O nominal indica um estado do sujeito. O verbal, uma ação praticada ou sofrida pelo sujeito. Já o verbo-nominal, uma ação e um estado. Existem três tipos de predicado.
A esse tipo de predicado chamamos de predicado nominal. O verbo de ligação pode indicar o tipo de relação que existe entre sujeito e predicativo. Os verbos de ligação mais frequentes são: "ser", "estar", "ficar", "parecer", "permanecer" e "continuar".
As formas nominais são: Infinitivo - É quando o verbo apresenta-se na sua forma original, isto é, ele não é conjugado. Para melhor entendimento, é preciso lembrar-se daquelas três terminações: primeira conjugação - AR; segunda conjugação - ER; terceira conjugação - IR.
Predicado nominal: é aquele que tem como núcleo um nome, uma forma verbal (substantivo, adjetivo, locução adjetiva). Tipo de predicado em que ocorre verbo de ligação e predicativo do sujeito. Predicado verbal: é aquele que tem como núcleo um verbo.
Nos predicados verbo-nominais, utilizam-se verbos significativos que pedem predicativo do sujeito («A Joana sorriu animada»), enquanto os predicados verbais têm como núcleo um verbo significativo («A Joana escreve romances»).
Para identificar o predicado nominal, é preciso excluir o sujeito da oração, localizar o verbo de ligação e localizar o predicativo do sujeito. São três os tipos de predicado: nominal, verbal e verbo-nominal.
Para transformar o predicado verbal em predicado verbo-nominal, é preciso acrescentar um nome (substantivo ou adjetivo) que funcione como predicativo do sujeito ou do objeto. Esse nome deve indicar uma qualidade ou estado do sujeito ou do objeto relacionada à ação verbal.
No predicado verbo-nominal existem dois núcleos: o verbo (predicado verbal) e o predicativo (predicado nominal). O núcleo nominal pode ser representado pelo predicativo do sujeito (nervosos), como vimos nos exemplos anteriores, ou pode ser representado pelo predicativo do objeto.
O predicado verbal é aquele que possui um verbo ou locução verbal em seu núcleo. Para identificá-lo, é necessário encontrar na frase um verbo de ação, já que ele nunca será formado por um verbo de ligação. Ele pode ser formado por verbo intransitivo, transitivo direto, transitivo indireto e bitransitivo.
Para identificar um verbo, a primeira coisa é pensar se essa palavra indica uma ação ou fenômeno. Também pense se ela está relacionada a um sujeito ou pronome pessoal e se, na sua forma original, termina em “ar”, “er” ou “ir”. “Ana comeu uma torta de maçã.
Os verbos de ligação são os verbos que indicam um estado (permanente, transitório ou aparente), ligando o sujeito do enunciado a uma característica: o predicativo do sujeito. O verbo de ligação expressa um estado permanente ou transitório.
Para ser considerado nominal, o predicado em geral tem os seguintes elementos: Verbo de ligação: é o tipo de verbo que não expressa uma ação, mas um estado ou uma qualidade do sujeito. Ex.: “ser”, “estar”, “permanecer”, “ficar” etc.
As orações que possuem em sua estrutura um verbo de ligação e um predicativo do sujeito são constituídas de um predicado nominal. Assim, o predicado nominal é aquele formado por um verbo de ligação e um predicativo do sujeito.
Você sabia que os verbos, em português, têm formas nominais? Isso significa que, apesar de pertencerem a essa classe de palavras, elas apresentam características típicas de um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio). As formas nominais do verbo são três: infinitivo, gerúndio e particípio.
Quando estão sozinhas, as formas nominais do verbo não se relacionam com nenhum tempo e modo verbal. Elas surgem nas orações para desempenhar funções exercidas por nomes, como substantivos, adjetivos e advérbios, ou seja, o verbo perde seu valor inicial e passa a receber valor de nome.