Linhas de Cota – são linhas retas ou arcos, normalmente com setas na extremidade, a traço contínuo fino, paralelas ao contorno do elemento cuja dimensão define.
Com as Cotas, é possível marcar os pontos que limitam um móvel, um ambiente ou uma parede, especificando nesta o seu valor. As informações com relação a dimensões e distâncias entre os diversos itens podem ser de grande importância para simplificação do trabalho de montagem do projeto.
Valor da Cota Regras para Colocação de Cotas As linhas de chamada devem ser, preferencialmente, perpendiculares ao ponto cotado. Em alguns casos, para melhorar a clareza da cotagem, as linhas de chamada podem ser oblíquas em relação ao elemento dimensionado, porém mantendo o paralelismo entre si.
As cotas são frações de fundos, ou seja, uma cota é o resultado da divisão de um patrimônio líquido de um fundo. Significa que um fundo terá várias cotas, e a união destas cotas resultará no valor patrimonial de um fundo. Os valores das cotas são informados nas instituições financeiras, através da internet ou jornais.
Num desenho, a indicação completa das medidas compreende: Linhas de chamada/auxiliar: são linhas finas, paralelas entre si, que limitam a dimensão indicada pela cota. Elas não devem encostar no desenho. Linhas de cota: são linhas finas, com flechas de até 15º nas extremidades, e paralelas a superfícies dimensionadas.
Linhas de Cota – são linhas retas ou arcos, normalmente com setas na extremidade, a traço contínuo fino, paralelas ao contorno do elemento cuja dimensão define.
A distância entre o elemento e a linha de cota é constante e no mínimo de 7mm. Como também entre linhas de cotas paralelas. Os eixos de simetria e as linhas do contorno não devem nunca ser usados como linhas de cota, embora podem ser usados como linhas de extensão. Evita-se cotar arestas tracejadas.
O sistema de cotas reserva vagas nas universidades públicas para candidatos que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública, podendo participar negros/as, indígenas, pessoas com deficiência e estudantes de baixa renda.
A Lei nº 12.711/2012, mais conhecida como Lei de Cotas, reserva 50% das vagas de universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação tecnológica a estudantes de 3 diferentes tipos de cotas: Cotas Sociais; Cotas Raciais; Cotas para pessoas com deficiência.
Os limites de cota são restrições quantitativas estabelecidas para regular a quantidade de bens, serviços ou oportunidades disponíveis para determinado grupo, ou indivíduo. Eles são utilizados em diversos contextos, como comércio internacional, educação e alocação de recursos.
As linhas auxiliares e de cotas devem ser desenhadas como linhas estreitas contínuas. A linha auxiliar deve ser prolongada ligeiramente além da respectiva linha de cota. Um pequeno espaço deve ser deixado entre a linha de contorno e a linha auxiliar.
Quando a linha de cota está na posição horizontal, a cota deve ser indicada acima e paralelamente à sua linha de cota. Os algarismos devem estar centralizados, a uma pequena distancia da linha de cota. Quando a linha de cota está na posição vertical a cota deve aparecer do lado esquerdo e paralela a linha de cota.
COTAGEM é a indicação das medidas das peças em seu desenho. Ao cotar você deve tentar imaginar se com as medidas representadas será possível fabricar a peça. Quando a linha de cota está na posição inclinada, a cota acompanha a inclinação.
As linhas de cotas são retas utilizadas no desenho técnico, que geralmente possuem setas nas extremidades. Estas setas indicam o comprimento, largura, altura ou outras medidas do objeto.
Qual o objetivo da Lei de Cotas? A Lei de Cotas foi criada para garantir o acesso de pessoas provenientes de escolas públicas, de baixa renda, pretos, pardos, indígenas, quilombolas e deficientes ao ensino superior e técnico, democratizando o acesso ao ensino entre esta população.
Cotas são os números que correspondem às medidas reais no desenho e, portanto, independem da escala usada no projeto. É a forma pela qual passam-se nos desenhos, as informações referentes as dimensões de projeto. Assim, para quem executa a obra, a visualização e aplicação das dimensões se torna mais clara e direta.
O objetivo dela é corrigir uma desigualdade, uma distorção”, destacou Mercadante. O documento do governo federal esclarece que o critério de seleção será aplicado de acordo com o resultado dos estudantes no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
As cotas são reservas de vagas para determinados segmentos minoritários da população, como pessoas negras (pretas ou pardas), indígenas e pessoas com necessidades especiais.
- as cotas devem ser localizadas acima e parale- lamente às suas linhas de cotas e preferivelmente no centro (ver Figura 16). Exceção pode ser feita onde a cotagem sobre- posta é utilizada (ver Figura 34). As cotas devem ser escritas de modo que possam ser lidas da base e/ou lado direito do desenho.