A pessoa retraída na psicologia é aquela que tem dificuldade em se expressar emocionalmente e socialmente. Essa característica pode ser resultado de traumas, inseguranças, timidez ou até mesmo de uma personalidade introvertida.
Pessoas tímidas costumam ter um efeito calmante nos outros por falarem suavemente e terem uma postura tranquila. Mesmo que não se comuniquem muito, outras pessoas sentem vontade de ficar perto delas por conta disso. Essa é uma característica que muitas vezes não é valorizada, mas é benéfica para o convívio social.
O que significa ser ou estar 'emocionalmente indisponível'? Segundo a terapeuta Alyson Cohen, uma pessoa emocionalmente indisponível tem dificuldade em receber amor e outras emoções profundas de outras pessoas. “É difícil entender os sentimentos dos outros, porque eles mal conseguem entender os próprios”, explica.
BORDERLINE: o transtorno de personalidade que altera a pessoa
O que é uma pessoa apegada emocionalmente?
O que é dependência emocional? A dependência emocional caracteriza-se pelo apego excessivo a outra pessoa. Esta pode ser um cônjuge, um parente ou um amigo. Todavia, é mais comum ver esse tipo de dinâmica em relacionamentos amorosos, onde são investidas mais emoções e sentimentos.
Essa condição está mais ligada à timidez e à insegurança emocional. Assim, o comportamento retraído é uma manifestação da falta de confiança para expressar opiniões ou os sentimentos.
Quais são as características de uma pessoa tímida?
É alguém que é inseguro e prefere ficar nos bastidores, não na linha de frente. O medo de desaprovação do tímido chega a ser patológico, porque a pessoa pode desenvolver algum tipo de ansiedade, crise de pânico ou depressão em função disso”, afirma. No trabalho, o tímido será alguém bastante observador.
O retraimento social dos adolescentes refere-se ao auto-isolamento relativamente ao seu grupo de pares, que se traduz num comportamento solitário manifestado de forma consistente (em diferentes situações e ao longo do tempo) e na presença de pares com quem têm familiaridade ou não.
É uma condição em que a pessoa evita ou se sente desconfortável em interagir com outras pessoas, seja em ambientes sociais, profissionais ou familiares.
Crianças excessivamente tímidas, ansiosas e socialmente retraídas não têm intenção de permanecerem isoladas, mas não lhes restam muitas escolhas, pois são ignoradas e/ou rejeitadas pelos pares (Younger & Daniels, 1992; Nelson, Rubin, & Fox, 2005).
O retraimento social refere-se ao comportamento de crianças e adolescentes que, na presença dos seus pares, se isolam de modo recorrente e consistente, ao longo do tempo e em diferentes contextos (Rubin & Burgess, 2001; Rubin, Coplan, & Bowker, 2009).
O retraimento emocional é um estado psicológico em que uma pessoa se fecha emocionalmente e se torna menos expressiva em relação aos seus sentimentos e emoções. Pode ser causado por experiências traumáticas, problemas de saúde mental, falta de habilidades sociais ou baixa autoestima.
O que é reprimir as emoções? Reprimir as emoções refere-se ao ato de suprimir ou negar conscientemente os sentimentos que surgem em uma pessoa. Isso pode envolver tentativas de não expressar emoções, como tristeza, raiva, medo ou até mesmo alegria, seja por razões pessoais, sociais ou culturais.
Para a psicóloga, o primeiro passo é refletir se a sua relação possui individualidade. “Quando existe amor, as pessoas conseguem coexistir dentro da dinâmica amorosa. Já no apego, não há respeito à particularidade. Muito pelo contrário: existe uma questão de posse em que eu não consigo viver sem o outro”, clarifica.
O bloqueio emocional é um mecanismo de defesa onde a pessoa bloqueia as emoções para evitar o sofrimento e a dor em algumas situações, podendo causar falta de interesse em se envolver com outras pessoas, pensamentos negativos, ansiedade e irritabilidade, por exemplo.
Amamos em nossa plenitude as pessoas, as situações, algo ou alguém, independente do outro. O amor não é egoísta ou egocêntrico, é o amar sem esperar a volta. Já a dependência emocional é totalmente o contrário, pois é carregada de ego. Você acredita que apenas será feliz ou sobreviverá se o outro estiver contigo.