Mojar nos animais, principalmente nas vacas, é o tempo de prenhez, gravidez, tempo que se leva para parir. Quando se diz que uma pessoa está mojando, significa que ela está perdendo tempo.
Em estado adiantado de prenhez (diz-se da vaca e de outras fêmeas de animais prestes a parir e com o úbere desenvolvido). Vaca ou outra fêmea de mamífero quando nesse estado.
A síndrome da vaca caída é uma afecção que está diretamente ligada a doenças metabólicas, infeciosas e traumatismos ocorridos antes ou depois do parto em sua maioria, que levam o animal ao decúbito, causando danos ao sistema neuromuscular.
No primeiro estágio o animal apresenta uma redução da movimentação, diminuição do apetite, uma ligeira excitação e tremores musculares. No segundo estágio o animal começa a ficar de peito no chão deitado, normalmente vira o pescoço para uma dos dois lados, e a cabeça sempre voltada para barriga.
Vaca Mocha é uma personagem do Sítio do Picapau Amarelo. É uma das vacas do gado do Sítio do Picapau Amarelo que ajudam no fornecimento de leite. É dito que o seu leite é o usado para fazer o tão famoso bolo da Tia Nastácia.
Segundo a investigação, as vacas usam a sua própria voz para as ajudar a manter contacto com o resto do rebanho e para expressar os seus sentimentos, desde excitação a angústia.
A Tristeza Parasitária Bovina (TPB) é também conhecida como anemia parasitária, boca branca, tristeza, tristezinha, amarelão e ainda pode receber outros nomes por todo Brasil. Os principais sinais clínicos encontrados nos animais doentes são febre, anemia, fraqueza, apatia e pelos arrepiados (sem brilho, fracos etc).
Quando a vaca cai e não levanta mais diversos podem ser os motivos, mas estão principalmente relacionados a problemas de casco ou distúrbios metabólicos.
Logo após o parto, a vaca lambe o bezerro, retirando as membranas fetais e mucos e massageando o corpo da cria. Ela não deve ser interrompida porque essa massagem é muito importante para o recém-nascido.
Tudo indica prolapso vaginal e/ou prolapso uterino. As causas da doença são muitas e há fatores que facilitam a sua ocorrência, como conformação do quadril, subnutrição e fraqueza da fêmea, além de machucados anteriores no útero ou na vagina.
Úbere é o órgão da vaca onde ocorre a produção do leite. Há duas partes nele - a direita e esquerda - e 4 glândulas mamárias. As peças tem uma separação feita por uma partição do meio. Em cada uma das peças há 2 lóbulos — anteriores e posteriores, que podem se desenvolver de forma irregular.
O corrimento vaginal anormal quase sempre é indicativo de uma infecção uterina. Nas vacas que apresentam falta de cio (anestro) ou fora de cio, apenas alguns poucos animais apresentam esse corrimento, tornando o diagnóstico mais difícil. Nas vacas em cio, o diagnóstico fica mais fácil pelo aspecto do muco.
Assim como nós, as vacas podem sentir antipatia umas pelas outras e guardar rancor. Elas também podem reconhecer e lembrar, por anos, de pessoas que as trataram mal. As vacas também gostam de brincar. Com espaço, elas correm e perseguem umas às outras e até brincam com bolas.
Origem provável da gíria carioca “vaca” como apelido da velha nota de cem cruzeiros – gíria restrita a princípio ao Rio de Janeiro, mas nascida num tempo em que a então capital federal exportava moda para todo o país – essa vaca teria virado um sinônimo informal de dinheiro e, antes de cair em desuso (juntamente com a ...
O boi é o macho da espécie "Bos taurus" e o marido da vaca, como se diz. E onde a vaca vai, o boi atrás. Mas nada disso explica a importância da pecuária, que é usada para alimentação e, desde milênios, a ajudar o homem nos trabalhos da agricultura.
As intoxicações por Senecio spp. (Maria mole) e Echium plantagineum (língua de vaca, flor roxa) causam freqüentemente um quadro nervoso caracterizado por incoordenação, agressividade, ranger de dentes, tenesmo retal, diarréia e morte, que ocorre na maioria dos casos, em 24 a 72 horas.
Isso serve para controlar as condições físico-químicas do rúmen. Por isso, animais como vacas, camelos e ovelhas ficam constantemente salivando. Ainda mais quando estão ruminando: além de manter a acidez do rúmen estável, esse processo também ajuda a mastigar e a engolir o bolo alimentar.