Uma mente sábia é objetiva, neutra e imparcial, o que lhe permite perceber através dos preconceitos e refletir à luz de sua própria natureza, tornando-se consciente de que esses vieses distorcem a realidade.
1 Que ou aquele que sabe muito; que ou aquele que revela muita erudição ou uma vasta soma de conhecimentos variados; erudito, letrado, sapiente. 2 Que ou aquele que tem muitos conhecimentos em uma determinada área do saber. 3 Que ou aquele que age ou se expressa usando a razão, o bom senso e o código moral; sensato.
Sabedoria é a habilidade de compreender todos os aspectos de um problema, sem se deixar levar pelos seus próprios sentimentos. O significado de uma cabeça aberta é encontrar a verdadeira empatia e entender que que todo mundo possui uma história que é só sua, e não nos cabe julgar.
Pessoas sábias acompanham as notícias cotidianas em jornais e afins, mas também gostam de Literatura e se permitem experimentar diversos tipos de leitura: ficção, biografias, memórias, humor, ciência, romance e o que mais despertar interesse está valendo.
O indivíduo sábio é aquele que sabe coisas que podem ajudá-lo a agir corretamente para alcançar os seus objetivos. Os sábios também apresentam maior equilíbrio emocional para tomar decisões que podem impactar as suas vidas.
Assumem suas responsabilidades e não culpam os outros pelas próprias inadequações, problemas ou sofrimentos, fazendo o que tem que ser feito, sem serem tomados pelas emoções. Em outras palavras, possuem uma elevada inteligência emocional.
O homem sábio se torna famoso pelo seu bom senso; quem fala com equilíbrio promove o ensino. A sabedoria é a fonte da vida para os sábios, mas o tolo será castigado pela sua própria tolice. O coração do homem sábio controla suas palavras e os seus lábios promovem a instrução.
Constatamos que a palavra “sabedoria” advém do grego sophia e significa excelência mental no sentido mais pleno. Portanto, sabedoria inclui não apenas o conhecimento, mas a habilidade e o julgamento para aplicar tal conhecimento às circunstâncias e situações da vida.
O homem sábio é aquele que conhece e segue os princípios bíblicos. Neste livro apresentamos os fundamentos cristãos que, ao serem adotados, promoverão a saúde e a longevidade de uma pessoa.
Deus deu a Salomão sabedoria, entendimento fora do comum e conhecimentos tão grandes, que não podiam ser medidos. Salomão era mais sábio do que qualquer homem do Oriente ou do Egito. Ele era mais sábio do que todos os homens: mais sábio do que Etã, o ezraíta, e do que Hemã, Calcol e Darda, filhos de Maol.
Qual a diferença entre uma pessoa inteligente e uma pessoa sábia?
Em resumo, a inteligência está relacionada à capacidade de pensar e raciocinar de maneira eficiente (cognitiva e socioemocionalmente), enquanto a sabedoria envolve uma compreensão profunda e uma aplicação sensata do conhecimento para viver bem e tomar decisões ponderadas.
O tolo é inteligente, apenas não usa os recursos que tem – o sábio até pode ser menos bafejado pela inteligência, mas, sabe fazer uso de tudo o que tem. A tolice nunca é sábia – a sabedoria nunca é tola. O sábio nunca será tolo mesmo quando parece que é.
Ser sábio não significa ser frio. Pelo contrário, pessoas sábias sentem as mais diferentes e intensas emoções. A diferença é que os sábios conseguem equilibrar melhor as suas emoções. Ou seja, tendem a não deixar os sentimentos atrapalharem a sua tomada consciente de decisões.
Uma mente sábia é objetiva, neutra e imparcial, o que lhe permite perceber através dos preconceitos e refletir à luz de sua própria natureza, tornando-se consciente de que esses vieses distorcem a realidade.
“A justiça requer sabedoria que é a característica de uma pessoa sábia e que significa ter um conhecimento extenso e profundo de várias coisas ou de um tópico em particular. A sabedoria muitas vezes é indicativa de uma pessoa instruída, que tem muito juízo, bom senso e se comporta com retidão.”
“Saber”, do latim “sapere”, é “ter gosto; exalar um cheiro, um odor; (fig)., ter inteligência, juízo; conhecer, compreender, saber”; “sabedoria”, do grego “sofia”, é o que detém o “sábio” (do grego “sofós”; em latim: “sapidus”), que tem um sabor/saber, que sabe muito, erudito.
Sábios se encontram muito próximos de nós, são pessoas que vivem na simplicidade e mesmo assim transmitem seu legado de conhecimento. Que cada um de nós possa usar seu conhecimento para o bem. Assim formaremos uma sociedade muito melhor.
Ninguém se engane a si mesmo: se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio. Anda com os sábios e serás sábio, mas o companheiro dos tolos será afligido.