Também conhecida como leitura de compreensão, é uma leitura mais densa caracterizada por momentos de apreensão do conteúdo do texto e momentos de pausa na leitura para reflexão do que se leu.
São eles os seguintes: leitura elementar, leitura inspecional, leitura analítica e leitura sintópica. Vamos apresentá-los! O primeiro nível é denominado leitura elementar, e compreende o processo de alfabetização funcional.
Leitura seletiva a fim de identificar as informações de interesse; Leitura reflexiva para compreender e poder emitir considerações; Leitura crítica para avaliar o posicionamento do autor.
Estas são utilizadas às vezes sem percepção do leitor e fazem parte de todo processamento do texto, ocorrendo simultaneamente. Neste texto, adotamos as etapas do processo de leitura concebidas por Menegassi (2010), quais sejam: a decodificação, a compreensão, a interpretação e a retenção.
A CASA DA ÁGUIA: uma leitura DENSA, mas MARAVILHOSA | Mil Páginas
Quais são os 5 níveis de leitor?
Segundo Coelho (2000) existem cinco categorias que norteiam as fases do desenvolvimento psicológico da criança: o pré-leitor, o leitor iniciante, o leitor em processo, o leitor fluente e o leitor crítico.
Popularmente, denominamos de "bibliófilo" aquele que costumar ler com muita frequência. O historiador português João José Alves Dias define um bibliófilo simplesmente como "aquele que ama os livros".
Leitura dinâmica ou leitura rápida, constitui-se de vários métodos que buscam aumentar a velocidade da leitura, mantendo o entendimento e a retenção de informações. Há vários métodos diferentes de leitura dinâmica, principalmente quando se refere a livros.
Discuta com os alunos buscando a atenção deles para a idéia principal do texto, bem como seus desdobramentos. Tal estratégia encoraja os alunos a ler nas entrelinhas, deduzindo o sentido das expressões desconhecidas, e relacionar várias partes do texto; O professor deve ter como foco principal a compreensão.
Entre os tipos de LER/DORT ais comuns temos as Tenossinovites, tendinites, epicondilites, bursites, miosites, Sindromes do túnel do carpo, cervicobraquial, do desfiladeiro toráxico, etc. Embora seja frequente o diagnóstico desses transtornos, nem sempre são caracterizados como relacionados ao trabalho.
Os resultados das avaliações de fluência apontam para três perfis de leitores: o pré-leitor (aquele que está em processo inicial de alfabetização), o leitor iniciante (aquele que precisa de maior fluência no que se refere à rapidez da leitura) e o leitor fluente (o que lê com desenvoltura).
Também conhecida como leitura de compreensão, é uma leitura mais densa caracterizada por momentos de apreensão do conteúdo do texto e momentos de pausa na leitura para reflexão do que se leu.
Uma leitura feita para memorizar o texto é mais lenta e raramente atinge mais de 100 palavras por minuto. A leitura para compreensão varia de 100 a 200 palavras por minuto, e depende muito da dificuldade do texto, o que, por sua vez, está relacionado com os conhecimentos prévios do leitor.
Esta prática consiste em observarmos o texto apenas para detectar o assunto geral, sem nos preocuparmos com os detalhes. Por isso, devemos atentar para a disposição do texto, compreender os parágrafos introdutórios e conclusivos, além de observar os elementos não verbais com imagens, gráficos, tabelas etc.
A leitura silenciosa é muito mais efetiva do que ler o texto em voz baixa. Isso se deve ao fato de que, quando você está lendo em voz alta, faz com que o seu cérebro gaste um tempo maior para assimilar a informação.
Pesquisas científicas provam que pessoas que leem mais possuem um vocabulário maior e mais rico, além de terem melhores habilidades verbais, como fala e escrita. O fato de você ler mais faz com que você tenha um maior vocabulário e saiba como utilizar melhor as palavras.
A dislexia é um transtorno no cérebro, em que o processamento das letras e dos sons acontece de maneira diferente. Por isso, o disléxico tem dificuldade para aprender a ler e escrever pelos métodos tradicionais.
2- O bom leitor é aquele que lê de tudo, ou seja, não se prende a apenas um gênero de leitura ou a um tipo de texto. 3- O bom leitor deve ler com calma, buscando entender o texto, envolvendo-se com ele e aproveitar, ao máximo, o que o texto tem a oferecer.
Ou um pouco mais consciente do quanto ainda há para se conhecer. O bom leitor ouve e pondera a opinião de outros leitores - e sabe pegar para si o que faz sentido ou não na argumentação. Cruzar essas opiniões com as próprias leituras é uma forma do bom leitor ampliar a maneira como compreende e dialoga com o mundo.
São quatro as etapas do processo de leitura: decodificação, compreensão, interpretação e retenção. O processo é seqüencial: cada etapa completa-se a partir da anterior.