O indivíduo egocêntrico, no geral, está interessado nas próprias necessidades, as necessidades ou demandas dos outros são menores e menos importantes do que as do indivíduo egocêntrico. O narcisista por sua vez, geralmente tem um senso inflado da sua própria auto estima, grandeza e importância.
Uma pessoa egocêntrica não consegue demonstrar empatia, ou seja, não consegue colocar no lugar do outro, porque está constantemente ocupado com os seu "eu" e com os seus próprios interesses. Um indivíduo egocêntrico é também egoísta, porque pensa só em si ou pelo menos pensa em si mesmo em primeiro lugar.
A preocupação em ser grandioso, o exibicionismo, sentimento de indiferença em relação ao outro, a ausência de empatia e a incapacidade de se relacionar são aspectos que definem o narcisismo, segundo Anna Karynne Melo, psicóloga, psicoterapeuta e coordenadora do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza.
A pessoa com esse transtorno se preocupa com fantasias de grandes realizações, de ser admirada por sua inteligência ou beleza avassaladora, de ter prestígio e influência ou de vivenciar um grande amor.
Um dos pontos fracos principais de um narcisista é sua extrema sensibilidade à crítica e à rejeição. Apesar de sua aparência de confiança e autoestima elevada, narcisistas muitas vezes têm uma fragilidade emocional subjacente.
Se sentir sendo deixado de lado. Não conseguir manipular uma pessoa e não atingir um objetivo. Perder algo que para ele é muito importante. Ver a pessoa que ele manipula se rebelar.
Um homem narcisista manipula as emoções e os comportamentos de sua companheira para controlar suas ações. Ele pode distorcer a realidade, fazendo a mulher duvidar de si mesma (atitude conhecida como gaslighting) e constantemente tenta fazer com que suas decisões e vontades se alinhem com as dele.
O comportamento narcisista também envolve a falta de empatia, uma atitude exploradora em relação aos outros e, paradoxalmente – uma vez que representa um sinal claro de que eles são incapazes de se convencer de seu próprio brilhantismo – uma necessidade ardente de atenção e admiração das pessoas.
Mente e Cérebro – Narcisismo: a opinião excessivamente positiva a respeito das próprias habilidades prejudica o senso crítico e favorece decisões precipitadas e comportamentos impulsivos, o que pode levar a pessoa a se colocar em situações desconfortáveis ou até mesmo perigosas.
Como é o relacionamento amoroso com uma pessoa egocêntrica?
Agradar, se preocupar e se sacrificar não é amar. Se relacionar com pessoas com características egocêntricas pode ser muito desafiador. No começo você nem percebe e acha legal ter uma pessoa decidida ao seu lado. Além disso, você está tão apaixonada que nem liga para atender aos pedidos do amado ou da amada.
Como se chama a pessoa que acha que está sempre certa?
O egocentrismo é definido como um conjunto de ações e de comportamentos expresso por indivíduos que pensam demasiadamente em si mesmos. Quando alguém sempre se coloca no centro das atenções, se diz que essa pessoa é egocêntrica.
Como se chama uma pessoa que quer tudo do seu jeito?
Narcisismo, ou também chamado por seu nome completo e técnico de Transtorno de Personalidade Narcisista, é um desvio que afeta a mente da pessoa por completo. Isso quer dizer que o narcisista pensa, sente, percebe-se e interage com o mundo de maneira diferente da maioria das pessoas.
“Os narcisistas são pessoas que descartam facilmente a opinião da outra pessoa. Assim, quando o cônjuge fala que se sente mal com algo que ele está falando, o narcisista não se culpa, apenas diz que o outro não deveria se sentir assim, ou que fala para o crescimento, fortalecimento”, explica Lala.
O que confunde um narcisista? Vários fatores podem vir a confundir um narcisista. Uma vez que se coloca em primeiro lugar em tudo, quando se depara em situações que o outro está mais em evidência do que ele próprio, ele se pergunta: “Por que não eu?”.
Embora o narcisista maligno seja o mais perigoso, o narcisista oculto é notoriamente difícil de detectar. A vítima geralmente só percebe que está envolvida com uma pessoa prejudicial após um longo período de relacionamento. No início do relacionamento, o narcisista oculto cria uma imagem que é extremamente sedutora.
Uma pessoa narcisista tem um ego inflado e tende a se preocupar principalmente com suas próprias necessidades e desejos. Eles podem ter dificuldade em ver as coisas do ponto de vista dos outros e em se preocupar com as necessidades e desejos dos outros.
Começa com um narcisista vulnerável temendo que os outros não o percebam de determinada maneira — então, ele engrandece a si mesmo para aliviar esse medo.
2. “Seu comportamento não faz sentido.” A incapacidade de autoanálise. Uma fraqueza muito óbvia do narcisista é sua incapacidade de autorreflexão e autoanálise. Eles são incapazes de olhar para dentro para se compreender, para mergulhar em si mesmos.
“O vício, que interfere em sua vida pessoal, profissional e social, se relaciona com a necessidade de sentir euforia constantemente e aplacar o mal-estar, pois a pessoa narcisista não consegue aceitar que em sua vida haja dor, sente intolerância ao apagamento e à tristeza”, explica Barraca.
Muitas pessoas podem ter medo de se abrir, acrescentou, mas os narcisistas lidam com esse temor mantendo um ar de sentirem especiais. O professor explica que eles não só evitarão reconhecer que se sentem tristes ou solitários, mas também podem mencionar que não se sentem assim porque cuidam de si mesmos.
Quando os narcisistas se apaixonam, eles ficam obcecados em serem adorados e admirados por seus parceiros. Eles podem enchê-los de elogios e presentes ou tentar manipulá-los com grandes gestos de afeto.