Obnubilação designa a alteração do estado de consciência que faz com que não se consiga reagir a certos estímulos externos (como luzes ou chamados) ou mesmo responder a perguntas, falando com muita lentidão ou não conseguindo articular palavras.
Obnubilação: alteração na capacidade de pensar com clareza e com a rapidez costumeira; de perceber, de recordar e responder aos estímulos habituais. Estupor: inibição motora que se manifesta por imobilidade do corpo e da face, com mutismo mais ou menos acentuado.
A obnubilação prenuncia um aprofundamento do nível da consciência que pode chegar ao coma . Torpor : é um estado de inconsciência profunda de origem orgânica, com desaparecimento da sensibilidade ao meio ambiente e da faculdade de exibir reações motoras.
O que é obnubilação? Obnubilação designa a alteração do estado de consciência que faz com que não se consiga reagir a certos estímulos externos (como luzes ou chamados) ou mesmo responder a perguntas, falando com muita lentidão ou não conseguindo articular palavras.
Condição na qual o paciente é afetado por uma severa apatia, apresentando redução ou ausência das respostas emocionais ou mentais, de forma a não reagir aos estímulos, ainda que tenha consciência sobre o ambiente. É mais recorrente em pacientes que sofreram lesões frontais bilaterais.
D A obnubilação oniroide caracteriza-se, entre outros fatores, por ausência de sintomas psicóticos, por dificuldade de concentração, desagregação e dificuldade de compreensão de raciocínio, exaltação, perplexidade e frustração.
O paciente sonolento responde a estímulos verbais ou ao toque leve. O paciente letárgico ou obnubilado responde a estímulos mais vigorosos. O paciente em estupor apresenta redução da vigília, com retirada somente a estímulos vigorosos e/ou dolorosos.
O termo coma deriva da palavra grega “koma”, que significa sono profundo, e descreve uma situação clínica de inconsciência com extrema irresponsividade, durante a qual o paciente é incapaz de reagir ao ambiente.
Obnubilado: semelhante à letargia; o paciente tem interesse diminuído pelo ambiente, respostas lentas ao estímulo e tende a dormir mais que o normal, com torpor entre os estados do sono.
Adjetivo relativo ou próprio de sonho. Onírico é tudo aquilo que se refere ou faz parte do que é sonhado ou parte de um lugar fantasioso, próximo ao sonho.
O onirismo é um estado psicológico (ou uma alteração da consciência) que se caracteriza pela presença de alucinações semelhantes às que acontecem quando sonhamos, mas neste caso acontecem em estado de vigília. A condição também é conhecida por delírio do sono.
Uma responsividade diminuída ao mundo externo, conhecida como 'torpor psíquico' ou 'anestesia emocional', geralmente começa logo após o evento traumático.
Tameion é a tradução mais real da palavra quarto que Jesus usa em Mateus 6.6, que significa, despensa ou lugar onde empilhamos coisas, o famoso quarto da bagunça.
Os estímulos repetidos despertam o paciente apenas brevemente ou não o fazem. Dependendo da causa, desenvolvem-se outros sintomas (ver tabela Achados por localização): Anormalidades oculares: as pupilas podem estar dilatadas, puntiformes ou desiguais. Uma ou ambas as pupilas podem estar fixas na posição média.
Estupor é um estado de falta de resposta excessivamente profundo. As pessoas podem ser despertadas apenas brevemente por estímulo vigoroso, como chacoalhar repetidas vezes, chamar em voz alta ou beliscar. Coma é um estado de completa falta de resposta (exceto para determinados reflexos automáticos).
Morte encefálica é a definição legal de morte. É a completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro. Isto significa que, como resultado de severa agressão ou ferimento grave no cérebro, o sangue que vem do corpo e supre o cérebro é bloqueado e o cérebro morre.