A espondilite anquilosante é uma espondiloartrite caracterizada pela inflamação da coluna (espondilite), grandes articulações e dedos das mãos e pés, resultando em dor e rigidez. Dor prolongada nas articulações, rigidez nas costas pela manhã e inflamação dos olhos são comuns.
A espondilite anquilosante é uma condição sistêmica e autoimune caracterizada por inflamação nas articulações, principalmente das sacroilíacas, da coluna, especialmente a lombar, e, frequentemente quadris e joelhos. Pode causar dores e rigidez na coluna, principalmente durante a manhã.
Como saber se a espondilite anquilosante está ativa?
Deve-se suspeitar de espondilite anquilosante em pacientes, particularmente homens jovens, com dor lombar noturna mais rigidez matinal prolongada e cifose, diminuição da expansão torácica, tendinite calcânea ou patelar, ou uveíte anterior inexplicável.
HLA-B27 - Exame para suspeita de Espondilite Anquilosante
Como é o laudo para espondilite anquilosante?
Laudo Médico: Um laudo médico detalhado, emitido por um profissional de saúde habilitado, que ateste a condição de espondilite anquilosante do segurado. O laudo deve conter informações precisas sobre o diagnóstico, o tratamento em curso e a previsão de incapacidade para o trabalho.
Qual exame de sangue detecta inflamação nas articulações?
O Fator Reumatoide (FR) é um exame de sangue utilizado para ajudar a diagnosticar doenças reumáticas e autoimunes e, em especial, a artrite reumatoide. O teste detecta a presença de um tipo específico de autoanticorpo, um anticorpo que ataca o próprio organismo.
No início, a espondilite anquilosante costuma causar dor nas nádegas, possivelmente se espalhando pela parte de trás das coxas e pela parte inferior da coluna. Um lado é geralmente mais doloroso do que o outro. Essa dor tem origem nas articulações sacroilíacas (entre o sacro e a pélvis).
Logo, sua presença não significa, necessariamente, uma doença, mas sim um risco maior para o desenvolvimento de condições autoimunes (que é quando o nosso corpo não reconhece células próprias e saudáveis e as ataca, na tentativa de se proteger).
Uma importante dica é que quando o fator reumatóide é fortemente positivo (acima de três vezes o valor normal), a maior chance é de se tratar de doença reumática autoimune, especialmente Artrite Reumatóide, Síndrome e Sjögren e Crioglobulinemia Mista.
Para análise do resultado, considere que para homens com menos de 50 anos o valor normal de VHS é de até 15mm/h e para homens acima de 50 anos o valor de referência é de até 30mm/h.
Doenças autoimunes: condições como artrite reumatoide, lúpus e vasculite são acompanhadas por uma resposta imunológica exacerbada, o que eleva o VHS. Doenças inflamatórias: doenças como a doença de Crohn e a colite ulcerativa, que causam inflamação crônica no trato gastrointestinal, também podem aumentar o VHS.
O que pode ser confundido com espondilite anquilosante?
Sendo no início, freqüentemente confundida com dores nas costas causadas por tensão emocional, má postura corporal, hérnia de disco ou, até mesmo, dores ciáticas, a espondilite anquilosante (EA) é, na verdade, uma forma distinta de doença reumática que costuma envolver, com mais freqüência, as articulações da bacia, ...
Nota: VHS elevado com PCR normal provavelmente é falso positivo (excessão clássica: Lúpus Eritematoso Sistêmico). Mais recentemente, um terceiro marcador, a Procalcitonina, tem se destacado como biomarcador de diagnóstico e prognóstico em sepse grave e choque séptico, com maior sensibilidade.
Quem tem espondilite anquilosante é considerado PCD?
Sim, se a doença causar limitações permanentes e significativas, o portador pode ser classificado como pessoa com deficiência, com base em avaliação médica e funcional.
Qual a diferença entre fibromialgia e espondilite anquilosante?
Enquanto a fibromialgia é marcada por dores difusas e cansaço extremo, a espondilite anquilosante apresenta uma dor mais localizada, geralmente na região lombar, com rigidez matinal e piora ao repouso. Diferenciar essas condições é essencial para evitar tratamentos inadequados e trazer alívio real para os sintomas.
Introdução: Pacientes com espondilite anquilosante podem apresentar-se com lesões inflamatórias intestinais, e, por isso, deve ser definido o uso da colonoscopia para tais pacientes.
A espondilite anquilosante grave pode estar associada a inflamação em outras partes do corpo além da coluna, como olhos (uveíte), articulações periféricas (artrite), coração (cardiopatia) e pulmões (fibrose pulmonar). Esses sintomas sistêmicos podem complicar ainda mais a condição.
O antígeno HLA-B27 (e o gene correspondente) é considerado um marcador associado às espondiloartrites, que compreendem a espondilite anquilosante (EA), a artrite reativa (antigamente denominada síndrome de Reiter), a artrite psoriásica, a espondiloartrite relacionada à doença inflamatória intestinal e a ...
O VHS não é um teste específico, logo ele não pode determinar sozinho nenhuma doença ou estado clínico. No entanto, um resultado alterado pode sugerir a presença de inflamação no organismo e até mesmo doenças autoimunes como o lúpus, uma condição caracterizada pela inflamação de diversos órgãos.
O exame Anti-CCP é indicado por um reumatologista quando há suspeita de artrite reumatoide. Geralmente, é útil em casos em que os sintomas são inespecíficos ou quando se deseja confirmar o diagnóstico da doença. Alguns sintomas em que o exame pode ser solicitado: Dor nas articulações.