Oiran (花魁 : "flor" + "líder") é um tipo de mulheres cortesãs da alta classe no Japão (consideradas prostitutas de luxo), que surgiram no período Edo (1600-1868). Elas entretinham os clientes com serviços sexuais e com as artes da dança, música, poesia e caligrafia.
🪭👘 Diferenças entre geisha e oiran: Penteados - as oiran usavam penteados mais complexos e adornados do que as geisha. Kimono - os kimono da oiran eram sempre de cores mais chamativas do que os das geisha. Obi (laço) - as oiran atavam seu obi para frente, as geisha para trás.
Aprendiam a tocar instrumentos musicais, cerimônia do chá, caligrafia e outras artes. Depois de anos de trabalho, algumas delas se tornavam Oiran, uma espécie de rainha dentro de Yoshiwara.
Maiko é a aprendiz de uma geisha. Assim como as geishas, as maiko atualmente são uma raridade. Jovens meninas se tornam maiko aos 16 anos. Assim como todas as adolescentes devem freqüentar a escola nessa idade, o aprendizado de uma maiko dura, normalmente, 5 anos.
Oiran (花魁 : "flor" + "líder") é um tipo de mulheres cortesãs da alta classe no Japão (consideradas prostitutas de luxo), que surgiram no período Edo (1600-1868). Elas entretinham os clientes com serviços sexuais e com as artes da dança, música, poesia e caligrafia.
PROSTITUIÇÃO no JAPÃO (Kimetsu no Yaiba MOSTROU!) | Otakuway
Qual a função de uma gueixa?
Uma gueixa (芸者? ) , pronuncia-se [gueisha], é uma artista tradicional japonesa cujas funções consistem em entreter em festas, reuniões ou banquetes, sejam exclusivamente femininos ou masculinos, ou mistos.
As gueixas são mulheres japonesas treinadas em okiya (casas tradicionais que preparam as gueixas) desde a adolescência para desempenharem um trabalho baseado na música, dança e entretenimento.
O pó branco (oshiroi) era utilizado pelas gueixas para cobrir parcialmente a nuca, já que uma nuca descoberta era tradicionalmente erótica na cultura japonesa.
Orion, Orião, Órion ou Oríon é uma das oitenta e oito constelações modernas. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Orionis. Está localizada no equador celeste e, por este motivo, é visível em praticamente todas as regiões habitadas da Terra.
As aprendizes levam horas fazendo o penteado e, para não desmanchá-lo, dormem sobre um tijolo de madeira (gueixas mais velhas podem usar peruca). As moças produzem a tinta branca para pintar rosto, pescoço e parte do tórax, ritual que consome pelo menos uma hora diária.
Cortesã, conforme os usos do século XVI, era termo utilizado para referir-se às amantes que se associavam aos ricos e poderosos nobres que as proviam de luxo e bem-estar, assim como status junto à corte, em troca de sua companhia e seus favores.
As gueixas, ou geishas, são mulheres treinadas nas artes tradicionais japonesas, como música, dança, canto e cerimônias do chá. Elas são conhecidas por sua habilidade em entreter e cativar com sua graça e inteligência.
Para se tornar uma gueixa, a mulher precisa passar por um extensivo treinamento iniciado por volta dos 13 a 15 anos de idade. Nas épocas de recessão econômica, muitos pais vendiam suas filhas para as casas de gueixas (chamadas de okiya).
Essa era uma prática comum entre gueixas e mulheres que atingiam a maioridade e que fossem casadas. Os dentes eram tingidos com uma mistura chamada kanemizu, feita a partir de pó de ferro, vinagre, chá e vinho de arroz. A mistura se torna insolúvel, mas não permanente.
Na técnica chamada de ohaguro, uma combinação de tinta, óxido de ferro, saquê, chá e até vinagre era aplicada nos dentes das mulheres a cada dois dias, para garantir que não seria facilmente diluída pela saliva.
As gueixas fazem parte da cultura japonesa, tendo se popularizado ao longo da Era Edo. Hoje elas ainda são conhecidas por receber e entreter convidados em eventos.
Mineko Iwasaki é a gueixa mais famosa do Japão, mas só agora ficou conhecida no mundo todo. O filme Memórias de uma Gueixa, sucesso de Hollywood, foi inspirado em sua vida. Para escrever a história, o escritor norte-americano Arthur Golden entrevisto u Mineko Iwasaki diversas vezes.
Oiran é um termo japonês que se refere a prostitutas de alta classe que eram populares durante o período Edo. Embora essa prática tenha sido proibida em 1958, ainda existem mulheres que se vestem como oiran em eventos culturais e turísticos.
▻ As gueixas dormem com uma espécie de travesseiro feito de madeira, que é desconfortável, mas preserva o penteado (Shimada). ▻ Quando uma gueixa não tem cabelo longo o suficiente para fazer o Shimada, ela é obrigada a comprar uma peruca que custa por volta de 300 mil ienes (quase 7 mil reais).
Gueixas viviam com luxo, freqüentavam festas, não faziam trabalhos domésticos nem cozinhavam, dedicavam-se à dança e à música, podiam ter vida sexual e não precisavam se casar. Aliás, o karyukai, o mundo da gueixa, era, como é até hoje, um mundo dominado pelas mulheres numa sociedade machista.