As revelações acontecem quando Deus Se comunica com Seus filhos. Esse tipo de orientação vem por vários meios, de acordo com as necessidades e a situação das pessoas, das famílias e da Igreja como um todo.
A Revelação é a aproximação de Deus em relação ao Homem. Ela se dá em momentos históricos e na própria História. Assim, pode ser compreendida quando se olha para a História. Esta se torna “Economia”, História da Salvação e vai progredindo conforme o Homem pode aproximar-se mais de sua Fonte.
Quando o Senhor revela algo para alguém a faz ver ou entender algo que ainda não estava claro. Esse entendimento fortalece, renova, direciona, orienta. Por exemplo: a Salvação, a fé, a existência e o destino da alma são tipos de revelações.
A revelação divina é classificada geralmente em revelação geral e especial. A revelação geral é o que Deus revelou sobre si através das obras que ele criou. É geral porque alcança a todos os seres humanos vivos onde eles estiverem.
A revelação é o ato de revelar ou desvendar ou tornar algo claro, ou óbvio e compreensível por meio de uma comunicação ativa ou passiva com a Divindade.
A Humanidade da era Cristã recebeu a Revelação divina em três aspectos essenciais: → Moisés trouxe a missão da Justiça; → O Evangelho, a revelação insuperável do Amor; → O Espiritismo, a sublime tarefa da Verdade.
O termo "revelar" significa fazer com que algo seja conhecido. Uma "revelação" é algo que foi divulgado. Na Bíblia, o termo "revelar" é usado frequentemente para descrever como Deus se tornou conhecido pelas pessoas.
No sentido especial da fé religiosa, a “revelação” trata mais parti- cularmente das coisas espirituais que o homem não pode descobrir por si mesmo, nem com o auxílio dos seus sentidos. Esse conhecimento lhe é dado por Deus ou por Seus mensageiros, seja por meio da palavra direta, seja pela inspiração.
Deus revela-Se “em seu próprio tempo e a seu próprio modo e de acordo com sua própria vontade” (ver D&C 88:63–68). A revelação provavelmente nos virá linha sobre linha, preceito sobre preceito, um pouco aqui e um pouco ali. Devemos ser pacientes e confiar no Senhor.
Desde o início, Deus se comunica com o ser humano de forma a não somente transmitir mensagens, mas fazendo doação de Si mesmo a nós. “Por uma vontade absolutamente livre, Deus revela-se e dá-se ao homem” (Catecismo da Igreja Católica, nº 50).
Deus se revelou como um ser pessoal e trino, através da “história da salvação”, recolhida na Bíblia. Com essa Revelação, Deus quer oferecer aos homens a possibilidade de viver em comunhão com Ele, para que possam participar dos seus bens e da sua vida, e assim chegar à felicidade.
A revelação divina é muito mais do que isso; ela é sobretudo a comunicação da própria vida de Deus. Ao se revelar, Deus Se comunica a Si mesmo ao homem. O que Deus dá na sua revelação é a Si mesmo. Por isso podemos dizer que a revelação é autodoação.
Mas Deus quando fala, quando deseja e revela esse desejo, realiza realmente o que fala, o que deseja e o que revela. Assim, se Ele comunica o seu desígnio de salvação, realiza essa salvação de fato. Para Deus, falar e agir, realizar e desejar é a mesma coisa.
A fim de receber revelação pessoal, devemos preparar-nos vivendo dignamente e estudando e ponderando as escrituras. Se buscarmos e pedirmos, Deus revelará Sua vontade para nós por meio do Espírito Santo.
A forma como Deus melhor se comunica conosco é através de seu filho, Jesus (Hebreus 1:1-2). Deus sabia que não havia uma forma melhor de entendermos a profundidade de seu propósito para nós do que se tornando humano e vivendo entre nós.
A Bíblia nos ensina que a revelação de Deus pode ser percebida de diversas maneiras, seja por meio da Natureza (leia Salmo 19.1 a 4), através de sonhos e visões, dentre outras formas. No entanto, a revelação suprema de Deus foi através de Cristo.
A revelação é a comunicação de Deus com o homem. Ela pode ocorrer de várias maneiras. Alguns profetas, como Moisés e Joseph Smith, conversaram com Deus face a face. Algumas pessoas tiveram uma comunicação pessoal com anjos.
Chama-se Revelação Espírita o conjunto teórico de informações de caráter científico e ensinamentos de caráter filosófico e moral provindos da interação entre os Espíritos desencarnados e a Humanidade, da qual resultou o Espiritismo, ou Doutrina Espírita.
Existem alguns sinais que nos indicam se temos ou não o dom da revelação como ter um desejo crescente de construir um relacionamento com Deus, orar espontaneamente, rezar por uma pessoa e receber a resposta dela de que as palavras que você usou eram exatamente as que ela precisava ouvir.