O que é análise etnográfica?
SPRADLEY (1979) coloca que a análise etnográfica envolve uma busca das partes de uma cultura, a relação entre essas partes e a relação das partes com o todo; e apresenta quatro tipos de análise: de domínios, taxonômica, componencial e de temas, todas incluídas na seqüência para o desenvolvimento da pesquisa.Que significa uma pesquisa etnográfica?
A Etnografia (pesquisa etnográfica) é uma metodologia das ciências sociais, principalmente da disciplina de Antropologia, em que o principal foco é o estudo da cultura e o comportamento de determinados grupos sociais.O que é uma descrição etnográfica?
Etnografia é a escrita do visível. A descrição etnográfica depende das qualidades de observação, de sensibilidade ao outro, do conhecimento sobre o contexto estudado, da inteli- gência e da imaginação científica do etnógrafo. Tradicionalmente, os homens fazem comparações entre sua própria cultura e as de outros povos.O que é uma perspectiva etnográfica?
A Etnografia não está em busca da verdade, mas em busca dos significados sociais, haja vista que o fenômeno parte do entendimento das pessoas, vinculadas à situação estudada. Busca-se captar nessas pessoas, os sentidos e os significados que elas dão para determinada situação social.O que é ETNOGRAFIA? Explicações e exemplos
Qual é o conceito de etnografia?
Quando falamos de etnografia, estamos nos referimos a uma metodologia das ciências sociais que tem como base a antropologia. Seu objetivo principal é estudar a cultura e o comportamento de alguns grupos sociais.O que é o método etnográfico?
A Etnografia é uma metodologia das ciências sociais, principalmente da disciplina de Antropologia, em que o principal foco é o estudo da cultura e o comportamento de determinados grupos sociais.O que é escrita etnográfica?
A escrita etnográfica, portanto, se constitui permeada por rupturas e continuidades, a partir do que conseguimos visualizar nos autores no quesito: maneiras de manejar a tríade escritor-leitor-sujeito de pesquisa que convergem para um modus operandi marcado pela reflexividade, um fazer-etnográfico que olha para si e ...Como se faz uma pesquisa etnográfica?
É através da coleta de dados e das observações ao longo do período da pesquisa que se define as características etnográficas da população. Dentre outras técnicas, usa-se grupos focais e entrevistas com profundidade. A pesquisa etnográfica é uma pesquisa holística. Ou seja: analisa diversos fatores de um mesmo fenômeno.O que é teoria etnográfica?
Uma teoria etnográfica procede um pouco à moda do pensamento selvagem: emprega os elementos muito concretos coletados no trabalho de campo – e por outros meios –a fim de articulá-los em proposições um pouco mais abstratas, capazes de conferir inteligibilidade aos acontecimentos e ao mundo.Quais são os tipos de pesquisa etnográfica?
Tipos de pesquisas etnográficas
- Observação Participante: Este é um dos elementos centrais da pesquisa etnográfica. ...
- Entrevistas em Profundidade: Os pesquisadores conduzem entrevistas detalhadas com os membros da comunidade ou grupo.
O que é um relato etnográfico?
De forma simples, podemos definir a etnografia como o estudo descritivo das diversas culturas e etnias humanas. Um ensaio etnográfico é aquele em que o autor se propõe a descrever e interpretar os hábitos, costumes, valores e práticas de uma comunidade específica.O que é um estudo de caso etnográfico?
Segundo Viégas (2007), o estudo de caso etnográfico visa investigar as especificidades, levando em consideração o dinamismo próprio do campo. Para alcançar esse nível de compreensão cultural de uma comunidade faz-se necessário um tempo de permanência imerso nesse contexto.Qual é a importância da pesquisa etnográfica?
O estudo etnográfico possibilita ao pesquisador adentrar no contexto sóciocultural de seus informantes e conhecer seus valores, comportamentos, crenças e visões de mundo5.Como se usa etnografia?
Na etnografia, o pesquisador reúne o que está disponível, o que é normal, o que é que as pessoas fazem, o que dizem e como trabalham. A etnografia também pode ser usada em outras estruturas metodológicas, por exemplo, um programa de estudo de pesquisa-ação onde um dos objetivos é mudar e melhorar a situação.O que é uma análise etnográfica?
A Pesquisa Etnografica/Análise Contextual é uma forma de pesquisa qualitativa que inclui descrições de pessoas, lugares, idiomas, eventos e produtos.O que significa a palavra etnográfica?
O que é etnografia: SignificadoCiência que descreve os povos no relativo aos seus costumes, índole, raça, língua, religião, etc. Na prática, a etnografia é um dos métodos utilizados na antropologia para coletar de dados e realizar o estudo de um determinado grupo social.
Como fazer um estudo etnográfico?
Para montar um estudo utilizando esse método é necessário que primeiro o pesquisador defina seus grupos sociais, os dados de quais povos ele quer estudar e compilar. Após selecionar o grupo social, pense o que você quer descobrir daquele povo, qual comportamento você quer avaliar em campo.O que é um texto etnográfico?
Textos etnográficos são produtos intelectuais singulares. Por seu caráter intersubjetivo, eles são resultado de múltiplas vivências que tendem a afetar tanto quem os produz (Favret-Saada, 2005.Como escrever uma etnografia?
Etnografia: abordagem de investigação científica que trouxe contribuições importantes para as pesquisas qualitativas. Fazer etnografia implica em: Preocupar-se com uma análise holística ou dialética da cultura.O que é uma entrevista etnográfica?
Entrevista etnográfica é uma ferramenta de investigação qualitativa que tem como objetivo explorar um tema junto de atores (utilizadores atuais e potenciais, funcionários, decisores, ou mesmo não utilizadores) predefinidos. Servem para adquirir um conhecimento aprofundado sobre as pessoas no contexto do problema.Qual o primeiro passo para iniciar uma pesquisa etnográfica?
Dicas para começarUma pesquisa etnográfica desafia crenças sobre uma determinada comunidade, identifica significados, investiga circunstâncias específicas, e pesquisa as melhores maneiras de traduzir as práticas de grupos estudados de maneira que se torne compreensível para a cultura do pesquisador.