Em muitos contextos editoriais, uma lauda equivale a cerca de 1.500 caracteres, incluindo espaços. É comum que escritores e editores usem laudas como uma medida padrão ao estimar o comprimento de um texto ou ao negociar contratos editoriais.
Dependendo da natureza e da complexidade do texto, a medida de uma lauda varia. Na tradução/versão literária, o Sindicato Nacional dos Tradutores (Sintra) define que uma lauda possui 30 linhas com até 70 caracteres cada uma, o equivalente a 2.100 caracteres, incluindo os espaços.
Deste modo, um lauda pode ser definida de diferentes maneiras, mas, geralmente, constitui um texto com 30 linhas e cerca de 1200 a 2000 caracteres (incluindo espaços) ou 250 a 350 palavras. Portanto, podemos dizer que a lauda é uma medida que quantifica o texto de uma página.
Com o total de caracteres, em seguida divida esse número por 1.400 (o referencial que adotamos na Índice) e terá a quantidade de laudas. Por exemplo: se o total de caracteres do seu texto for 6.999 (tamanho deste artigo), dividido por 1.400, temos 4,99.
Lauda é um nome genérico dado a uma página de livro, mas também pode referir-se a alguns padrões de paginação (margens, fontes, espaçamentos, etc) ou a uma medida obsoleta e imprecisa usada como quantidade de texto a ser produzido, editado ou traduzido. É um termo mais frequente no Brasil.
Mas, antes disso, você sabe o que é essa lauda? Trata-se nada mais do que uma publicação oficial que comprova que o aluno concluiu seu ensino por meio da autenticação do histórico escolar. O objetivo é evitar fraudes nesses documentos.
Enfim, a lauda de jornal e editora (papel “tamanho ofício”) tem tradicionalmente, de 30 a 32 linhas com até 72 caracteres (um “caractere” é qualquer letra, símbolo ou espaço digitado).
Em muitos contextos editoriais, uma lauda equivale a cerca de 1.500 caracteres, incluindo espaços. É comum que escritores e editores usem laudas como uma medida padrão ao estimar o comprimento de um texto ou ao negociar contratos editoriais.
Alguns sindicatos, como o Sintra, que é o Sindicato Nacional dos Tradutores, indicam a lauda de 1250 caracteres com espaços. Já a lauda de 2100 caracteres com espaços é utilizada normalmente por editoras, sendo conhecida como a “lauda literária”.
Resposta: Geralmente, quando se fala em "laudas", entende-se que se trata de uma folha escrita apenas no anverso (frente) da folha. Nesse caso, três laudas seriam, portanto, três folhas diferentes escritas apenas na frente.
Conclusão. Enquanto a página representa um dos elementos seccionais de um documento, a lauda mede a quantidade de textos (caracteres e/ou linhas desse documento).
Lauda é um nome genérico dado a cada um dos lados de uma folha de papel, a uma folha de papel impressa ou datilografada ou a uma página, mas também pode referir-se a alguns padrões de paginação (margens, fontes, espaçamentos etc) ou a uma medida convencionada, variável, usada em setores editoriais, jornalísticos, ...
1º Passo: Abra o documento do word, no menu “Layout da Página” clique em configurar “margens” e em seguida “margens personalizadas”. 2º Passo: Abaixo das opções de margens e da orientação do papel, no campo “várias páginas” escolha a opção “2 página por folha”.
A página refere-se a uma das faces do papel (um lado de impressão). Exemplo: uma folha tem duas páginas. Já a lâmina é uma forma de especificação de um produto gráfico.
Sim, podemos dizer que duas laudas são duas páginas. Porém, a lauda irá referir-se ao espaço que o texto escrito e padronizado ocupa na página, se são duas páginas com textos escritos então são duas laudas, caso não haja texto serão apenas denominadas de páginas.