Profundamente bíblica é a noção «a verdade de Deus» justamente para designar a ideia do AT de «fidelidade de Deus às suas promessas» (Rm 3,7; 15,18; 2Cor 1,18s) realizadas em Cristo Jesus. Se aplicada aos homens, tem um sentido moral, sendo praticamente sinônimo de honestidade ou justiça (1Cor 13,6; Ef 5,9; 6,14).
Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.” (João 18:37.) Numa revelação moderna, o Senhor declarou: “E a verdade é o conhecimento das coisas como são, como eram e como serão; E o que for mais ou que for menos do que isso é o espírito daquele ser iníquo que desde o princípio foi mentiroso” (D&C 93:24–25).
O mundo estaria preparado? O que fica, certamente, é que a verdade é o próprio Jesus e seus exemplos: amar sem medidas, sem exigir nada em troca. Essa foi a maneira de responder a todos o que realmente é absoluto e universal: o amor.
Quando a verdade é dita, a justiça é feita; mas a mentira produz a injustiça. As palavras do falador ferem como pontas de espada, mas as palavras do sábio podem curar.
A verdade é a fidelidade de Deus que se cumpriu em Cristo Jesus. Cristo é o āmēn de todas as promessas de Deus, que vem cumprir em Cristo tudo que anunciara no AT. Mas, a noção mais tipicamente evangélica é aquele da como revelação de Deus em Cristo e no Evangelho (2Cor 4,1-2; Rm 16,25-27; Cl 1,25-26)15.
Paulo não abre mão da verdade, porque sabe que a verdade dói, mas liberta. “Será que me tornei inimigo, só porque lhes disse a verdade?” (Gl 4,16). “Quem foi que colocou obstáculo para que vocês não obedeçam mais à verdade?” (Gl 5,7).
Pôncio Pilatos já lutava com a questão do que é a verdade. Sua declaração não era propriamente uma pergunta, mas uma afirmação de frustração. Ele fez a pergunta como quem anuncia: “Eu desisto, este é um debate inútil!”. É curioso como essa afirmação, apesar de ter quase dois mil anos, é atual.
Falar a verdade com amor é ser cuidadoso com as palavras e com a intenção de restaurar. Tenho que pedir a Deus sabedoria e que me ajude a dizer o que é certo, no tom de voz adequado. Peçamos humildade a Deus e que Ele prepare o coração da pessoa com quem precisamos conversar.
2 Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração. 18 O que anda sinceramente salvar-se-á, mas o perverso em seus caminhos cairá logo. 37 Nota o homem sincero, e considera o reto, porque o fim desse homem é a paz. 11 Mas eu ando na minha sinceridade; livra-me e tem piedade de mim.
“A verdade é a correspondência do que está no pensamento com o que existe no mundo, nas coisas. É a adequação do intelecto, do inteligido e das coisas”, disse. No entanto, segundo o professor, corresponder é uma condição necessária, mas não suficiente para tornar algo verdadeiro.
Jesus, que é o próprio Deus, se identifica como a verdade, não porque Ele seja duas coisas distintas ao mesmo tempo, mas porque, sendo o próprio Ser subsistente, é por isso mesmo a Verdade suprema, que nos liberta ao ser conhecida, e ao libertar faz-nos participar de sua própria luz.
Quando há um objetivo maior, uma motivação realmente forte, torna-se algo mágico e motivador, que faz enfrentar tudo e todos e suportar as adversidades. Isso é viver de verdade.
“Seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Efésios 4,15). E a verdade vos libertará. — Aqui, como em João 17,17, verdade e santidade são usados como correlativos. A luz da verdade dissipa a escuridão na qual se estabelece a fortaleza do mal.
A verdade é o que é, a verdade é o ser das coisas; logo, o que não tem ser não é verdade. Jesus nos diz com toda a clareza: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. É o que Ele nos ensina neste Evangelho.
Dizer a verdade, embora seja considerada uma virtude, também é considerado um hábito saudável. Cientificamente comprovado, quando somos sinceros com nós próprios – pensamento-sentimento-ação em sintonia, e com as pessoas ao redor, proporcionamos um bem-estar físico e mental.
Quem fala a verdade tem boa reputação e alta credibilidade com relação aos demais. Hoje em dia, isso é precioso e abre muitas portas e oportunidades. Uma pessoa que fala a verdade é vista como alguém confiável e confiança é o principal elo entre as relações.
Na concepção latina verdade é veritas significando exatidão, precisão, rigor do que se refere á linguagem como expressão de fatos acontecidos, a relatos ou enunciados que dizem as coisas ao os fatos tais como foram acontecidos.
Novo estudo aponta que pessoas honestas têm menos dores de cabeça e de garganta. Novo estudo feito por uma professora de psicologia na Univerdade Notre Dame, na França, afirma que falar a verdade faz realmente bem para a saúde.
O SENHOR Deus detesta os mentirosos, porém ama os que dizem a verdade. A pessoa prudente esconde a sua sabedoria, mas os tolos anunciam a sua própria ignorância. O homem esforçado mandará nos outros, mas o preguiçoso se tornará escravo. As preocupações roubam a felicidade da gente, mas as palavras amáveis nos alegram.