De acordo com Dalton, quando combinamos, em uma reação química, uma mesma massa de um elemento com diferentes massas de outro elemento, o resultado é a formação de diferentes substâncias, mas a relação (divisão) das massas que variam resulta em números inteiros e pequenos.
A lei de Lavoisier foi a primeira das leis das combinações químicas, também conhecidas como leis ponderais. Por meio dela, foram surgindo outras leis que explicavam as regularidades que acontecem nas combinações químicas. Lavoisier é considerado o fundador da Química moderna.
Quais são as leis ponderais? Como as leis ponderais relacionam as massas das substâncias que compõem uma reação química, engloba três formulações importantes: a Lei de Conservação das Massas, a Lei das Proporções Constantes e a Lei das Proporções Múltiplas.
A Lei de Proust, também denominada Lei das Proporções Constantes ou Definidas, foi criada pelo químico francês Joseph Louis Proust (1754-1826) e diz que uma determinada substância composta é formada por substâncias mais simples, unidas sempre na mesma proporção em massa.
Segundo esta, se uma reação química ocorre em um sistema fechado, a massa se conserva. Ou seja, o somatório da massa dos reagentes é igual ao somatório da massa dos produtos.
As Leis Ponderais são as leis experimentais que regem as reações químicas em geral e são relativas às massas dos componentes dessas reações. São basicamente leis que relacionam as massas dos reagentes e produtos em uma reação química qualquer.
Este "princípio" foi estabelecido em 1801 pelo cientista inglês John Dalton (1766-1844), em estudos sobre a quantidade de vapor de água contida no ar a diferentes temperaturas.
A Lei de Proust é uma das leis ponderais da química. Tais regras fazem a relação entre a massa das substâncias e as reações químicas. Por meio delas, é possível compreender a permanência dos átomos, bem como deduzir a quantidade de moléculas que será formada ao final de um processo químico.
“Em uma reação química feita em recipiente fechado, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos.” Atualmente, essa lei é mais conhecida pelo seguinte enunciado: “Na natureza nada se cria, nada se forma, tudo se transforma.”
A Lei de Lavoisier ou Lei de Conservação das Massas afirma que, em uma transformação química, a massa dos produtos é igual à massa dos reagentes. De acordo com a Lei de Lavoisier, a massa dos produtos é igual à massa dos reagentes em uma reação química.
Contudo, provavelmente a maior contribuição de Liebig para a Nutrição Mineral de Plantas foi o enunciado da "Lei do Mínimo", que estabelece que a produtividade de uma cultura é limitada pelo elemento que está presente em menor quantidade.
A Lei de Dalton diz que: “Quando dois elementos químicos formam vários compostos, fixando-se a massa de um dos elementos, as massas do outro variam numa proporção de números inteiros e, em geral, pequenos.”
Essa lei diz que a massa dos reagentes e as massas dos produtos que acontecem em uma reação devem obedecer sempre proporções constantes. A Lei de Proust foi elaborada no início do século XIX pelo químico Joseph Louis Proust.
Lei das proporções recíprocas [Lei de Richter – Wenzel – Berzelius]: Quando uma massa fixa de uma substância reage com diferentes susbtâncias, se estas reagirem entre si, o farão com as mesmas massas, ou então, com valores múltiplos ou submúltiplos.
A História da Química Orgânica relata que ela teve início somente no século XVIII, quando um cientista alemão, o químico Friedrich Wohler (1800-1882), deu início aos processos de obtenção de substâncias a partir de produtos naturais.
De quem é a frase nada se cria nada se perde tudo se transforma?
Considerado o pai da Química, Antoine Lavoisier foi o primeiro a observar que o oxigênio, em contato com uma substância inflamável, produz a combustão. Deduziu, também, baseado em reações químicas, a célebre lei da conservação da matéria: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" .
A lei de Lavoisier estabelece o princípio fundamental da conservação da massa em reações químicas. A lei de Lavoisier é um princípio fundamental da Química que estabelece a base para a compreensão moderna das reações químicas e da conservação da massa. Ela foi formulada por Antoine Lavoisier no final do século XVIII.
Os processos químicos e a estequiometria são regidos por leis, conhecidas como leis ponderais: a lei de Lavoisier (lei da conservação de massas) e a lei de Proust (lei das proporções fixas). Entenda sobre cada uma delas a seguir.
Por que Lavoisier concluiu que nada se perde na natureza?
Durante as experiências, ele percebeu que, em ambientes fechados, a massa total da reação química permanecia inalterada. Assim, ele concluiu que a soma total das massas dos elementos químicos envolvidas na reação (reagentes) é igual à soma total das substâncias produzidas por essa reação (produtos).