Segundo a Bíblia vaidade é algo enganoso, sem valor, que leva a ostentação e a idolatria. Filosoficamente falando, a vaidade pode se referir a um senso mais amplo de egoísmo e orgulho.
Segundo o dicionário, a vaidade pode ser definida como a “valorização que se atribui à própria aparência, ou quaisquer outras qualidades físicas ou intelectuais, fundamentada no desejo de que tais qualidades sejam reconhecidas ou admiradas pelos outros”.
Nos ensinamentos cristãos, a vaidade é considerada um exemplo de orgulho, um dos sete pecados capitais. Além disso, na Fé Bahai, Baha'u'llah usa o termo "imaginações vãs". Segundo a Bíblia vaidade é algo enganoso, sem valor, que leva a ostentação e a idolatria.
Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, tudo é vaidade. Quando se perde o sentido dos acontecimentos e se exclui Deus na lida de cada dia, tudo é relativizado, até mesmo a vida.
QUE TIPO DE VAIDADE É PECADO? São pelo menos 4 tipos de vaidade na Bíblia!
Porque Salomão falou que tudo é vaidade?
Salomão não estava a ser cínico acerca da vida, ele estava a tentar entender o significado dela. O Pregador usa a palavra “vaidade” 33 vezes, para expressar o vazio de uma vida sem Deus.
A palavra vaidade vem do latim vanitas, que significa qualidade do que é vão, fútil e ilusório. Já o dicionário define vaidade como presunção, frivolidade e orgulho injustificado. No fundo, a vaidade revela fragilidade, uma vez que o vaidoso vive em função da aprovação alheia.
Vaidade no hebraico advém de duas palavras. Habel, shav, que significa vazio e oco. Seu uso no Antigo Testamento estava relacionado ao abandono do único Deus verdadeiro e à busca de ídolos que não podiam satisfazer às necessidade de Israel pelo simples fato de não existirem.
Todavia, é de bom alvitre lembrar que nenhuma norma estabelecida pela cultura, tradição, ideologia política ou religiosa local, etc, podem se sobrepor às Sagradas Escrituras. Em relação a pintar os cabelos não temos referências bíblicas que nos proíbam a esta prática. Conclui-se que “Não é pecado pintar os cabelos”.
Quando a pessoa não se aceita, se acha feia e que tem algo de errado com a sua aparência, ela pode desenvolver um transtorno, o dismórfico corporal, em que vê o seu corpo numa relação equivocada. Há um incômodo com o nariz, os lábios, os dentes, ou todo o conjunto, o que causa sofrimento.
Cuja boca fala vaidade, e a sua mão direita é a destra de falsidade. Mas eles todos se embruteceram e tornaram-se loucos; ensino de vaidade é o madeiro. Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade, e vivifica-me no teu caminho. O homem é semelhante à vaidade; os seus dias são como a sombra que passa.
Ora, então, não há pecado se a mulher cristã deseja cuidar da sua aparência pelos motivos certos. Desde que não haja intenção vaidosa, desequilibrada e indiscreta na sua forma de se arrumar, pode pintar o cabelo, cortar, fazer as unhas, se depilar, fazer sobrancelhas, maquiagem, exercícios…
Se a vaidade tem a ver com o que queremos que os outros pensem de nós, o orgulho está mais relacionado à opinião que temos de nós mesmos, à autopercepção. Uma pessoa pode ser orgulhosa sem ser vaidosa, e é preciso destacar que nem sempre o orgulho é ruim.
Quais são as características de uma pessoa vaidosa?
Netemeyer, Burton e Lichtenstein (1995) definiram vaidade como composta por quatro traços: preocupação excessiva com a aparência, visão positiva (e exagerada) da aparência física, preocupação excessiva com a realização e alcance de metas e a visão positiva (e às vezes exagerada) da realização dessas metas.
A vaidade é uma característica humana que pode assumir diversas formas, desde a preocupação excessiva com a aparência física até a busca incansável por reconhecimento e admiração.
Lc 12,13-21). A Palavra de Deus nos indica, com a linguagem forte do Livro do Eclesiastes: “Vaidade das vaidades, vaidade das vaidades, tudo é vaidade! Que proveito tira o ser humano de todo o trabalho com o qual se afadiga debaixo do sol?
Quantas vezes a palavra vaidade é citada na Bíblia?
O livro de Eclesiastes fala muito a respeito da vaidade, ou, segundo outras traduções, ilusão ou inutilidade. Esse é o livro da Bíblia onde mais a gente encontra a palavra vaidade. Na versão Almeida Revista e Atualizada, que é a mais usada, a palavra vaidade aparece vinte e oito vezes.
4 Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. 5 Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação. 6 Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó.