O primeiro aparece, geralmente, com a mnemónica GND ( abreviatura de “ground”, ou seja “terra”) e o segundo com a mnemónica Vcc (o “c” é de “colector”, pois nos circuitos TTL os colectores da vários transístores estão ligados ao pólo positivo da alimentação.
GND pode referir-se a: Terra (eletricidade) Filtro de densidade neutra — GND é a sigla para "filtro graduado de densidade neutra" (graduated neutral density filter) Gemeinsame Normdatei — Ficheiro de autoridade mantido pela Biblioteca Nacional da Alemanha.
O sinal GND (fio de terra) deve ser ligado ao terminal de sinal GND do dispositivo de saída ligado, por exemplo, um misturador de DJ. Se este não estiver ligado, pode causar ruídos indesejados, por isso certifique-se de que o liga corretamente.
Acredita-se que tradicionalmente o termo VCC surgiu por se saber que esta fonte fornece a tensão do coletor ou VC. A notação dupla CC distingue VCC (a fonte de alimentação do coletor do transistor) de VC (a tensão no pino do coletor).
GND, ou terra, serve como ponto de referência crítico em um circuito elétrico, garantindo a segurança e a estabilidade dos sistemas elétricos ao fornecer um caminho de retorno comum para a corrente elétrica.
Resposta: A eletricidade está presente em nossas vidas de duas formas básicas: a energia elétrica que recebemos em casa (VCA – voltagem em corrente alternada) e a energia elétrica das baterias e pilhas (VCC ou VDC – voltagem em corrente contínua).
É natural falarmos em tensão contínua como VCC (Voltagem Corrente Contínua) e VDC (Voltage Direct Current) ou ainda nos referirmos a corrente somente, CC (Corrente Contínua). Ambos os casos referem-se a sistemas com tensão e correntes contínuas.
VCC => é diferença de potencial que você ta aplicando naquele ponto. GND=> vai ser a referencia do seu VCC. Terra=> pode ser o mesmo que o GND ou um outro aterramento(ex. o terra que vem do poste ou o que tem no relógio da sua casa).
Nos circuitos do arduino, geralmente, o terminal positivo é a porta onde está escrito "5V" e o terminal negativo é a porta escrita "GND", que representa o ground. Esses 2 terminais são responsáveis por oferecer a tensão do circuito (ou diferença de potencial elétrico, como preferir chamar).
Vcc é convencionalmente usado para a alimentação positiva (coletor) em um circuito de transistor bipolar, Vee é a alimentação negativa (emissor), Vdd é a alimentação positiva (dreno) em um circuito CMOS e Vss é a alimentação negativa (fonte) em um circuito CMOS.
Os materiais elétricos de 12V (ou produtos elétricos de 12VDC) estão entre os fornecimentos de energia mais habituais em funcionamento hoje. Geralmente, um resultado de 12VDC é obtido a partir de uma entrada de 120VAC ou 240VAC utilizando uma mistura de transformadores, díodos e transístores.
Vimos que a tensão contínua (Vdc) é aquela que não muda sua polaridade com o tempo. Essa tensão pode ser contínua constante ou contínua variável. A tensão contínua constante mantém o seu valor em função do tempo, enquanto a tensão contínua variável varia seu valor, mas sem mudar sua polaridade.
O Aeroporto Glauber de Andrade Rocha é um aeroporto situado no município de Vitória da Conquista, Bahia, às margens da BR-116. Pertence ao Governo do Estado da Bahia, sendo administrado pelo Consócio VDC Airport, formado pela Socicam e Universal Armazéns Gerais e Alfandegados.
Uma das diferenças entre as duas correntes elétricas, é que enquanto na contínua os elétrons movem-se em um único sentido, na alternada há elétrons que variam constantemente de direção.
O símbolo de corrente alternada é conhecido mundialmente como AC, um acrônimo em inglês de alternating current. A título de curiosidade, o nome do famoso grupo AC/DC se refere às iniciais de Alternating Current (corrente alternada) e Direct Current (corrente contínua).
Em teoria o GND é a referencia que você toma, como um ponto neutro, de onde vão ser comparadas todas as outras medições de DDP (voltagem) no circuito sendo analisado.
O lado positivo da fonte é chamada de VCC ou 5V e o lado negativo é chamado de GND. Uma fonte pode ser uma bateria ou pilha que quando ligada faz com que o circuito funcione.