. Rogers, na verdade mais psicólogo clínico que educador. Suas ideias influenciam um número expressivo de educadores e professores, principalmente orientadores educacionais e psicólogos escolares que se dedicam ao aconselhamento.O que significa pedagogia progressista?
RESUMO: A pedagogia progressista utiliza a metodologia problematizadora de ensino como principal ferramenta para reflexão-ação crítica sobre a realidade, promovendo a interação na construção do conhecimento.O que é escola nova diretiva?
Escola Nova Diretiva e Não DiretivaOutra tendência e concepção pedagógica da educação brasileira é a Escola Nova Diretiva e Não Diretiva. A primeira é responsável por valorizar as atitudes e aspectos afetivos — portanto, há a preocupação com a participação dos alunos e o conhecimento que eles trazem.
Quais são as três tendências da pedagogia progressista?
Segundo Libâneo (1990) a pedagogia progressista manifesta-se em três tendências: a libertadora, conhecida como pedagogia de Paulo Freire, a libertária, que reúne os defensores da autogestão pedagógica, e a crítico-social dos conteúdos, que prioriza os conteúdos no seu confronto com as realidades sociais.O que significa não diretividade?
Como proposta de metodologia, a não-diretividade é característica. É um método não estruturante de processo de aprendizagem, pelo qual o professor não interfere diretamente no campo cognitivo e afetivo do aluno.Porque Rogers considera a sua abordagem como não diretiva?
A Pedagogia não diretiva proposta por Carl Rogers, por visar justamente o não controle no sentido do sujeito colocar um poder pessoal sobre o conhecimento, ou seja, ser detentor do saber, muitas vezes é acusada, no meio acadêmico, como um caminho simplista, superficial de acesso, enquanto método de ensino.O que é abordagem não diretiva?
A relação terapêutica, na perspectiva da orientação não-diretiva, acontece numa prática onde a própria pessoa em atendimento orienta o caminho da terapia, ao invés do terapeuta. Não tem como foco apenas as dificuldades que a pessoa esteja atravessando, mas tomar contato com a pessoa como um todo.O que é uma atividade diretiva?
A função diretiva é basicamente representada por pedidos ou quando o falante tenta persuadir o ouvinte a fazer algo. A função comissiva representa promessas ou recusas por ações nas quais o falante se compromete a uma ação futura.O que Paulo Freire fala sobre a educação não formal?
Podemos dizer que a educação não formal é um processo de aprendizagem social, que tem como foco o educando, com propostas e atividades fora do sistema formal de ensino. Segundo Paulo Freire: “...a educação é uma forma de intervenção no mundo.” (Pedagogia da Autonomia, pg 96).O que quer dizer não diretiva?
Não-diretivismo é uma linha de pensamento pedagógico em que os próprios alunos escolhem os assuntos a serem estudados, e estudam se quiserem, diferente de outras linhas em que esta escolha é feita por professores ou por uma equipe diretiva.O que são pedagogias não diretivas?
As pedagogias não-diretivas constituem uma forma alternativa do pensamento pedagógico diferente das correntes mainstream – identificadas como da escolarização comum - praticadas em diversas partes do mundo escolar, incluindo o Brasil.Qual o papel do professor na pedagogia não diretiva?
O professor é um facilitador da aprendizagem, que auxilia o desenvolvimento espontâneo da criança. Ele não deve ensinar, mas criar situações para que os alunos aprendam. O aluno é o centro do processo de ensino-aprendizagem, um ser ativo.O que prega o ensino progressista?
A concepção de educação progressista está, epistemologicamente, vinculada à pedagogia socialista3, cuja intencionalidade está na transformação do status quo e não para a adequar as necessidades do educando ao meio social, preparando-o para a vida.O que é um ser progressista?
Progressismo refere-se a um conjunto de doutrinas filosóficas, sociais e econômicas baseado na ideia de que o progresso, entendido como avanço científico, tecnológico, econômico e comunitário, é vital para o aperfeiçoamento da condição humana.Qual o papel de um professor progressista?
“ouvir ideias diferentes das suas, encorajar os alunos a realizar seus próprios projetos; estimular o questionamento, dando-lhes tempo para pensar e para testarem hipóteses; estimular a curiosidade; criar um ambiente sem pressões, amigo, seguro; usar a crítica com cautela; e buscar descobrir o potencial de cada aluno.”O que é renovada não diretiva?
A Tendência Liberal Renovadora não-diretiva (Escola Nova) enfatiza a formação de atitudes, o método é baseado na facilitação da aprendizagem, onde aprender é modificar as percepções da realidade.Qual a pedagogia que Paulo Freire defendia?
Paulo Freire afirma, em sua obra Pedagogia da autonomia, que ensinar exige segurança e competência profissional, assim como rigorosidade metódica, tanto no estímulo da capacidade crítica do aluno, quanto no ensino de conteúdos e atitudes éticas.O que é pedagogia liberal não diretiva?
Pedagogia Liberal Renovada Não DiretivaA Pedagogia Renovada Não Diretiva tem a preocupação de formar valores, promover o amadurecimento emocional, a autonomia, a realização pessoal e priorizar fatores psicológicos dos alunos.