Já as vias rurais se distinguem tão somente pela existência ou não de pavimentação: as vias rurais pavimentadas são denominadas rodovias e as não pavimentadas são as estradas (entende-se pavimento como qualquer tipo de cobertura do solo, podendo ser o asfalto ou pedregulhos, por exemplo).
2º As Estradas Municipais Rurais classificam-se da seguinte forma e obedecerão às larguras mínimas adiante indicadas: I - Estradas principais ou troncos: 10,00m; II - Estradas secundárias ou de ligação: 9,00m; III - Estradas vicinais e caminhos: 7,00m.
“VIA URBANA – ruas, avenidas, vielas, ou caminhos e similares abertos à circulação pública, situados na área urbana, caracterizados principalmente por possuírem imóveis edificados ao longo de sua extensão.”
Toledo testa nova tecnologia de pavimentação de estrada rural
Quais são os tipos de estradas?
São divididas em dois tipos: estradas e rodovias. A diferenciação é feita apenas pela existência ou não de pavimentação. Assim, as rodovias são as vias rurais pavimentadas ou com acabamento em pedras e as estradas são as vias rurais sem pavimento, ou seja, de areia ou terra.
As vias urbanas são separadas em quatro tipos: vias de trânsito rápido, coletora, arterial e local. Cada uma possui suas especificações e limites de velocidade, segundo a lei brasileira de trânsito.
Quando não sinalizada, a velocidade permitida é de 30 km/h. Via rural não pavimentada, com velocidade máxima para todos os veículos de 60 km/h, quando não regulamentada.
As estradas secundárias, que iniciam e terminam em vias principais, deverão ter no mínimo 10 metros de largura, e as terciárias, que iniciam em estradas secundárias e terminam em propriedades rurais, deverão ter no mínimo 08 metros.
Independente da região do país em que se situe, não existe chácara legal e regular com menos de 20.000 m² (vinte mil metros quadrados) de área, ou seja, 2,0 ha (dois hectares). E esse mínimo, a depender da região, pode aumentar para 3, 4 ou até 5 ha conforme a legislação específica[1].
São vias terrestres urbanas e rurais as ruas, as avenidas, os logradouros, os caminhos, as passagens, as estradas e as rodovias, que terão seu uso regulamentado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre elas, de acordo com as peculiaridades locais e as circunstâncias especiais. Parágrafo único.
São os nomes definidos pelo Plano Nacional de Viação (PNV). A nomenclatura das rodovias é definida pela sigla BR, que significa que a rodovia é federal, seguida por três algarismos. O primeiro algarismo indica a categoria da rodovia, de acordo com as definições estabelecidas no Plano Nacional de Viação.
A pavimentação de estradas rurais tem um impacto positivo na economia local. Ela facilita o transporte de produtos agrícolas, reduzindo o tempo de viagem e os custos de transporte. Isso, por sua vez, pode aumentar os lucros dos agricultores e estimular o crescimento econômico nas áreas rurais.
Pelo contrário: existem diferenças fundamentais entre a estrada e as avenidas. A começar pelo maior espaço necessário para a frenagem, pois a velocidade de rodagem é mais alta; outra é a necessidade de se atentar ao ritmo dos outros veículos, para não atrapalhar o fluxo ou se envolver em situações arriscadas.
A abertura das estradas rurais, ou sua readequação, devem, sempre que possível, atender critérios de localização e de traça- do que busquem observar os menores desníveis ou inclinações do terreno. Além de seguir as curvas de nível e/ou os divisores de água com relevo plano à suave ondulado (Figura 4).
I - Pista de rolamento com largura mínima de 9,00m (nove metros), para estradas rurais principais; II - Pista de rolamento com largura mínima de 8,00m (oito metros), para as estradas rurais secundárias.
A servidão de passagem em áreas rurais no Brasil configura-se como um direito real de uso que garante ao titular o acesso a um determinado imóvel, através de outro terreno alheio, para o exercício de atividades agrícolas, pecuárias ou outras relacionadas à exploração do campo.
Entretanto, a diferença entre as vias urbanas e vias rurais, é que as vias rurais são divididas em dois tipos: estradas e rodovias. De acordo com o CTB, a rodovia é uma via rural pavimentada e/ou com acabamento em pedras. E as estradas são vias rurais sem pavimentação, de areia ou terra.
Como calcular a distância adequada nas vias rurais?
A cada 20 km/h, o ideal é deixar a distância equivalente a pelo menos um veículo. Por exemplo, se estiver a 60 km/h, é preciso que caibam 3 veículos como o seu entre você e o carro da frente.
Como se classificam as vias rurais abertas à circulação?
Questão Executivo (Administrativa/Geral) As vias abertas à circulação classificam-se em: São vias rurais: a via de trânsito rápido; a via arterial; a via coletora e a via local.
Qual é a velocidade máxima permitida em estradas de vias rurais?
nas rodovias (que são as vias rurais asfaltadas): 110 km/h para automóveis, camionetas e motocicletas; 90/km/h para ônibus e microônibus e 80 km/h para os demais veículos. em estradas (que são vias rurais não asfaltadas): 60 km/h para todos os veículos.
O que são consideradas vias terrestres urbanas e rurais?
São vias terrestres urbanas e rurais as ruas, as avenidas, os logradouros, os caminhos, as passagens, as estradas e as rodovias, que terão seu uso regulamentado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre elas, de acordo com as peculiaridades locais e as circunstâncias especiais. Parágrafo único.