O conceito de "'água virtual"' representa: o comércio indireto de água dos produtos. Diálogos em ambiente e sociedade no Brasil, Foi criado por John Anthony Allan, professor da School of Oriental & African Studies da University of London.
Em relação ao conceito de água virtual, há quem não concorde.
O conceito de Água Virtual, introduzido por John Anthony Allan no final dos anos 1990, consiste em compreender que o consumo de água por seres humanos não é limitado ao consumo direto, mas, ao comércio e consumo indireto da água embutida no processo de produção de diferentes produtos, especialmente das commodities ...
O conceito de Água Virtual foi introduzido por John Anthony Allan em 1998, sendo definida como água incorporada em commodities. Ou seja, a água envolvida no processo produtivo de qualquer bem industrial ou agrícola.
Você já ouviu falar em água invisível ou água virtual? Esse termo significa toda a quantidade de água que foi utilizada durante o processo de produção para um produto ficar pronto. Por exemplo, toda a água que gastamos para irrigar a plantação de soja que exportamos no Brasil.
Mas, afinal, o que é a Água Virtual? Água Virtual corresponde à quantidade de água gasta para produzir um bem, produto ou ser- viço. Todo processo produtivo utiliza água, desde o cultivo de um alimento, a confecção de embalagens até mesmo no transporte de um produto até o mercadinho!
Evitar o desperdício de alimentos também é uma maneira imediata de começar a reduzir o dano ao meio ambiente. O importante é que o consumidor se conscientize sobre a importância da água virtual para preservar o meio ambiente e comece a considerar a água virtual um fator importante na hora de consumir.
O consumo virtual é caracterizado por vantagens como comodidade, rapidez, conteúdo informacional, entre outras, mas também traz desvantagens em relação ao comércio tradicional como a falta de segurança na transmissão de dados e falta de contato direto com produto.
Porém, a água virtual não está apenas no setor primário da economia (agropecuária e extrativismo). Também está presente nos insumos industriais que gastam água em sua produção.
Segundo tais órgãos água virtual tem de ser uma opção de política, ou seja, pode aliviar a pressão sobre países com pouca oferta de recursos hídricos, mas deve vir acompanhada de uma política de conscientização para o uso de produtos que demandem uma quantidade de água menor.
Trata-se de um indicador, ligado à responsabilidade ambiental, que leva em consideração o uso da água de forma direta e indireta, tanto do consumidor quanto do produtor, e define o volume total de água doce utilizado para produzir os bens e serviços.
Evitar o desperdício de alimentos e outros bens de consumo, é portanto, uma forma de reduzir o gasto de água virtual. Em suma, pense em seus hábitos gerais de consumo. Você pode trabalhar a favor da disponibilidade de recursos hídricos.
Evitar o desperdício de alimentos e outros bens de consumo é uma das medidas para reduzir o gasto de água virtual. Além disso, fazer mudanças no cardápio também pode ajudar: uma xícara de chá de 250 ml só demanda 30 litros de água, sendo um bom substituto para o café.
A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que 110 litros são suficientes para atender às necessidades de uma pessoa em 24 horas. Desses 110 litros, um banho de apenas cinco minutos consome cerca de 60 litros de água. Mas essa estimativa da ONU não considera o importante conceito da água virtual.
Água virtual é o volume de água utilizado no processo de produção de bem ou serviço. É aquela água que você consome, mas não vê. O conceito foi apresentado pelo geógrafo norte-americano Tony Allan, no início dos anos 1990.
Quais os principais problemas do debate geopolítico da água virtual?
A questão é que essa quantidade de recurso hídrico não é compatível com a disponibilidade hídrica chinesa para cultivar a soja. Outro problema é que o valor da soja não é incluído o valor de água utilizada. O segundo setor é utilizado no comércio de criação animal com 23% de uso de água.
Qual a posição do Brasil na exportação de água virtual?
No ranking de exportação da "água virtual", país aparece como o quarto maior exportador, atrás apenas de Estados Unidos (314 trilhões litros/ano), China (143 trilhões litros/ano) e Índia (125 trilhões litros/ano).
O conceito de água virtual também pode ajudar a superar os períodos de escassez de água em algumas regiões, com o armazenamento de água na forma de alimentos, por exemplo. Essa medida seria uma maneira mais eficiente e ecológica de enfrentar a seca do que construir grandes barragens para armazenar água de verdade.
O que o pesquisador Ricardo hoje me chama de água virtual?
Resposta. A água virtual é um conceito utilizado para fazer referência à quantidade de água utilizada, de forma direta ou indireta, na produção de algum bem ou serviço. É, na verdade, um indicador da água que será necessária no processo produtivo de algo.
Quais setores mais utilizam a água doce no planeta?
Em uma média total, a maior parte da utilização da água é realizada pela agricultura, que detém 70% do consumo; seguida pela indústria, que detém 22%; e pelo uso doméstico e comercial com 8%.
A fabricação de uma única calça jeans, pode exemplo. exige 5.196 litros d'água. Comprar uma calça jeans superflua, ou seja, que não é necessária pra você, significa desperdiçar esse volume de água.
Qual o consumo médio de água virtual de um brasileiro?
Na pegada hídrica nacional, o consumo per-capita de “água virtual” diminuiu, de 117,14 m3/ano para 107,66 m3/ano, e a intensidade litros de “água virtual” por cada real gerado reduziu, de 4,64 litros/R$ para 4,27 litros/R$, indicando, portanto, em média, ganhos de eficiência tecnológica nos processos produtivos do ...
Quanto se gasta de água para produzir 1 kg de frango?
Para produzir 1 kg dela, são necessários mais de 15 mil litros d'água – vale ressaltar que 98% desse total refere-se à água usada na produção de alimentos para os animais. Para efeito de comparação, a produção de 1 kg de frango consome cerca de 1/3 disso (4.300 litros) e a de 1 kg de vegetais, apenas 325 litros.
Não existe uma quantidade mínima absoluta de água para manter a hidratação, mas esse valor é variável, alerta a OMS. Isso porque depende de fatores fisiológicos individuais, do clima, da atividade que se realiza e da alimentação de cada pessoa.
Qual o impacto negativo ambiental da água virtual?
Tais desperdícios trazem impactos negativos ao meio ambiente, à receita e aos custos de produção das empresas, onerando o sistema como um todo, e, em última instância, afetando a todos os usuários. Ainda segundo o estudo, em 2019, o Brasil desperdiçou quase 40% de toda água potável captada no país.
Quantos litros de água são necessários para fazer um celular?
Um smartphone possui diversos minerais e metais em sua composição, o que requer a mineração desse material. Estima-se que são gastos 12.760 litros de água para a produção de um smartphone.