A pesquisa indireta caracteriza-se pela utilização de informações, conhecimentos e dados que já foram coletados por outras pessoas, em pesquisas anteriores, e demonstrados de diversas formas, como documentos, leis, projetos, desenhos, livros, artigos, revistas, jornais etc.
Qual a diferença entre pesquisa direta e indireta?
Na observação direta, o pesquisador observa diretamente o comportamento ou fenômeno de interesse. Na observação indireta, o pesquisador observa as consequências do comportamento ou fenômeno de interesse, como seus efeitos em outros eventos ou pessoas.
A coleta se diz indireta quando é inferida de elementos conhecidos (coleta direta) e/ou do conhecimento de outros fenômenos relacionados com o fenômeno estudado. Como por exemplo, podemos citar a pesquisa sobre a mortalidade infantil, que é feita através de dados colhidos por uma coleta direta.
Essa fase da pesquisa tem o intuito de recolher informações prévias sobre o campo de interesse. O levantamento de dados, primeiro passo de qualquer pesquisa científica, é feito de duas maneiras: pesquisa documental (ou de fontes primárias) e pesquisa bibliográfica.
ABNT - Citação direta e indireta (COMPLETO NORMA VÁLIDA 2024)
Quais são os três tipos de pesquisa?
Neste guia, você verá os três principais tipos de pesquisa (exploratória, descritiva e causal) para que possa decidir qual é a abordagem e a aplicação mais adequadas para seus objetivos.
A pesquisa qualitativa é um modelo de investigação científica que atende de forma apropriada a pesquisa em ciências sociais, pois analisa e compreende o objeto de pesquisa em sua especificidade considerando seus sujeitos e subjetividades sem deixar de considerar toda a complexidade que envolve o objeto.
Coleta Direta: Quando é feita sobre elementos informativos de registro obrigatório (nascimento, casamento e óbitos, importação e exportação de mercadorias), prontuários de alunos, quando coletados pelo próprio pesquisador através de inquérito, questionários, censo demográfico etc.
Se os dados coletados são originais e são coletados pela primeira vez por um pesquisador ou investigador, se trata de dados primários. Por outro lado, se os dados são coletados usando fontes já disponíveis, são dados secundários.
Subdivide-se em direta e indireta Direta – o próprio investigador coleta os dados, sem intervenção dos observados. É elaborado um guia que orienta o que observar. Indireta – o investigador interage com o observado.
Segundo a NBR 10520:2002 da ABNT, você pode citar uma informação em seu trabalho de duas formas: direta e indireta. Já a citação indireta é aquela em que você diz o que autor escreveu com suas palavras, sem tanta regra de descrição como a direta.
Citação direta: Quando utiliza exatamente as palavras do autor citado, sempre entre “aspas”; Citação indireta: As palavras são próprias mas explicam o conceito de outro autor, integrado ao texto principal; Nota: Ao pé da página, inclui comentário de referência ou fonte para explicar uma palavra ou conceito.
Assim, é possível classificar as pesquisas em três grandes grupos: - exploratórias; - descritivas; e/ou, - explicativas. Nas atividades exploratórias concentram-se as importantes descobertas científicas, muitas originadas pelo acaso quando da constatação de fenômenos ocorridos durante experimentos.
Correlacional = é o tipo de pesquisa que procura explorar relações que possam existir entre variáveis, exceto a relação de causa-efeito. O estudo das relações entre variáveis é descritivo porque não há a manipulação de variáveis, sendo a predição o tipo de relação mais frequentemente estabelecida.
A pesquisa causal é aquela que estuda a relação entre variáveis. Seu objetivo é conhecer o efeito positivo ou negativo que uma mudança inesperada das variáveis independentes em um produto ou serviço pode produzir.
A pesquisa de levantamento é utilizado em estudos exploratórios e descritivos. Pode ser de dois tipos: de uma amostra e de uma população (censo). Desta forma, a coleta de dados é feita através de questionários ou entrevistas.