O coeficiente angular de uma reta é um número que indica a inclinação de uma reta em relação à horizontal e influencia no comportamento da reta para valores crescentes de x. Na reta de equação y = mx +n , m ≠ 0, os números m e n são, respectivamente, os coeficientes angular e linear.
A declividade 𝑚 de uma reta é definida como: • a tangente de seu ângulo de inclinação ou, • a taxa de variação da distância vertical (elevação) relativamente à variação da distância horizontal (percurso), à medida que um ponto se move ao longo da reta, em qualquer sentido.
Retas paralelas: são retas que não possuem interseção e estão em um mesmo plano. Retas concorrentes são retas que têm um ponto em comum. As retas perpendiculares são retas concorrentes que formam entre si um ângulo reto. Retas reversas são retas que não têm interseção entre elas e que não são paralelas.
Qual é o significado físico da inclinação da reta?
A inclinação da reta nesse tipo de gráfico tem como significado físico a velocidade do corpo. Como a reta não apresenta inclinação, isso significa que sua velocidade é nula.
O plano inclinado é uma máquina simples que pode ser usada para decompor a intensidade da força que é aplicada em alguma direção. Está presente em rampas, parafusos, cunhas, facas etc. O estudo do plano inclinado envolve o conhecimento de vetores e é uma das mais importantes aplicações das leis de Newton.
Ângulo reto: Um ângulo reto é um ângulo cuja medida é exatamente 90 graus. Assim os seus lados estão localizados em retas perpendiculares. Ângulo obtuso: Um ângulo cuja medida está entre 90 graus e 180 graus. Na figura seguinte temos o exemplo de um ângulo obtuso de 135 graus.
As mais comuns são as inclinadas, horizontais, verticais, paralelas, coincidentes, reversas, coplanares, transversais, perpendiculares e retas concorrentes.
Declividade é a tangente da inclinação da superfície do terreno em relação à horizontal, ou seja, é a relação entre a diferença de altura entre dois pontos e a distância horizontal entre esses pontos. É dada pelo ângulo de inclinação (zenital) da superfície do terreno em relação à horizontal.
Já o declive, resumidamente, é uma descida, ou seja, um trecho de terreno em que a inclinação é descendente. Na mesma ladeira, quando você vai para baixo, está em um declive.
A inclinação mínima é calculada em percentual, relacionando o comprimento e a altura do telhado. O que determina esse valor é o tipo de telha que será usado na obra. Por exemplo: Um telhado com inclinação de 10% é o mesmo que: 10% = 10cm/1m.
Considere uma reta s que intercepta o eixo Ox no ponto M. A reta s está formando com o eixo Ox um ângulo β. A medida desse ângulo é feita em sentido anti-horário a partir de um ponto pertencente ao eixo Ox. Assim, podemos dizer que a reta s tem inclinação β e o seu coeficiente angular (m) igual a: m = tg β.
A inclinação pode ser expressa como uma porcentagem, como resultado da relação entre a altura a vencer (h) e a distância da seção no plano horizontal (d) multiplicada por 100.
São retas que possuem pelo menos dois pontos em comum. Como reta alguma faz curva, se duas retas possuem dois pontos em comum, elas possuem todos os pontos em comum. O resultado disso é visto geometricamente como uma reta só.
Para desenhar uma reta, só são necessários dois pontos. Esse é mais um postulado proveniente da geometria. Uma reta é uma figura geométrica que possui uma única dimensão. Isso significa que só é possível tomar uma medida de qualquer objeto definido dentro de uma reta.
O plano inclinado é frequentemente um dos primeiros experimentos a ser estudado pelos alunos nas aulas de física. É relatado na maioria dos livros didáticos como o experimento com o qual Galileu chegou à lei matemática do movimento de queda livre dos corpos.