O que é vício de fabricação?

O vício ocorre quando um produto ou serviço se torna inadequado para o consumo ou não funcionam, tornando a sua utilização menos eficaz ou impossível.
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O que é um defeito de fabricação?

O defeito de fabricação é quando o problema interfere diretamente no funcionamento do produto. Por exemplo: produto não liga, motor danificado e etc. Acesse Encontrar Assistência ou Fale Conosco e confira se o problema do seu item é realmente um defeito de fabricação. Este artigo foi útil?
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O que é um vício de um produto?

Já o termo “vício” se refere à situação em que o produto não atende ao fim o qual ele se destina, referindo-se à qualidade ou sua quantidade, como, por exemplo, o celular que não liga, a televisão que não tem som ou o liquidificador que não funciona.
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O que é considerado defeito de fábrica?

Os defeitos de fabricação são aqueles que interferem no funcionamento do produto, como não ligar, por exemplo. Avarias são problemas estéticos que não afetam o funcionamento, como riscos, alteração da cor, amassados que podem ter sido causados durante o transporte.
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O que é considerado um vício?

A palavra vício é associada ao abuso de substâncias e dependências comportamentais, como em jogos, compras ou sexo, por exemplo. De modo geral, toda atividade que uma pessoa é incapaz de se abster consistentemente, seja um comportamento ou substância, pode ser considerada um transtorno aditivo.
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O que é vício oculto

O que se considera um vício?

O vício, ou adicção como também é conhecido, é um distúrbio crônico que pode ter curso progressivo e complicações graves, às vezes letais. O que caracteriza uma pessoa como dependente é a perda do controle sobre o uso de drogas ou sobre determinados comportamentos (Vanderschuren e Everitt, 2005).
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Qual a diferença entre vício é defeito de fabricação?

Como já visto anteriormente, nota-se que se um produto apresentar um vício, o consumidor poderá acionar os fornecedores, para que solucione o problema. Porém, no caso de defeito do produto, por tal defeito causar dano ao patrimônio do consumidor, o mesmo poderá acionar o responsável pelo produto.
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Quando o produto vem com defeito de fábrica o que fazer?

O consumidor poderá reclamar dos vícios aparentes ou de fácil constatação em 30 (trinta) dias no caso de produtos ou serviços não duráveis, e em 90 (noventa) dias para produtos ou serviços duráveis. A contagem deste prazo tem início com a entrega efetiva do produto ou término da execução do serviço.
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Como provar vício oculto?

Para comprovar o vício oculto, é importante que o consumidor tenha em mãos todos os documentos relacionados à compra do veículo, como o contrato de compra e venda, nota fiscal, comprovante de pagamento, dentre outros.
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O que é vício é defeito?

Como vimos, vício e defeito não são sinônimos, uma vez que o primeiro diz respeito à qualidade e à quantidade do produto ou serviço, enquanto o segundo diz respeito à segurança da pessoa do consumidor.
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O que é vício de produção?

Vício de produto ou serviço é uma falha na qualidade ou quantidade que torna o produto ou serviço impróprio ou inadequado ao consumo a que se destina ou lhe diminui o valor.
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Quando algo pode ser considerado um vício?

O vício se inicia quando se torna frequente a busca por tais elementos de prazer, caracterizando o aumento gradativo até chegar em níveis de consumo excessivo. Outro indício é quando se percebem sinais de abstinência, situações nas que há prejuízos emocionais ou físicos na ausência do consumo.
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O que é vício exemplos?

Dependência online, compulsão alimentar, vontade incontrolável de beber, fumar, comprar… Os vícios parecem ter piorado após a pandemia.
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O que é considerado defeito no produto?

De acordo com o referido código, “o produto é defeituoso quando não oferece a segurança que dele legitimamente se espera, levando-se em consideração as circunstâncias relevantes, entre as quais: sua apresentação; o uso e os riscos que razoavelmente dele se esperam; a época em que foi colocado em circulação”.
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Quando posso trocar um produto com defeito?

I - trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis; II - noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis. § 1° Inicia-se a contagem do prazo decadencial a partir da entrega efetiva do produto ou do término da execução dos serviços.
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O que é considerado defeito de fabricação em roupas?

Um defeito de fabricação refere-se a qualquer problema na construção da roupa que a torne imprópria para uso normal ou que afete sua durabilidade.
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O que configura vício?

Para o dicionário Aurélio, a definição de vício é: Tornar mau, pior, corrompido ou estragado; alterar para enganar; corromper-se, perverter-se, depravar-se. Já para a Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma doença física e psicoemocional.
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Qual o prazo para reclamar o vício do produto?

No caso de vício aparente e de fácil constatação, o prazo decadencial para o consumidor exercer o direito de reclamação tem início com a efetiva entrega do produto. Se o bem é não durável - aquele que se esgota no primeiro uso ou logo após - o prazo é de 30 dias (artigo 26, I, do CDC).
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Qual o prazo para reclamar vício oculto?

Dessa forma, se o vício é oculto, é somente a partir da descoberta é que começa a contagem dos prazos de 30 ou 90 dias da garantia legal (art. 26, II, § 3º, do CDC).
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O que configura defeito de fábrica?

- Arranhões - Causados por atrito e desgaste do produto causado pelo uso; - Alteração da cor do couro após uso e higienização; - Desgaste, marcas ou descascamento do couro após o uso natural; - Perda de partes do produto (cadarços/tiras, palmilhas,...);
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Quando o lojista não é obrigado a trocar um produto?

No caso, por exemplo, de uma blusa, calça ou tênis que você ganhou, mas não gostou da cor, do tamanho ou simplesmente não serviu, o Código de Defesa do Consumidor diz que o lojista não é obrigado a efetuar a troca. Ela só será obrigatória nos casos em que o produto apresentar defeito.
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O que é defeito de fábrica?

Em resumo, defeito de fabricação é um problema que pode ocorrer durante o processo de produção de um produto, resultando em falhas ou problemas que afetam sua qualidade e funcionalidade. Existem diferentes tipos de defeitos de fabricação, que podem ter consequências negativas para os fabricantes e consumidores.
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O que é responsabilidade pelo vício do produto ou serviço?

Responsabilidade pelo Vício do Serviço

Caso se depare com um vício no serviço, o consumidor poderá exigir: Reexecução dos serviços, sem custo adicional e quando cabível. Essa reexecução poderá ser confiada a terceiros devidamente capacitados, por conta e risco do fornecedor.
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O que é fato é vício do produto?

Portanto, a diferença principal entre o fato do produto (defeito) e o vício, é que este está ligado ao produto em si, enquanto o fato está diretamente relacionado ao defeito do produto, que se torna o causador do dano.
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O que se enquadra como mau uso?

Quando há um comportamento inadequado do usuário, que contraria as recomendações ou instruções do fornecedor, estamos diante de um caso de mau uso. O mau uso exclui a responsabilidade do fornecedor sobre vícios ou defeitos.
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