Quando a posse justa se torna injusta?
É justa a posse que não for violenta, clandestina ou precária. Posse justa: é aquela cuja aquisição não repugna ao Direito. Posse Injusta: será por outro lado posse injusta aquela adquirida por meio do uso da força ou ameaça (violência), ardil (clandestinidade) ou abuso da confiança (precariedade).O que significa posse a justo título?
Considera-se justo título, para a presunção relativa da boa-fé do possuidor, o justo motivo que lhe autoriza a aquisição derivada da posse, esteja ou não materializado em instrumento público ou particular.Quais são os tipos de posse?
Em breves palavras podem ser citadas as posses direta, indireta, justa, injusta, de boa ou má-fé, primitiva, derivada, nova ou velha e ainda as posses ad interdicta e ad usucapionem.Quais os efeitos da posse injusta?
Dizendo de outro modo, a posse injusta, violenta ou clandestina, tem vícios ligados a sua causa ilícita. São vícios pretéritos, mas que maculam a posse mantendo o estigma da origem. Isso porque, como acima dito, enquanto persistirem os atos violentos e clandestinos, nem posse haverá, mas mera detenção."AULA 13 - CLASSIFICAÇÃO DA POSSE - JUSTA E INJUSTA - PARTE I
O que caracteriza a posse justa?
A posse justa é aquela que não tem vícios objetivos, sendo obtida de acordo com as previsões legais e sem nenhuma complicação jurídica. Já a posse injusta possui algum dos chamados "vícios objetivos", quais sejam: a violência, a clandestinidade e a precariedade.Pode haver posse justa e de má-fé?
É o que se vê em: “Em regra, a posse justa é uma posse de boa-fé, mas nada impede que haja uma posse justa qualificada pela má-fé” (PINTO, 2011, p. 505).Como comprovar posse mansa e pacífica?
Escrituras, contratos, declarações, recibos e documentos que esclareçam a origem da posse; Notas fiscais de gastos com edificação, reformas ou conservação do imóvel; Testemunhas relativas ao tempo de posse; Certidão vintenária de distribuição cível em nome do autor para comprovar a posse mansa e pacífica.Qual documento comprova posse?
Documentos necessários para comprovar posse
- Contrato de compra e venda.
- Escritura de compra e venda.
- Certidão de registro do imóvel.
- Matrícula do imóvel.
- Comprovantes de pagamento de impostos e taxas, como IPTU, água, luz e gás.
- Contrato de locação, autorizações e permissões referentes ao imóvel.
Quando a posse passa a ser de má-fé?
Posse de má-fé – situação em que alguém sabe do vício que acomete a coisa, mas mesmo assim pretende exercer o domínio fático sobre esta. Neste caso, o possuidor nunca possui um justo título.Qual posse não gera usucapião?
1208 do CC : “Não induzem posse os atos de mera permissão ou tolerância assim como não autorizam a sua aquisição os atos violentos, ou clandestinos, senão depois de cessar a violência ou clandestinidade”, o que não traz para a recorrente qualquer menção de cumprimento aos requisitos para usucapião.Como comprovar o justo título?
O justo título pode se concretizar em uma escritura de compra e venda, formal de partilha, carta de arrematação, enfim, um instrumento extrinsecamente adequado à aquisição do bem por modo derivado.Qual usucapião precisa de justo título?
Com o advento do novo Código Civil, ano 2002, o usucapião ordinário foi desdobrado em dois suportes fáticos, a saber: “Artigo 1.242. Adquire-se também a propriedade do imóvel aquele que, contínua e incontestadamente, com justo título e boa-fé, o possuir por dez anos.O que é posse sem justo título?
Posse com título – situação em que há uma causa representativa da transmissão da posse, caso de um documento escrito, como ocorre na vigência de um contrato de locação ou de comodato, por exemplo. Posse sem título – situação em que não há uma causa representativa, pelo menos aparente, da transmissão do domínio fático.É possível usucapião de posse injusta?
Desse modo, havendo o caráter ad usucapionem em conjunto com o lapso temporal, bem como com a mansidão e pacificidade ainda que a posse seja injusta poderá ocorrer o usucapião.O que é boa-fé no usucapião?
O princípio da boa-fé nos direitos reais projeta-se, fundamentalmente, em duas áreas: na posse (incluindo a usucapião) e na acessão industrial. A boa-fé, neste sentido, significa que o sujeito, a pessoa, ignora, desculpavelmente, determinados factos ou situações.Como se prova a posse?
A prova testemunhal é uma forma importante de comprovar a posse, sendo possível apresentar testemunhas que atestem o tempo de posse, a forma como o bem foi utilizado e a relação com a comunidade local. Além disso, declarações de vizinhos que confirmem a posse e a utilização do imóvel também têm grande valor probatório.Como provar a posse do imóvel?
O registro do imóvel em cartório é uma documentação oficial que pode ajudar a comprovar a posse, incluindo informações sobre a aquisição da propriedade e eventuais transferências ao longo do tempo.É arriscado comprar terreno de posse?
Sem uma titulação formal, a posse do terreno fica vulnerável a reclamações de terceiros, incluindo o verdadeiro proprietário legal. Essas alegações podem resultar em processos judiciais que, além de consumir tempo, podem levar à perda total do investimento.O que tira a posse mansa e pacífica?
ii. a posse seja mansa e pacífica, ou seja, exercida sem oposição. Assim, se o proprietário do bem tomou alguma providência na área judicial, fica descaracterizada a posse ad usucapionem.É possível herdar posse?
Tanto a posse como a propriedade transmitem-se aos herdeiros a partir do evento morte. Entretanto, para fins de regularização do direito de propriedade/posse dos herdeiros, torna-se necessária, em regra, a propositura da competente ação de inventário.Quais documentos comprovam posse?
Exemplos do que comprova a posse de um imóvel são:
- Comprovantes de endereço: faturas de energia, água, telefone e outras que demonstrem a residência no imóvel;
- Declarações de testemunhas: documentos assinados por pessoas que atestem a posse do imóvel pelo possuidor;
Quando a posse injusta passa a ser justa?
O Código Civil define posse justa no artigo 1.200, afirmando que ela será aquela que não for violenta, clandestina ou precária (vi, clam et precario). Embora o dispositivo não faça qualquer menção à verificação do vício no momento da instalação da posse, tal circunstância, como se viu, é destacada pela doutrina.Quais são os tipos de posse injusta?
Posse de Boa-fé e Posse de Má-féA posse de boa-fé está prevista no artigo 1.201 do Código Civil de 2002. Pode-se dizer que a posse injusta pode ser de boa-fé ou de má-fé.