Texto descritivo é aquele que detalha de maneira pormenorizada os aspectos de um determinado lugar, acontecimento, pessoa, objeto ou animal. O objetivo do autor é justamente transmitir as impressões, qualidades, sensações, características e observações sobre aquilo que está sendo detalhado.
Linguística descritiva ou descrição linguística é o trabalho de análise e descrição objetiva das formas linguísticas usadas por determinada comunidade de fala. A linguística descritiva moderna é baseada na abordagem estrutural da linguagem, principalmente segundo os métodos explicitados por Leonard Bloomfield.
Na Gramática Descritiva, a preocupação é descrever e/ou explicar as línguas tais como elas são faladas, independentemente do que a Gramática Normativa prescreve como sendo correto ou não. Veja este exemplo: Mãe, vou no banheiro lavar este machucado.
Qual a diferença de gramática descritiva e prescritiva?
Resumindo, o conhecimento linguístico implícito do falante reflecte a sua gramática interiorizada ou internalizada; à gramática descritiva cabe comparar e descrever as produções linguísticas dos falantes de uma língua; e à gramática prescritiva, explicitar a aceitabilidade ou rejeição de tais produções.
Linguística descritiva: o que é e qual o seu método? | Professor Weslley Barbosa
O que é linguagem descritiva na educação?
2.1 Linguagem Descritiva
Ao educador, cabe o papel de evitar sentimentos maléficos como reação nas crianças, utilizando assim, a linguagem descritiva, ou seja, que descreve comportamentos, sentimentos, reações, entre outros, ao invés de emitir julgamentos (VINHA, 2000).
Gramática Descritiva: A Gramática Descritiva analisa um conjunto de regras que são seguidas, considerando as variações linguísticas da língua ao investigar seus fatos, extrapolando os conceitos que definem o que é certo e errado em nosso sistema linguístico.
Como a língua sofre mudanças, frequentemente muito do que é prescrito na gramática normativa já não é mais usado pelos falantes de uma língua. A gramática descritiva não tem o objetivo de apontar erros, mas sim identificar todas as formas de expressão existentes e verificar quando e por quem são produzidas.
Assim, na gramática descritiva, busca-se entender a estrutura da língua considerando as variações em seu uso, seja esse no contexto formal ou informal, abrangendo diferentes regiões e grupos sociais.
Quais são as principais características de um texto descritivo?
O texto descritivo é um tipo textual que tem como principal função descrever um local, paisagem, personagem, acontecimento etc. Assim, ele é capaz de formar uma imagem ao leitor por meio de um retrato escrito. Esse tipo de texto pode ser classificado como subjetivo ou objetivo.
Trata-se de uma abordagem que permite a formulação e o teste experimental de previsões comportamentais derivadas de alguma hipótese descritiva ou de algum modelo em teoria gramatical.
São qualidades inerentes à linguagem e transcendem a qualquer linguagem específica. conduzi-lo a um maior aperfeiçoamento. , ou seja, no estudo dos objetivos, e não nos meios que usamos, já que êles são comuns a várias formas de expressão.
A linguagem utilizada nessas situações deve ser descritiva, e não valorativa. É importante que o educador se preocupe em manter o respeito mútuo em sala de aula, e isso pode ser colocado em prática quando há um cuidado com a linguagem.
Qual é a diferença entre a gramática normativa e a gramática descritiva? A diferença é que a gramática normativa considera apenas uma forma correta enquanto a gramática descritiva considera o uso real da língua.
O signo linguístico representa o significante e o significado das palavras. Todo processo comunicativo constitui-se de dois elementos básicos: um é a linguagem, a qual representa o sistema de sinais convencionais que nos permite realizar tal procedimento.
Entre as opções destacam-se “Gramática Prática da Língua Portuguesa” de Evanildo Bechara e “Gramática de Uso da Língua Portuguesa” de Maria Helena de Moura Neves. Essas obras são excelentes guias introdutórios para o estudo da gramática.