O tártaro é formado através do acúmulo de placa bacteriana na superfície dental que, quando não é removido totalmente, acaba ficando preso no local por muito tempo e endurece, formando uma “crosta” de cor amarelada ou esbranquiçada.
Para remover o tártaro, o médico dentista efetua um tratamento dentário designado de destartarização ou tartarectomia. Este procedimento, popularmente chamado de “limpeza de dentes” permite retirar o tártaro e placa bacteriana de uma forma eficaz.
O tártaro nos dentes, nada mais é do que a placa bacteriana que não foi removida e se solidificou. Ao longo do tempo, a placa não retirada se transforma em um material duro e com coloração esbranquiçada (ou amarelada), que pode se formar em diferentes partes da boca, como atrás dos dentes e também no espaço entre eles.
Sabe essa “massinha” branca e pegajosa que fica sobre os dentes e ao longo da gengiva? Isso é placa bacteriana. Composta por saliva e restos de alimentos, ela é resultado da ação das bactérias que vivem naturalmente na nossa boca.
No caso do tártaro, a placa bacteriana acumulada nos dentes começa amarelada e atinge o tom amarronzado com o passar do tempo. Já no caso do escurecimento em decorrência da pigmentação, alimentos como chás, mates ou até mesmo o uso de cigarro podem ocasionar o quadro.
Como é Feita a Limpeza no Dentista - Remoção De Tártaro
Que cor é o tártaro?
1. O que é o tártaro? O tártaro é formado através do acúmulo de placa bacteriana na superfície dental que, quando não é removido totalmente, acaba ficando preso no local por muito tempo e endurece, formando uma “crosta” de cor amarelada ou esbranquiçada.
A cárie de mamadeira costuma surgir como uma faixa ou mancha branca no dente e logo evolui para uma cor marrom ou amarelada, causando muita sensibilidade e dor no local. Este tipo de cárie progride tão rapidamente, que os pais costumam dizer que os dentes começaram a se esfarelar.
O tratamento para retirar tártaro dos dentes geralmente é feito em consultório do dentista, que pode fazer uma limpeza profunda com raspagem, ultrassom e laser para remover a película formada sobre dos dentes e gengivas, promovendo também o clareamento dos dentes.
A expressão “macarrão al dente” vem do italiano e significa, nada mais nada menos, do que “ao ponto”. No Brasil, algumas pessoas também o chamam de “macarrão ao dente”. Mas que ponto é este afinal? O chamado de cozimento perfeito é quando a massa já não está crua, mas também não está macia demais.
A massinha no dente ou “resina composta” é o material que os profissionais da odontologia utilizam no tratamento de restauração. Ela pode ter diversas tonalidades e possui uma ótima resistência.
Às vezes devido à um problema de gengiva em um estágio mais avançado , os dentes acabam se separando devido a perda de suporte ósseo em volta dos dentes, ou também em razão de alguma perda de dentes que você tenha tido.
Esfregue a parte interna (o lado branco) das cascas de limão ou laranja nos dentes por pelo menos dois minutos. As substâncias contidas nas cascas ajudam a tirar o tártaro. Mas use no máximo duas vezes por semana, enxague e escove bem os dentes após, para tirar qualquer resquício de ácido.
Não há como remover o tártaro do dente em casa. É possível, sim, prevenir o surgimento do tártaro por meio de uma higiene bucal adequada. No entanto, uma vez que o cálculo dentário estiver formado, ele só poderá ser eliminado por um(a) especialista no consultório odontológico.
O nome oficial é fístula gengival. O termo se refere a reação que nosso corpo gera ao tentar combater algum tipo de infecção. é pela fístula gengival que se faz a extração do pus gerado em um ambiente inflamado.
Normalmente, o tártaro se forma a partir de uma placa bacteriana não tratada, devido à deposição de minerais da saliva, que levam a sua calcificação, sendo mais comum em pessoas que consomem muitos açúcares e não tem uma boa higiene oral. Em caso de suspeita de tártaro, é recomendado consultar um dentista.
A limpeza de tártaro já está inclusa no processo de limpeza dental, ou seja, pode custar a partir de R $200,00 podendo chegar até os R $1.000,00, dependendo da experiência e qualificações do profissional e da região onde o consultório se encontra.
Afinal, quanto tempo dura a restauração de dente? Depende. Acontece que, a restauração pode ser feita de, pelo menos, dois materiais - resina e porcelana -, o que influencia diretamente na sua durabilidade. No caso da restauração dental feita de resina, por exemplo, o tempo de duração pode ser de 3 a 10 anos.
Sabe aquela massinha branca, ou amarelada que fica entre os seus dentes? Isso é o tártaro, uma placa bacteriana que não é nada agradável de se ver quando alguém sorri. 🙈🙊 Depois de formado, somente seu dentista poderá retirar o tártaro dos dentes. É um processo simples e rápido, que deixará seu sorriso lindo novamente.
Cárie. Normalmente a cárie está muito relacionada a sintomas mais aparentes, como manchas escurecidas e dores, mas esse problema também pode ser apresentado por meio do surgimento de manchas brancas no dente. Um sinal comum é perceber pontos brancos próximos à gengiva, entre os dentes e perto de restaurações.
Faça a higiene como recomendado é se for o caso use enxaguante bucal. Olá, sugiro uma avaliação do seu cirurgião. Após a extração dentária, haverá uma remodelação tecidual e o tecido inicialmente poderá ficar esbranquiçado e com o tempo retomará a cor inicial.
Embora o paciente fique surpreso, é bastante comum esse problema acontecer. Existem vários motivos que fazem uma restauração quebrar. A dentista revela as principais causas do problema: "Pode cair por infiltração, cárie e quebra. Na maioria das vezes é por infiltração com presença de doença cárie associada", revelou.
A cárie ativa pode formar uma cavidade bem úmida com aspecto marrom-claro ou amarelado dentro do dente. Já com a cárie inativa, os buracos têm uma aparência endurecida e seca que, em sua maioria, possuem uma coloração amarronzada.
Dessa maneira, a dentina interna é que fica com a cor amarela, e o esmalte externo que é superficial tem coloração branca e transparente. Nesse sentido, os molares e pré-molares posteriores e os dentes caninos têm uma quantidade maior de dentina e menor a de esmalte.
A cárie apresenta alteração da cor do dente semelhante a uma mancha branca. Esta mancha branca indica a desmineralização do dente. Pode observar-se também um pequeno orifício. Mais tarde podem surgir lesões e manchas escuras.