Diversidade é a capacidade de reconhecer, aceitar e valorizar as diferenças entre as pessoas, seja em termos de raça, gênero, idade, orientação sexual, habilidade, religião ou qualquer outra característica que possa diferenciar um indivíduo de outro.
Diversidade refere-se à presença de uma variedade de características, como raça, gênero, idade, orientação sexual, origem étnica e habilidades, dentro de um grupo ou organização. É sobre a representação de diferentes identidades e perspectivas.
Relacionada a pluralidade, a diversidade é um conceito que fala sobre as características que diferenciam uma pessoa da outra, sejam elas físicas, culturais ou comportamentais.
Falar sobre diversidade é falar sobre todos nós, pois é exatamente disso que somos feitos, das nossas diferenças. A diversidade é vital e enriquecedora para qualquer sociedade. Experimentar a diversidade em nossa vida diária, significa estar em contato com pessoas, culturas, tradições e práticas diferentes das nossas.
O termo biodiversidade - ou diversidade biológica - descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano.
É possível definir a diversidade como um grupo de diferenças e semelhanças que define pessoas, as tornando únicas de acordo com sua etnia, gênero, orientação sexual, deficiência, religião ou nacionalidade.
Diversidade em língua, religião, costumes e tradições
Essa mesma diversidade pode ser observada quando analisamos religiões, costumes e tradições; elementos que influenciam e são influenciados pela maneira como vivemos e como a nossa sociedade foi formada.
A diversidade está submissa à vontade e ao projeto de Deus, mediante o Espírito Santo. É mediante o Espírito que Deus cria a unidade, sem eliminar a diversidade. É mediante o Espírito que Deus envia os apóstolos às diferentes nações anunciarem a Boa Nova da vida abundante para todas pessoas (Jo 10.10).
Diverso é todo ser humano que por suas características - físicas ou não - se apresenta como diferente do modelo padrão. O modelo padrão é "escolhido" pela sociedade e se apresenta de forma diferente em culturas diferentes, cada cultura tem seu modelo padrão que se perpetua no tempo por meio de paradigmas.
A missão da Somos Diversidade é difundir a ideia de que a competência profissional de um indivíduo é dissociada de suas crenças, origens, gênero, questões identitárias, idade, classe social, e outros marcadores que os atravessam - e que celebrar a diferença é abraçar quem somos e potencializar ainda mais nossas equipes ...
O que a falta de diversidade causa? A falta de diversidade nas empresas, nas escolas, em cargos de liderança, ou em qualquer outro espaço, desencadeiam uma série de problemas e conflitos relacionados à violação do direito dessas pessoas, e que ferem inclusive os direitos humanos.
Respostas. Para mim, uma pessoa diversa é qualquer pessoa que tenha características, identidades ou experiências diferentes das minhas. Isso pode incluir pessoas de diferentes orientações sexuais, identidades de gênero, raças, etnias, religiões, idades, habilidades, nacionalidades, entre outras.
É o entendimento de que todos os seres humanos são sujeitos de direitos e podem exercê-los em condições de igualdade e na forma da lei, independentemente de suas características ou diferenças.
Diversidade é a capacidade de reconhecer, aceitar e valorizar as diferenças entre as pessoas, seja em termos de raça, gênero, idade, orientação sexual, habilidade, religião ou qualquer outra característica que possa diferenciar um indivíduo de outro.
Diversidade é qualidade do que é diverso, um conjunto variado de coisas ou pessoas que integram um todo. A importância da diversidade está intrínseca em nosso dia a dia.
A diversidade humana ou social significa infinidade de diferenças entre as pessoas ou grupos que compõem a vida em comunidade. Há pessoas que falam e se comportam de formas diferentes, aprendem em ritmo diferente, não acreditam nas mesmas coisas, não têm opiniões parecidas, nem compartilham os mesmos sonhos.
Conhecer diferentes povos e suas culturas por meio de pesquisas, filmes, fotos, entrevistas, relatos e outros; Compreender e respeitar as diversas estruturas familiares; Identificar as funções desempenhadas por diferentes profissionais.
O termo é amplo e abrange temas como gênero, etnia, orientação sexual, deficiências, entre outros. Para incentivar a diversidade é necessário compreender e abordar seus seis pilares: gênero, étnico-racial, LGBTAQIAPN+, geracional, pessoas com deficiência e origem.
A Diversidade inclui todas as formas pelas quais as pessoas diferem e abrange todas as diversas características que tornam um indivíduo ou grupo diferente de outro. É abrangente e reconhece todos e todos os grupos como parte da diversidade que deve ser valorizada.
É necessário promover a inclusão nas escolas, empresas e comunidades, criando ambientes seguros e acolhedores para todos. Devemos trabalhar juntos para combater estereótipos, desconstruir preconceitos arraigados e promover a diversidade em todas as esferas da sociedade.