Estrelas jovens evoluem a partir de um aglomerado de protoestrelas mergulhadas nas regiões centrais de uma nuvem molecular e se tornam um aglomerado de estrelas T-Tauri cuja superfície quente e ventos estelares fortes aquecem o gás à sua volta e formam uma região HII (HII significa hidrogênio ionizado).
A jovem estrela está localizada na constelação de Perseu, a cerca de mil anos-luz de distância da Terra. O corpo celeste é equivalente ao que seria o nosso Sol no início da formação.
Uma protoestrela forma-se pela contração de uma nuvem molecular gigante do meio interestelar. Essas nuvens são compostas de hidrogênio e hélio, principalmente. A partir de um determinado momento, em regiões mais densas da nuvem que formam-se glóbulos que, por sua vez, colapsam por conta de seu próprio peso.
Idade. A maioria das estrelas tem entre 1 bilhão e 10 bilhões de anos. Algumas estrelas podem até estar próximas de 13,7 bilhões de anos – a idade observada do universo.
Estrelas são grandes esferas de plasma, mantidas por sua própria gravidade. As estrelas emitem luz, calor e outros tipos de radiação em razão dos processos de fusão nuclear que ocorrem em seu interior, liberando grandes quantidades de energia.
As estrelas existem, no final das contas, por causa da gravidade. A matéria atrai a matéria, e por causa disto, as nuvens interestelares acabam por se 'quebrar' em pedacinhos menores. Cada um deles continuará a se contrair e terminará como uma estrela.
A simples constatação da coloração já nos dá preciosas dicas sobre a idade das estrelas, as azuladas (as mais quentes) são estrelas mais jovens, já as mais avermelhadas (as mais “frias”), são estrelas mais velhas.
Quando a densidade e a temperatura são suficientes, BOOM, uma estrela nasce. Uma estrela, por definição, faz fusão de átomos de Hidrogênio em seu centro e forma átomos de Hélio, liberando energia. Para essa fusão ser possível, são necessárias temperaturas e densidades muito elevadas.
Fazendo uma vez mais apelo a cálculos teóricos podemos saber que uma estrela com uma massa igual a metade do valor da massa do Sol terá um tempo de vida de 51 mil milhões de anos; uma estrela como o Sol poderá viver 10 mil milhões de anos ao passo que uma estrela com uma massa dez vezes superior à do Sol viverá apenas ...
Quais são as etapas do ciclo de vida de uma estrela?
Podem possuir ciclos de vida muito longos, de bilhões de anos, ou curtos, de milhões de anos, o que depende da sua massa. As menores se tornam anãs brancas após o encerramento desse ciclo. As massivas terminam como estrelas de nêutrons ou buracos negros.
Estrela gigante com uma temperatura superficial baixa, apresentando por isso uma cor avermelhada. É uma fase pela qual a maioria das estrelas passa depois do seu período de estabilidade, denominado de sequência principal.
De acordo com o seu espetro as estrelas podem classificar-se em sete tipos espetrais designados pelas letras O, B, A, F, G, K e M. As estrelas mais quentes são as do tipo O. As mais frias são as do tipo M. Dentro de cada tipo espetral consideram-se 10 subtipos, designados de zero a nove.
Em 2000, cientistas procuraram datar o que pensavam ser a estrela mais velha do universo. Eles estimaram que HD140283 - ou Matusalém, como é conhecida - tinha 16 bilhões de anos. As análises foram feitas pelo satélite Hipparcos da Agência Espacial Europeia (ESA).
Qual é a coisa mais antiga do universo? Esse mês, um grupo de astrônomos submeteu um artigo reportando que um aglomerado de estrelas na Via Láctea pode ser um dos objetos mais antigos do Universo. O aglomerado teria uma idade próxima ao Universo com cerca de 13.8 bilhões de anos.
Como é possível identificar a idade de uma estrela?
Astrônomos calculam idade de estrelas a partir da velocidade de rotação e pela quantidade de lítio que é detectada no astro, já que uma estrela tem muito lítio no começo de sua existência. Mas esse estoque acaba ao longo de bilhões de anos.
Uma supernova é o destino das estrelas maioria (que possuem pelo menos oito massas solares). Quando uma estrela consegue produzir ferro em seu núcleo, ela pára de fazer fusões nucleares, visto que para transformar o ferro em outros elementos se consome mais energia do que se produz.
As estrelas nascem em regiões do espaço onde existe uma grande quantidade de gases e poeira. O universo é quase todo vazio mas, aqui e acolá, existem amplas regiões onde a poeira cósmica se acumula.
O interior pode, portanto, ser subdividido em uma região central, um envelope radiativo e um envelope convectivo. Já a atmosfera se subdivide em fotosfera, cromosfera e coroa. Os limites destas regiões não são necessariamente bem definidos e as regiões variam de tamanho entre uma estrela e outra.
Portanto, o Sol é branco. Os tons de amarelo e vermelho que enxergamos ao olhar para o Sol surgem por causa da dispersão dos raios solares ao adentrarem a atmosfera.
Qual é o nome da estrela mais bonita? Sirius. (Fonte: Wikimedia Commons) No topo da lista de estrelas mais brilhantes está Sirius, também conhecida como a "Estrela do Cão".
A variação de cores das estrelas ocorre pela diferença de temperatura entre elas. Estrelas azuis são as mais quentes,depois vem as brancas azuladas, as brancas, as brancas amareladas, as amarelas, as alaranjadas e por fim as vermelhas, que são as mais frias.
O processo real de formação estelar envolve uma série de fenômenos físicos complexos e pode levar milhões de anos para ser concluído. O brilho das estrelas surge durante o processo de fusão do hidrogênio em hélio, que libera grandes quantidades de energia na forma de radiação eletromagnética.
A partir do início do século XVII, Galileu trouxe grandes contribuições para os campos da Mecânica e da Astronomia. Suas descobertas e sua busca pela liberdade da ciência culminaram em uma grande revolução científica, tornando-o conhecido como o pai da ciência moderna.
Embora as estrelas pareçam estar fixas no céu, elas na verdade se movem no espaço com velocidades altas, da ordem de dezenas ou centenas de km/s. Suas distâncias gigantescas fazem com que estes movimentos sejam quase imperceptíveis. O movimento aparente das estrelas no céu, embora pequeno, é mensurável.