O VHS é a sigla para Velocidade de Hemossedimentação, um tipo de exame de sangue muito utilizado para detectar inflamações ou infecções no organismo, podendo diagnosticar desde resfriados até pancreatite aguda, por exemplo. Este exame não necessita de agendamento.
Resultado de VHS maior que 100mm/h geralmente está associado a infecção, câncer ou doenças inflamatórias do tecido conjuntivo, nesta ordem. Nestes casos, a taxa de falso-positivo é muito pequena, e a especificidade do teste é elevada. Em menos de 2% dos pacientes com VHS muito elevada nenhuma causa é encontrada.
O VHS não é um teste específico, logo ele não pode determinar sozinho nenhuma doença ou estado clínico. No entanto, um resultado alterado pode sugerir a presença de inflamação no organismo e até mesmo doenças autoimunes como o lúpus, uma condição caracterizada pela inflamação de diversos órgãos.
Para análise do resultado, considere que para homens com menos de 50 anos o valor normal de VHS é de até 15mm/h e para homens acima de 50 anos o valor de referência é de até 30mm/h. No caso das mulheres com menos de 50 anos o valor é de 20mm/h e acima de 50 anos este valor sobe para 42mm/h.
Doenças autoimunes: condições como artrite reumatoide, lúpus e vasculite são acompanhadas por uma resposta imunológica exacerbada, o que eleva o VHS. Doenças inflamatórias: doenças como a doença de Crohn e a colite ulcerativa, que causam inflamação crônica no trato gastrointestinal, também podem aumentar o VHS.
Exame de VHS (Velocidade de Hemossedimentação): o que é, para que serve? | Prof. Dr. Victor Proença
Quais doenças o VHS detecta?
O VHS é a sigla para Velocidade de Hemossedimentação, um tipo de exame de sangue muito utilizado para detectar inflamações ou infecções no organismo, podendo diagnosticar desde resfriados até pancreatite aguda, por exemplo.
Valores acima do valor de referência são considerados indicativos de infecção ou inflamação, sendo então necessário que outros exames como hemograma e dosagem da proteína C reativa (PCR) sejam realizados para que seja possível identificar com mais precisão a causa da alteração.
O uso de medicamentos como antiinflamatórios não hormonais em altas doses e corticosteróides também diminui a VHS. Este fato tem maior relevância quando o teste é utilizado para verificar a atividade de doenças inflamatórias do tecido conjuntivo, nas quais estes medicamentos são usados com freqüência.
A PCR é uma proteína produzida no fígado, que aumenta, ou diminui, sua concentração com um quadro de inflamação ou trauma. Dessa forma, o exame é útil no diagnóstico e monitoramento de condições inflamatórias crônicas, como doença inflamatória intestinal, artrite e doenças autoimunes.
O que acontece quando a hemossedimentação está alta?
Quando se apresenta moderadamente elevada ocorre com inflamação, mas também em anemia, infecção, gravidez e idade avançada. A VHS muito elevada geralmente tem uma causa óbvia, como infecção grave, marcada por aumento de globulinas, polimialgia reumáticaou arterite temporal.
Qual exame de sangue detecta inflamação nas articulações?
Esse exame de sangue chama-se anticorpo anti-peptídeo citrulinado cíclico (anti-CCP) e tem como vantagem o fato de ser mais específico que o fator reumatoide para o diagnóstico de artrite reumatoide.
As elevações no VHS e PCR indicam que há inflamação, mas não especificam onde. Além disso, as elevações, especialmente um aumento rápido da PCR, se produzem em um amplo espectro de transtornos e doenças que incluem infecções, traumatismos, necrose tissular, neoplasias malignas e transtornos autoimunes.
Como já descrevemos antes, nem sempre um VHS elevado significa um problema de saúde. Portanto, pessoas saudáveis podem apresentar um VHS alto. Idade avançada, gravidez, período menstrual, obesidade, erro de coleta ou diluição, entre outros, podem causar alteração no resultado do exame.
Para pessoas idosas acima de 85 anos, a referência é de 30 mm/h em homens e 42 mm/h em mulheres. Em crianças, o ideal é que o resultado varie entre 3 mm/h e 13 mm/h. Quando mais intensa a inflamação, maior a elevação. Doenças reumatológicas e câncer podem aumentar o VHS no organismo do paciente para acima de 100 mm/h.
A hemossedimentação ou VHS é um exame que mede a velocidade com que os glóbulos vermelhos (ou hemácias) se depositam no fundo de um tubo de ensaio após uma hora.
Existem cinco sinais, ou sintomas, que podem indicar uma inflamação aguda: vermelhidão, calor, inchaço, dor e sentir dificuldade em mover a zona afetada do seu corpo com normalidade.
De acordo com o Comitê Internacional de Padronização em Hematologia (ICSH), abaixo dos 50 anos, o valor de referência do VHS nos homens é de até 15 mm/h e nas mulheres, 20 mm/h. Acima dos 50 anos, o resultado sobe respectivamente para 20 mm/h em homens e 30 mm/h em mulheres.
A velocidade de hemossedimentação (VHS) é a taxa de quantos milímetros de hemácias no tubo é sedimentado em um período de uma hora (mm/hora). Classicamente, o teste de VHS é utilizado para avaliar processos inflamatório/infecciosos de forma inespecífica.
O exame de Velocidade de Hemossedimentação (VHS) é realizado a partir da coleta de sangue venoso do paciente e tratamento laboratorial com anticoagulante (Citrato de Sódio, Ácido Etileno Diamino Tetracético) e posterior verificação do comportamento de separação dos eritrócitos no plasma.
Quando o VHS está baixo, significa que os glóbulos vermelhos estão se acumulando de maneira mais lenta do que o normal. É uma situação que pode ocorrer por diferentes razões, muitas das quais não são graves.
Os exames de sangue são uma ferramenta importante para detectar inflamações no corpo. O hemograma completo, por exemplo, pode fornecer informações sobre a presença de células brancas do sangue, que aumentam em resposta a infecções e inflamações.
O que altera no hemograma quando tem doença autoimune?
O hemograma completo pode despertar a atenção sobre uma doença autoimune e outros exames de sangue podem indicar mais precisamente a presença de anticorpos específicos. Em geral, a combinação dos resultados das análises com os sintomas de cada paciente é determinante para o diagnóstico.
O procedimento do Exame de Velocidade de Hemossedimentação ou Exame VHS (VHS) é simples e não invasivo. Após a coleta de uma amostra de sangue do paciente, realizada de forma esterilizada, o sangue é colocado em um tubo especial com substância anticoagulante.