Entre os exemplos mais comuns de marcas transversais estão as faixas de travessia de pedestres, parada obrigatória, redução de velocidade, velocidade máxima permitida, aviso de pedágio, ciclovias, vagas para estacionamentos especiais (idosos, pessoas com deficiência e taxistas), ônibus, entre outras.
As marcas transversais, são marcas que transpassam as vias, formando um ângulo de 90º com o fluxo de veículos. Tem como função geral, reduzir a velocidade do veículo, indicam travessia de pedestres e posições de parada, assim melhorando a interseção de veículos e pedestres e velocidade da via.
Transversal é o nome dado à reta que cruza um par ou um feixe de retas paralelas. A reta transversal gera diferentes tipos de ângulos. Um plano pode ser transversal a uma superfície plana.
As marcas transversais, são apostas no sentido da largura das faixas de rodagem e podem ser completadas por símbolos ou inscrições. Para regular o estacionamento e a paragem podem ser utilizadas as marcas M12 a M14.
Marcas transversais: linhas e símbolos em branco ou amarelo que são utilizadas para incentivo de redução à velocidade, “dê a preferência”, travessia de pedestres, marcação de área de conflito e cruzamento, etc.
TRANSVERSAL E LONGITUDINAL - CURSO DE PRIMEIRA HABILITAÇÃO - #21
O que são termos transversais?
Os Temas Transversais caracterizam-se por um conjunto de assuntos que aparecem transversalizados em áreas determinadas do currículo, que se constituem na necessidade de um trabalho mais significativo e expressivo de temáticas sociais na escola.
Ruas Transversais são as ruas que se ligam com as ruas estruturantes e foram denominadas na pesquisa como transversais porque conectam as ruas estruturantes com as ruas locais da área pesquisada.
Entre os exemplos mais comuns de marcas transversais estão as faixas de travessia de pedestres, parada obrigatória, redução de velocidade, velocidade máxima permitida, aviso de pedágio, ciclovias, vagas para estacionamentos especiais (idosos, pessoas com deficiência e taxistas), ônibus, entre outras.
“É a colisão entre a frente de um veículo e a lateral de um outro. Essa colisão transversal acontece em decorrência do não respeito à preferencial ou ao sinal semafórico”, detalhou. Ainda segundo o sargento Tiago Damasceno, após a colisão transversal, estão as colisões longitudinais.
Uma ou duas faixas contínuas: não é permitido ultrapassar em nenhum dos sentidos. Faixa contínua ao lado de uma tracejada: a ultrapassagem é permitida apenas para o lado tracejado. Duas faixas tracejadas: a ultrapassagem é permitida nos dois sentidos.
A LPP (Linha de indicação de proibição de estacionamento e/ou parada) é uma faixa amarela pintada na lateral da pista, que indica que é proibido estacionar nos trechos em que ela existe. Vale ressaltar que é de extrema importância seguir as orientações das sinalizações horizontais para evitar sinistros de trânsitos.
Há ainda as rodovias que possuem diretriz de traçado no sentido transversal (oeste-leste), mais conhecidas como transversais, cujo primeiro algarismo é 2, como a BR-230, BR-262 e BR-290. Outro tipo de rodovias são as diagonais, que começam pelo algarismo 3, por exemplo, BR-304, BR-324 e BR-364.
Os tipos de abalroamento são: lateral sentido oposto, lateral mesmo sentido, transversal (ou frontal), choque com veículo estacionado, choque com objeto fixo, colisão frontal ou colisão traseira. Já em relação ao seguro do carro, normalmente este tipo de colisão recebe a cobertura da empresa.
3.1 Ondulações transversais (lombadas): são dispositivos físicos colocados acima do pavimento, com a finalidade precípua de reduzir a velocidade dos veículos que passam pelo local, a um nível satisfatório, aumentando a segurança de veículos e pedestres em trânsito.
Quando o maior eixo do feto coincide com o maior eixo do útero, temos uma situação longitudinal. Agora, se o maior eixo do feto estiver perpendicular ao maior eixo do útero, esta é uma situação transversa.
As medidas Lineares Transversais ou de Diâmetro são aquelas de mensuração do crescimento e o desenvolvimento ósseo. Envolve diâmetros de tronco e ossos de membros.
Para sondar o conhecimento dos docentes referente aos PCNs, buscamos verificar se os mesmos sabiam quais são os temas transversais contidos nos PCNs, e 95% dos sujeitos respondeu de maneira correta a questão que continha: Ética, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Pluralidade Cultural, Saúde, Trabalho e Consumo.
As questões transversais são as que se relacionam com e devem ser consideradas dentro de outras categorias para serem tratadas de forma aproriada, por exemplo, género, idade, igualdade, deficiência e HIV e SIDA.