Basicamente, o significado de I'd rather é o mesmo de quando dizemos “Eu prefiro” (ou “Eu preferiria”). Geralmente, I'd rather é seguido de um infinitivo, exatamente como no português: Eu prefiro ir = I would rather go.
Utiliza-se a construção subject + would rather (d' rather) na frase, para falar que se prefere uma coisa, do que outra. Observe que há a presença do auxiliar would, que altera a conjugação do termo rather para o futuro do pretérito (preferiria, preferirias, preferiria, preferiríamos, preferiríeis, prefeririam).
“I prefer” é usado para você falar de coisas que gosta de modo geral, ou seja, suas preferências pessoais, como falar que você prefere café sem açúcar. Já o “I'd rather” é utilizado quando você quer falar de algo que prefere naquele momento diante das opções disponíveis.
E aqui a resposta é não. Você pode, sim, usar I'd rather da mesma forma. E assim como no português o verbo que segue vai para o modo subjuntivo (que você não fosse/que houvesse menos guerras), no inglês também.
Utilizado em comparações de estruturas paralelas - dois substantivos, dois adjetivos, dois verbos no infinitivo ou no gerúndio - para demonstrar a preferência pelo primeiro item, em detrimento do segundo. Nate likes to run rather than go to the gym. Nate gosta de correr em vez de ir à academia.
Em geral, se diz que os dois termos são intercambiáveis. Ou seja, não importa se você usa um ou outro, ambos significam a mesma coisa, porém rather than é usado em frases ou situações mais formais, enquanto instead of é usado de forma informal.
O verbo modal "would" geralmente é usado como auxiliar de um verbo principal para formar o tempo verbal que seria equivalente ao nosso Condicional ou Futuro do Pretérito em português, como nas conjugações "faria", "iria", "comeria", etc. I would travel a lot if I had more money.
Would serve para construir frases interrogativas e negativas, sem a necessidade de utilizar auxiliares como do ou does. Would you like some cookies? (Você gostaria de alguns biscoitos?)
Para utilizar o verbo na forma afirmativa, aplicamos o sujeito + would + verbo principal no infinitivo. O verbo no infinitivo, significa não utilizar o “to” antes do verbo. Na forma negativa, aplicamos o sujeito + would not (Ou wouldn't, na forma contraída) + verbo principal no infinitivo.
A palavra However quer dizer “no entanto” e é uma negativa para uma solução. Funciona como um “mas”. Exemplo: I want to go, however I need to work. Tradução: Eu queria ir, no entanto tenho que trabalhar.
Já whereas é usada para comparar dois fatos opostos e mostrar a diferença entre eles. Pode ser traduzida como “enquanto” e tem o mesmo sentido da palavra while. 1 – Primeiramente, vamos ver exemplos de where significando “onde”: I know where the keys are.
A diferença entre eles é que either é usado no fim da frase, em ordem direta e precisa de uma verbo auxiliar para negar, enquanto neither já carrega a negativa com ele e permite que o auxiliar não se altere – porém, ele é usado no começo da frase e a ordem muda um pouco.
A palavra either é usada para falar sobre a escolha entre duas ou mais opções, sendo que apenas uma delas será selecionada. Olha só: You can either have pizza or tacos for dinner. Você pode escolher entre pizza ou tacos para o jantar.
O advérbio instead (sem a preposição of) é usado no final da frase: They needed a banker, but they got a consultant instead. Eles precisavam de um banqueiro, mas no seu lugar conseguiram um consultor.
I prefer to go by taxi rather than to go by bus when I'm late. Eu prefiro ir de táxi ao invés de ir ônibus quando estou atrasada. She prefers to stay home rather than to eat dinner at a restaurant. Ela prefere ficar em casa hoje ao invés de jantar em um restaurante.
Em resumo, use o verbo “prefer” para se referir às suas preferências em geral [coisas que gosta, não gosta, quer, deseja, etc]. O uso de “'d rather” será feito quando estiver expressando uma preferência específica em [ou para] determinada ocasião.