San (さん) é um sufixo honorífico japonês usado após o nome de uma pessoa, seja homem ou mulher, para mostrar respeito. Diferente de títulos ocidentais como “Sr.” ou “Sra.”, san é mais versátil e pode ser usado em quase todas as situações.
San. É o sufixo mais comum, usado em sinal de educação tanto para homens quanto mulheres. É equivalente à forma como usamos senhor e senhora aqui no Brasil. Ou seja: em praticamente todas as situações em que não possuímos afinidade com a pessoa, principalmente se ela tiver mais idade.
Quando se chama alguém pelo seu nome em japonês, acrescenta-se o título honorífico SAN depois do nome. Quando se fala com meninas, pode-se acrescentar CHAN depois do nome. Já com meninos, acrescenta-se KUN depois do nome.
Dentre as formas de tratamento apresentadas aqui, o "sama" é o mais formal e respeitoso. Ele é usado para expressar um nível de respeito superior ao do "san" e normalmente é usado para se referir aos clientes, aos superiores em um nível bem mais alto hierarquicamente etc.
San — sufixo de um dos títulos honoríficos japoneses. San ou Ϻ — letra do alfabeto grego antigo, depois substituída por sigma. San — personagem do filme Mononoke Hime.
San (さん) é o mais comum de todos e, provavelmente, o mais conhecido fora do Japão. É usado para referir-se a alguém de mesma hierarquia, quer etária, quer profissional.
"Mente Sã, Corpo São™" é a crença de que as pessoas ficam mais felizes quando se esforçam. A frase é a filosofia da ASICS. A ASICS é um acrónimo para a expressão latina "Anima Sana In Corpore Sano" pelo antigo satirista romano Juvenal.
Se você estuda a língua japonesa há algum tempo deve ter percebido que existe uma série de sufixos de tratamento que são usados nos nomes das pessoas. A primeira coisa que se aprende é que -San é tipo Sr. Ou Sra.
'Mens sana in corpore sano' é uma famosa citação de origem latina que significa "uma mente sã num corpo são". A expressão é derivada da Sátira X de autoria do poeta romano Juvenal. No contexto do poema, a frase faz parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida.
Autofluxo. É um fenômeno que lê milhares de vezes por dia a memória, produzindo pensamentos que nos distraem, nos animam, nos fazem sonhar etc. Sem ele, morreríamos de tédio, solidão e angústia existencial. O Autofluxo é a maior fonte de entretenimento humano, até mesmo maior que a televisão!
Comece praticando o autocuidado: priorize um sono de qualidade, busque alimentação saudável, realize atividades que são prazerosas, pratique atividades físicas, faça atividades relaxantes, como meditação, e preste atenção nos seus sentimentos, tirando um momento para se ver, se ouvir, sentindo e acolhendo suas emoções.
San (さん) Este é o sufixo mais comum. De modo geral, pode ser empregado em sinal de educação tanto para homem ou mulher. Além disso, este honorífico é usado em praticamente todas as situações.
É um nome de gênero neutro, podendo ser usado tanto para meninos quanto para meninas. Possui uma origem hebraica e tem uma variedade de significados e associações culturais. Quando relacionado a uma forma abreviada do nome Samuel, está relacionado ao conceito de "seu nome é Deus" ou "o nome de Deus".
Sama é o tratamento honorífico mais elevado que existe no sistema hierárquico japonês. A família imperial japonesa, por exemplo, recebe o título de sama como forma de tratamento formal e respeitosa. A tradução mais próxima do termo sama para o português seria “Vossa Excelência” ou “vossa senhoria”.