Definição. A doença intestinal isquêmica engloba um grupo heterogêneo de distúrbios causados por processos agudos ou crônicos, decorrentes de etiologias oclusivas ou não oclusivas, que resultam na diminuição do fluxo sanguíneo para o trato gastrointestinal.
Apesar de ser considerada uma doença rara, a isquemia intestinal é mais comum em pessoas acima dos 60 anos, com aterosclerose (acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos) ou com coágulos ou aneurismas nos vasos.
O bloqueio do fluxo sanguíneo por mais de seis horas pode fazer com que a região afetada do intestino sofra necrose, permitindo que as bactérias intestinais invadam o sistema da pessoa.
Pacientes com sinais claros de irritação peritoneal devem ser encaminhados diretamente à laparotomia, tanto para diagnóstico quanto para tratamento. Para outros pacientes, angiografia mesentérica seletiva ou TC angiográfica é o procedimento diagnóstico preferido.
Tratar os fatores de risco para ateroclerose é o melhor método preventivo que temos para a isquemia mesentérica, portanto, parar de fumar, controlar a pressão arterial, os níveis de colesterol e de triglicérides sangüíneos podem controlar a aterosclerose e prevenir que você tenha um quadro de isquemia mesentérica.
Isquemia é o termo médico que designa a presença de um fluxo de sangue e oxigénio inadequado a uma parte específica do organismo. Pode ocorrer em qualquer local, como o coração, cérebro, membros, intestinos, olhos e resulta, habitualmente, de um estreitamento ou bloqueio das artérias que alimentam a área afetada.
A isquemia provoca rompimento da barreira mucosa, permitindo a liberação de bactérias, toxinas e mediadores vasoativos, que por sua vez causam depressão miocárdica, resposta sistêmica inflamatória sindrômica, insuficiência de múltiplos órgãos e morte.
Os sintomas desse infarto podem aparecer de forma gradual ou repentina e entre os principais estão: dor abdominal súbita e de forte intensidade, náuseas, febre, sangue nas fezes e a diarreia.
Ao contrário do que se imaginava, leva mais tempo para recuperar uma microbiota intestinal disbiótica, quando não se faz uso de mudança de dieta ou de transplante de fezes. O tempo de 180 dias é um indicador do tempo necessário.
A trombose intestinal acontece quando uma artéria, que leva sangue para o intestino delgado ou grosso, fica bloqueada por um coágulo e impede a passagem do sangue com oxigênio até os locais que ficam após o coágulo, levando à morte dessa parte do intestino e gerando sintomas como intensa dor de barriga, vômitos e febre ...
Dificuldade para falar, dificuldade para se comunicar, fraqueza e perda de sensibilidade numa região do corpo, perda de visão, vertigem, tontura súbita que dificulta o caminhar, ou seja, que tem dificuldade de equilíbrio e de coordenação.
Os danos podem ser permanentes ou parciais, apresentando melhora progressiva mediante terapias de reabilitação, a exemplo de remédios e fisioterapia. De qualquer forma, há sequelas comuns, que cito abaixo: Paralisia de uma parte do corpo, como braços, pernas ou um lado inteiro. Paralisia facial.
Colite isquêmica é a redução temporária do fluxo sanguíneo para o colo. Os sintomas são dor no quadrante inferior esquerdo e sangramento retal. O diagnóstico é por TC ou colonoscopia. O tratamento é de suporte, por meio de líquidos intravenosos, repouso intestinal e antibióticos.
É importante deixar claro que a maior parte das isquemias acontecem em função de uma artéria que leva o sangue diretamente para o intestino. Quando ela é bloqueada por uma espécie de coágulo, a passagem do sangue com oxigênio fica comprometida, levando à morte dessa parte do organismo.
Dor abdominal e alterações no hábito intestinal, o que inclui constipação ou diarreia por mais de 4 semanas: além da persistência das dores e diarreia, em alguns casos é possível observar a presença de sangue ou catarro nas fezes. Fadiga e cansaço frequentes.
A Isquemia Cardíaca é uma condição grave que pode levar a infarto e outras complicações, que ocorre quando o fluxo de sangue para o coração é reduzido, impedindo o músculo cardíaco de receber oxigênio suficiente. Essa condição pode levar a sintomas como dor no peito, falta de ar, náusea e vômito.
A isquemia é um fenômeno que pode acontecer em qualquer parte do corpo. A essência do problema está na desobstrução total ou parcial das artérias que transportam sangue para o órgão. Dependendo do grau, ela pode levar a situações críticas, como ataque cardíaco.
Diferente do Acidente Vascular Cerebral (AVC), o ataque isquêmico transitório apresenta sintomas e a recuperação completa dura menos de 1 hora, sem deixar lesões permanentes.
O tratamento da isquemia miocárdica é feito pelo cardiologista com medicamentos para melhorar o fluxo de sangue para o coração, além do controle do colesterol e sal na alimentação e realização de atividade física.
A dor torácica sugestiva de isquemia pode manifestar-se no meio ou no lado esquerdo do tórax, sendo que essa sensação pode irradiar-se para o braço esquerdo, direito ou para ambos ou até para a região epigástrica. Há ainda pessoas que referem sentir dor na mandíbula confundindo-se com dor de dente(5).
É classificado como aguda se a interrupção do fluxo sanguíneo (oclusão do lúmen da artéria) surgir muito rapidamente e crónica se a interrupção do fluxo ocorrer lenta e progressivamente. Cada área possui sua classificações específicas dependendo da presença ou ausência de sintomas.