Permissa Venia significa “com licença” ou “com a devida permissão”. Essa expressão é muito utilizada para introduzir uma opinião, argumento ou discordância de maneira respeitosa e polida.
Trata-se de expressão em latim, que denota uma forma respeitosa com a qual se inicia uma opinião contrária a de outra pessoa. Significa "com o devido respeito". É utilizada para introduzir uma objeção ao que foi argumentado em uma petição, por exemplo.
Quer conhecer o escritório? Seja muito bem-vindo(a)!
Quando usar vênia?
Trata-se da conhecida locução adverbial utilizada no início de uma argumentação para discordar da opinião de outrem. Atenção: deve ser usada sem acento e de forma destacada, seja em negrito ou itálico, por se tratar de uma expressão latina. Vênia, com acento, em português, significa licença ou permissão.
Carta de Vênia Instrumento pelo qual o oficial de justiça avaliador obtém a licença para a realização de penhora em juízo diverso daquele que emitiu a ordem.
s. f. (1) Cortesia que se faz com a cabeça ao passar por alguém. (4) Reverência que faz um católico quando entra na igreja ou passa por diante do altar: recorda-te de fazer a vénia quando entres na igreja.
Preferindo usar expressões próprias da Língua Portuguesa, você tem a seu dispor o substantivo vênia, que significa “licença”, “permissão”, e formar expressões como “peço vênia” (peço permissão) ou “com a devida vênia” (com a devida permissão). E pode usar ainda a locução “com o devido respeito”.
A expressão corresponde a dizer “com o devido respeito” ou “com a devida vênia” para argumentar contra o posicionamento de outrem. É amplamente utilizada em contextos jurídicos: em artigos acadêmicos, em julgamentos ou em debates entre estudantes de direito, advogados, promotores, juízes e desembargadores.
⚖️ Data Venia significa “com o devido o respeito". É uma forma educada e polida de iniciar uma opinião contrária à de outra pessoa, muito usada em julgamentos. Quando se pretende dar ênfase ao pedido de permissão, pode-se acrescentar o adjetivo "maxima" e formar a expressão "data maxima venia".
Proveniente do latim, a expressão 'Data venia' significa, literalmente, 'dada a licença', 'dada a permissão', 'com a devida licença' ou 'com a devida permissão'; em outras palavras, essa expressão significa 'com o devido respeito'.
O que é Data Venia? A Data Venia é uma expressão latina que significa exatamente o seguinte: “dada a licença” ou “dada a permissão”, sendo considerada uma maneira educada para que uma frase de discordância seja iniciada.
Fazemos a genuflexão dupla quando adoramos ao Senhor, durante a consagração, após a comunhão na nossa oração com Deus. Fazemos a genuflexão simples toda vez que passarmos ou nos aproximarmos do sacrário Inclinação: A inclinação significa a reverência e a honra que se presta às próprias pessoas ou aos seus símbolos.
A inclinação profunda que todos que fazem na procissão de entrada chama-se VÊNIA. Esta inclinação é feita para o altar e não para a cruz: “Chegando ao presbitério, o sacerdote, o diácono e os ministros saúdam o ALTAR com uma inclinação profunda” (IGMR, 49).
Carta precatória é uma forma de comunicação entre juízos, que estão em estados diferentes, com objetivo de cumprir algum ato processual. Por meio da carta precatória, o juiz competente para atuar em um processo requisita ao juiz de outro Estado ou comarca o cumprimento de algum ato necessário ao andamento do processo.
Ao usar 'data venia', o locutor está indicando que, embora respeite a opinião ou a decisão alheia, tem uma perspectiva diferente a ser considerada. Por exemplo, um advogado poderia dizer: “Data venia, discordo do entendimento do juiz, pois acredito que as evidências apontam para uma interpretação diferente do caso”.