A ecolalia é definida como a repetição de frases inteiras ou palavras, essas normalmente no final de uma frase, gerando a sensação de “eco”. A ecolalia pode estar presente no autismo, inclusive em adultos.
Um profissional consegue diagnosticar a ecolalia conversando com a pessoa e observando os seus comportamentos e se há repetição de fala. A ecolalia tem uma função e temos que descobrir qual é e ajudar a moldar a linguagem para que ela seja flexível e funcional.
Nas crianças com TEA de uso predominante da comunicação verbal, a ecolalia é um fenômeno persistente que se caracteriza como um distúrbio de linguagem, definida como a repetição em eco da fala do outro 4.
O principal sintoma da ecolalia é a repetição de frases e ruídos. Ela pode ser imediata, com a repetição imediata, ou atrasada, com a repetição do que ouviu há horas ou dias. Outros sinais de ecolalia incluem frustração durante as conversas, depressão e mudez.
A ecolalia não tem uma cura, mas pode apresentar possíveis melhoras a partir de um tratamento fonoaudiólogo, já que este profissional é o especialista em tratar todos os aspectos da comunicação humana.
Além do Autismo, outros transtornos apresentam a ecolalia como sintoma: Transtorno de Comunicação, Síndrome de Tourret, Psicose, Esquisofrenia e Síndrome do X Frágil. É importante saber que o que caracteriza um transtorno é a intensidade em que o sintoma aparece e sua frequência.
No transtorno do espectro autista enfatizam traços anômalos da fala, como a escolha de palavras pouco usuais, inversão pronominal, ecolalia, discurso incoerente, crianças não-responsivas a questionamentos, prosódia aberrante e falta de comunicação.
A ecolalia é definida como a repetição de frases inteiras ou palavras, essas normalmente no final de uma frase, gerando a sensação de “eco”. A ecolalia pode estar presente no autismo, inclusive em adultos.
Tiques vocais: pigarrear, estalar a língua, proferir sílabas ou palavras inapropriadas ao contexto de fala, mudar bruscamente o volume da fala, repetir a mesma palavra várias vezes (palilalia), repetir palavras que outras pessoas disseram (ecolalia), falar palavras obscenas (coprolalia).
Oferecer estímulos adequados para a fala, incentivar a criança a responder com suas próprias palavras e falar devagar e claramente são algumas dicas que podem ajudar a criança a superar a ecolalia.
Usar linguagem clara e simples: Ao se comunicar com uma pessoa que tem ecolalia, é importante usar uma linguagem clara e simples. Então, evite frases complexas ou linguagem figurativa, pois isso pode levar a mais repetições. Falar de forma clara e concisa pode ajudar a promover a compreensão e a reduzir a ecolalia.
As esteriotipias são movimentos repetitivos, podem ser movimentos simples como balançar o corpo, sacudir as mãos. Não, estereotipia é a repetição de movimentos e ecolalia se refere à a repetição de palavras, normalmente a ultima que ouve, pode ser tardia ou não. A Ecolalia é um tipo de estereotipia.
O diagnóstico é geralmente realizado por profissionais que observam os padrões comportamentais e a repetição da fala. Um estudo mencionado pelo portal “autismorealidade” revelou que o uso da ecolalia tardia pode ser uma ferramenta eficaz para interações sociais.
O autismo nível 1, também conhecido com síndrome de Asperger, apresenta as mesmas características do autismo clássico, mas de uma forma um pouco mais leve. Os pacientes possuem dificuldade de comunicação, mas que não interfere nas relações sociais de forma tão explícita.
"No transtorno do espectro autista, o TEA, muitas estereotipias —comportamentos motores ou verbais repetidos— são confundidas com manias, levando a alguns prejuízos devido ao diagnóstico tardio."
Algumas crianças com autismo imitam a fala sem entender o significado por trás desses sons. Elas podem usar a ecolalia como uma saída sensorial — uma maneira de se acalmar quando estão ansiosas ou para lidar com desafios sensoriais. Nesse caso, a ecolalia é uma forma de auto estimulação.
Miranda (1983) esclarece que há três tipos de ecolalia: imediata, referindo-se à repetição imediata do que a criança ouve; tardia, que ocorre quando a criança repete alguma coisa que ouviu em outro momento; e mitigada, que surge quando a criança repete de forma alterada o que ouviu anteriormente.
[ Patologia ] Distúrbio da fala que consiste na repetição involuntária de uma ou mais palavras, geralmente acabadas de proferir. Origem etimológica:grego pálin, de volta, novamente + -lalia.
Os movimentos repetitivos mais comuns de se observar no espectro autista envolvem: balançar o corpo para frente e para trás. balançar as mãos (também conhecido como “flapping”) bater os pés no chão ou em algum objeto próximo.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são comumente confundidos por apresentarem sintomas semelhantes e que podem comprometer o comportamento, o aprendizado, o desenvolvimento emocional e as habilidades sociais de quem os possui.
É quando a pessoa repete, tal como um eco, a linguagem da comunicação das pessoas que estão se comunicando com ela, e não por estar elaborando linguagem para se comunicar, pode ser apenas uma palavra ou algumas palavras ou parte de uma frase. Ecolalia é a repetição de palavras ou frases, ouvidas em outro contexto.