5) Escola Cognitiva: Essa escola entende a formulação da estratégia como um processo mental e analisa como as pessoas percebem padrões e informações. Usando a Psicologia Cognitiva, busca-se entender os processos mentais dos gerentes.
As instituições de ensino que utilizam a proposta construtivista (ou abordagem cognitivista), atuam com a criação de condições, situações, experimentações e atividades que estimulam os estudantes para que eles construam seus próprios saberes através da interação, se tornando, assim, os principais responsáveis pelo ...
O desenvolvimento cognitivo está relacionado à nossa capacidade de aprender, reter informações e responder aos desafios cotidianos. Tal processo não é estático, mas continuamente aprimorado, desenvolvido ao longo de todas as fases da vida, da infância à velhice.
O modelo da Escola Cognitiva envolve duas principais correntes de pensamento: de forma mais positivista, encara o processamento e a estruturação do conhecimento como forma de produzir algum tipo de objetivo. A outra ala, mais subjetivista, encara a estratégia como uma espécie de interpretação do mundo.
A aprendizagem cognitiva vai além da memorização ou repetição, ela trabalha o método do aprender a aprender. Ou seja, esse modelo de aprendizagem não trabalha métodos de aprendizagem rápidos, como memorização e repetição.
A aprendizagem cognitiva se caracteriza pela ênfase no processo mental envolvido na aquisição do conhecimento. Diferentemente de abordagens mais tradicionais, a metodologia destaca a importância da análise crítica e do raciocínio lógico.
Cognição é uma função psicológica individual ou coletiva actuante na aquisição do conhecimento e se dá através de alguns processos, como a percepção, a atenção, associação, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem.
5) Escola Cognitiva: Essa escola entende a formulação da estratégia como um processo mental e analisa como as pessoas percebem padrões e informações. Usando a Psicologia Cognitiva, busca-se entender os processos mentais dos gerentes.
Nesse processo a relação do professor é ser mediador, que promove o ensino de forma clara, e observar, avaliar cada aluno no seu desenvolvimento de aprendizagem e guiando o aluno para que busque mais conhecimento.
A abordagem cognitivo comportamental é voltada para o entendimento dos sentimentos e emoções vinculados aos comportamentos emitidos pelo paciente. Essa análise fornece, ao terapeuta, a bagagem necessária para ajudar o paciente a modificar os comportamentos tidos como disfuncionais.
É utilizada para tratar diversos transtornos mentais de forma eficiente. Seu objetivo principal é identificar padrões de comportamento, pensamento, crenças e hábitos que estão na origem dos problemas, indicando, a partir disso, técnicas para alterar essas percepções de forma positiva.
É a partir do processo cognitivo que o ser humano consegue desenvolver suas capacidades intelectuais e emocionais, isto é, linguagem, pensamento, memória, raciocínio, capacidade de compreensão, percepção etc.
A teoria cognitiva de aprendizagem multimídia contempla os processos mentais dos estudantes sob a perspectiva dos recursos didáticos multimídia, isto é, de materiais como palavras (texto falado ou escrito) e informações gráficas ou figuras (gráficos, fotos, animações, mapas, etc.).
Os cognitivistas argumentam que o modo como as pessoas pensam tem impactos sobre seu comportamento; portanto, o modo de pensar não pode ser um comportamento em si. Posteriormente, os cognitivistas defenderam que o pensamento é tão essencial à psicologia que o estudo do pensamento seria o seu próprio campo de estudo.
Diferentemente do imaginado, este movimento provém de disciplinas externas à psicologia, tais como Engenharia, Lingüística, Filosofia da Ciência, Matemática e Neuropsicologia, tendo como principal objetivo o estudo da consciência e da mente.
Baseia-se em uma formulação em desenvolvimento contínuo dos problemas dos pacientes e na conceituação individual de cada um deles em termos cognitivos. Requer uma participação efetiva e contínua do paciente em todo o processo.
Trata-se de um método pedagógico que visa distanciar-se do sistema educacional tradicional, que se baseia na memorização de informações sem compreensão e assimilação do conceito aprendido. A aprendizagem cognitiva, por sua vez, procura maximizar as funções e habilidades cerebrais de cada pessoa.
A estimulação cognitiva implica a utilização de atividades destinadas a estimular o pensamento, a memória e a interação social, a fim de retardar o agravamento dos sintomas do envelhecimento e eventualmente do surgimento da demência.
O modelo cognitivo da TCC compreende que as nossas emoções, comportamentos e fisiologia são diretamente influenciados por nossas avaliações e interpretações dos eventos. Em outras palavras, a maneira como interpretamos as situações afeta o comportamento e os sentimentos.
Abordagem cognitivista está ligada a construção do conhecimento, do pensamento crítico e reflexivo, visto que a criança desde cedo deve ser colocada diante de situações que possibilitam desenvolvimento de suas funções cognitivistas primárias: Como o desenvolvimento sensorial que estimula a percepção, atenção, memória, ...
O que é cognitivo? O processo de aquisição de informações, que envolve o raciocínio, pensamento, memória, percepção, entre outros, é chamado de cognitivo.
Qual o papel da escola no desenvolvimento cognitivo?
O ambiente educacional propicia a exploração, a experimentação e o desenvolvimento das habilidades cognitivas, como a resolução de problemas, a compreensão das relações espaciais e a construção de conceitos.
Entende-se por função cognitiva ou sistema funcional cognitivo as fases do processo de informação, como percepção, aprendizagem, memória, atenção, vigilância, raciocínio e solução de problemas.
Os processos cognitivos utilizam diferentes competências para, por exemplo, pensar, aprender, raciocinar, lembrar e prestar atenção. Elas atuam em conjunto e são fundamentais para a realização de tarefas, das mais simples às mais complexas.