A motivação social deriva de uma necessidade humana de pertencimento, comunicação e reconhecimento. É o agente que nos move a criar laços, estabelecer relacionamentos e buscar aceitação em grupos sociais.
Este tipo de motivação é utilizado quando você usa fatores externos para encorajar sua equipe a fazer o que você quer. Como exemplo de motivações externas, há os aumentos salariais, folgas, verificações de bônus e a ameaça de perda do emprego, sendo alguns positivos, outros negativos.
A razão pela qual uma pessoa está motivada diz respeito ao objetivo que a fez tomar uma ação. Vamos a um exemplo: uma pessoa pode estar motivada a acordar cedo e ir para a ginástica porque deseja que seu corpo seja aprovado por outras pessoas ou porque a ginástica traz muito bem-estar a ela.
Fatores motivacionais que são internos, ou seja, são sentimentos gerados dentro de cada indivíduo a partir do reconhecimento e da auto-realização gerada através de seus atos. Já David McClelland identificou três necessidades que seriam pontos-chave para a motivação: poder, afiliação e realização.
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Como é definido o conceito de motivação?
“Motivação pode ser entendida como um motivo que leva o indivíduo à ação”. “Motivação é uma força que aciona e direciona o comportamento”. “Motivação é uma energia que aciona e direciona o comportamento”. “Impulso é uma energia que aciona e direciona o comportamento”.
A motivação é uma espécie de impulso que faz com que um indivíduo aja em prol dos seus objetivos e dê o melhor de si, fazendo o possível para conquistar o que almeja. Sem a motivação, fica bem mais difícil cumprir com as responsabilidades, como trabalhar, estudar, fazer exercícios físicos etc.
Motivação é a força que impulsiona um indivíduo a agir. Seja a motivação no trabalho, seja nos estudos ou em projetos pessoais, esse é um dos fatores mais importantes. Quando ela está em falta, logo aparecem os sinais mais comuns, como procrastinação, perda de desempenho e estresse no dia a dia.
Aqui estão incluídas as teorias da expectativa, de Vroom; da equidade, de Adams; e do reforço, de Skinner. As Teorias de Conteúdo buscam explicar os fatores, as razões pelas quais as pessoas se motivam.
O princípio da motivação é decorrência do Estado Democrático de Direito, determinando que os agentes públicos, ao decidir, apresentem os fundamentos que os levarem a tal posicionamento. Assim, apesar de não constar expressamente, ele decorre da interpretação de diversos dispositivos constitucionais.
A motivação existe dentro das pessoas e se dinamiza através das necessidades humanas. Todas as pessoas têm suas necessidades próprias, que podem ser chamadas de desejos, aspirações, objetivos individuais ou motivos.
Assim, a motivação é responsável pelo início, manutenção e/ou término de uma dada ação. Ela está atrelada a outros aspectos além do cognitivo, que são fatores sociais e externos, que também são determinantes neste processo.
metas da organização, sob a condição de que o esforço seja capaz de satisfazer alguma necessidade individual. Os elementos fundamentais desta definição são: Intensidade do esforço; Persistência; Orientação em direção às metas organizacionais e as necessidades.
Os três elementos-chave em nossa definição são intensidade, direção e persistência. Intensidade se refere a quanto esforço a pessoa despende. Este é o elemento a que mais nos referimos quando falamos de motivação.