O QUE É MÉTODO DEDUTIVO? Em linhas gerais, o método dedutivo é um tipo de método de abordagem que, parte de uma generalização para uma questão particularizada. Ou, em outras palavras, é o método que utiliza o raciocínio lógico para chegar a conclusões mais particulares, a partir de princípios e preposições gerais.
O que é método dedutivo? Método dedutivo é um tipo de estrutura de raciocínio lógico que, para chegar a uma conclusão específica, utiliza uma ideia generalista. Ele parte de um conhecimento amplo e chega a outro, particular, com o auxílio dos chamados axiomas e teoremas, que vamos ver em detalhes mais à frente.
Quer dizer, a análise dedutiva é iniciada a partir de generalizações acerca de um assunto. Feito isso, os fatos começam a serem analisados de modo minucioso, para que o conhecimento geral se torne específico, à medida que o pesquisador se aprofunda nos argumentos e fatos averiguados.
O método dedutivo é uma estrutura de pensamento lógico que permite testar a validade de informações já existentes. Ele é utilizado para resolução de problemas de física e matemática, por exemplo, que necessitam da aplicação prática de conceitos ou premissas gerais em situações específicas.
Trata-se de um tipo de operação discursiva do pensamento que consiste em encadear premissas para deles extrair uma conclusão (veja Introdução à Lógica e Argumento). Por premissa ou proposição entendemos a afirmação ou a negação da identidade de dois conceitos ou termos. Exemplo: Todo homem é mortal.
Tipos de pesquisa: Método indutivo, método dedutivo, método dialético ou método hipotético-dedutivo
O que é um argumento dedutivo de um exemplo?
Um argumento é dedutivo quando suas premissas são as provas conclusivas da veracidade da conclusão. Premissa: Todo aluno é brasileiro. Premissa: Todo brasileiro é inteligente. Conclusão: Logo, todo aluno é inteligente.
O que é o método hipotético-dedutivo? O método hipotético-dedutivo é um método de investigação científica que envolve a formulação de hipóteses, a dedução de consequências a partir dessas hipóteses e a realização de testes empíricos para verificar se as consequências são consistentes com a realidade.
Ele infere fatos observados com base em regras gerais.
A dedução conecta as premissas com as conclusões; se todas as premissas forem verdadeiras, os termos forem claros e as regras de dedução forem utilizadas, a conclusão deve ser verdadeira.
Uma fez levantada a hipótese, os cientistas fazem uma dedução: prevêem o que poderia acontecer se sua hipótese for verdadeira. Essa dedução é testada mediante novas observações ou experimentações. Isso permite tirar conclusões a respeito das deduções.
Como saber se minha pesquisa e dedutiva ou indutiva?
A pesquisa indutiva envolve a derivação de generalizações a partir de observações específicas, enquanto a pesquisa dedutiva envolve o teste de hipóteses com base em teorias existentes.
A estatística dedutiva também conhecida como Descritiva se encarrega de descrever o conjunto de dados desde a elaboração da pesquisa até o cálculo de determinada medida. A estatística Indutiva ou inferencial está relacionada a incerteza.
Ouça este artigo: O método de dedutivo é o processo de raciocinar a partir de premissas para alcançar uma conclusão logicamente correta, em um ou mais argumentos. Começou a ser documentado por Aristóteles no século 4 a.C. e tem sido utilizado durante toda a história da filosofia e ciência.
O raciocínio indutivo está ligado à ideia de que, existindo uma tendência ou existindo um padrão, seja possível fazer uma generalização. Quando se trata do raciocínio dedutivo, estamos falando de, a partir de fatos, deduzir outros fatos.
O método dedutivo parte de premissas gerais e busca chegar a conclusões específicas por meio de uma sequência lógica de inferências. Ele segue um raciocínio que vai do geral para o particular, utilizando regras e axiomas como base.
Para dedução, o exemplo clássico é que considerando que todos somos mortais, eu também vou morrer. Ou seja, de uma verdade macro, trazemos para o particular. Na indução, citamos o exemplo de que os metais cobre, o ferro e a prata conduzem energia. Assim induzimos que todos os metais conduzem energia.
De maneira geral, o método dedutivo foi caracterizado por invalidar os sentidos e por definir que a construção do conhecimento se dá do contexto geral para o particular – dedução de conhecimentos futuros a partir de identificações resgatadas da própria mente.
Faz uso das regras da lógica para chegar a uma conclusão. Se as premissas são verdadeiras e as leis aplicadas estiverem corretas, quer dizer, necessariamente, que a conclusão é verdadeira. Um dos exemplos mais clássicos de raciocínio dedutivo é: “Todos os homens são mortais.
O raciocínio dedutivo, portanto, é, por natureza, um raciocínio de certeza e somente pode ser utilizado quando for encontrado um termo médio representativo do contraste entre duas premissas anteriores.
Método dedutivo: método racionalista, que pressupõe a razão com a única forma de chegar ao conhecimento verdadeiro; utiliza uma cadeia de raciocínio descendente, da análise geral para a particular, até a conclusão; utiliza o silogismo: de duas premissas retira-se uma terceira logicamente decorrente.
O método de raciocínio dedutivo é um tipo de estrutura lógica. Com ele, você consegue chegar a uma resposta específica a partir de uma análise geral de uma ideia. Ou seja, você sai de um conhecimento mais amplo, para chegar a outro que é mais detalhado.
Uma inferência é dedutivamente válida se sua conclusão segue logicamente de suas premissas, ou seja, se é impossível que as premissas sejam verdadeiras e a conclusão falsa.