E as ZMIS são porções do território caracterizadas predominantemente pela existência de assentamentos habitacionais populares regularizados, conjugados ou não, com usos não residenciais, destinadas à produção de habitação de interesse social e a usos não residenciais.
Outra zona trazida pela lei é a Zona de Estruturação Metropolitana (ZEM), que está demarcada ao longo das ferrovias e da margem dos principais rios localizados na Macroárea de Estruturação Metropolitana.
As ZEIS também permitem a construção de Habitações do Mercado Popular e uso não residenciais, como comércio e serviços, desde que respeitadas as porcentagens de área destinadas para Habitação de Interesse Social.
IV – Zona Mista de Interesse Social Ambiental (ZMISa): porções do território caracterizadas predominantemente pela existência de assentamentos habitacionais populares regularizados, conjugados ou não com usos não residenciais, localizadas na Macrozona de Proteção e Recuperação Ambiental, destinadas à produção de ...
As ZEIS existem para garantir que a política habitacional consiga bons terrenos para a produção de novas Habitações de Interesse Social (HIS) e para que a regularização fundiária e urbanização de favelas, loteamentos irregulares e conjuntos habitacionais populares possam beneficiar os mais de 25% de habitantes da ...
Zeis 3 são imóveis ociosos, galpões abandonados, deteriorados, cortiços, em locais onde tem boa oferta de infra-estrutura. Nesses espaços vai se utilizar recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano (Fundurb) para poder atender mais rapidamente nessas regiões.
Fundada em 25 de abril de 1983, a ZM começou suas operações no setor automotivo com foco no desenvolvimento e fornecimento de Relés de Partida. Ao longo dos anos, a empresa acompanhou os avanços tecnológicos, expandiu seu alcance para novos mercados e firmou sua presença internacional.
d) ZM - 3b: zona mista de densidades demográfica e construtiva altas, com coeficiente de aproveitamento mínimo igual a 0,20, básico igual a 2,0 e máximo variando de 2,0 até o limite de 2,5; IV.
A expressão “Zona Especial de Interesse Social” - ZEIS surgiu em Recife, na lei munici- pal de uso do solo de 1983, delimitando áreas urbanas “caracterizadas como assentamentos habitacionais surgidos espontaneamente, exis- tentes e consolidados, onde são estabelecidas normas urbanísticas especiais, no interesse so- ...
Nas ZEIS 1, 2, 3 e 4, no mínimo, 60% da área construída deve ser destinada para a Habitação de Interesse Social 1 (HIS 1) – famílias com renda de até três salários mínimos. Já na ZEIS 5, no mínimo, 40% da área construída deverá ser destinada à HIS 2 – famílias com renda de três a seis salários mínimos.
Em boa parte das cidades brasileiras esse percentual gira em torno de 15% a 30%, porém, em algumas cidades esses percentuais podem ser bastante alterados devido a características próprias. Por exemplo, em áreas rurais esse percentual pode ser até de 80%.
A Zona Exclusivamente Residencial 1 (ZER-1) são áreas destinadas exclusivamente ao uso residencial com predominância de lotes de médio porte. As ZER-2 são áreas destinadas exclusivamente ao uso residencial com predominância de lotes de pequeno porte.
Aumento de gabarito para edificações em terrenos com acesso de veículos feito para a via com largura igual ou superior a 12 metros e vedação de testada mínima de 25%, inseridos em ZC (Zonas de Centralidade) e em ZM (Zonas Mistas).
Áreas remanescentes de Mata Atlântica e outras formações de vegetação nativa, arborização de relevância ambiental, vegetação significativa, alto índice de permeabilidade e existência de nascentes, entre outros que prestam relevantes serviços ambientais, são classificadas como ZEPAM (Zonas Especiais de Proteção ...
A primeira é a Zona de Preservação e Desenvolvimento Sustentável (ZPDS), em áreas em que é incentivado que haja poucas construções e poucos moradores. São permitidas apenas atividades econômicas de baixo impacto, como a agricultura familiar e o turismo, por exemplo.
A barra roscada é um utensílio de fixação muito utilizado em projetos de construção civil e no ramo industrial. Geralmente, ela serve para as necessidades que não podem ser supridas por um parafuso. Junto da barra roscada é comum que você precise utilizar porcas e arruelas.
As Áreas de Especial Interesse Social (AEIS) são regiões das cidades nas quais aplicam-se regras de uso e ocupação do solo específicas, voltadas para a democratização do acesso à terra pela população de baixa renda, buscando garantir o direito à moradia digna para todos.
A Zona Especial de Preservação Cultural (ZEPEC) é um instrumento urbanístico que visa identificar e fortalecer tanto as porções do território destinadas à preservação, valorização e salvaguarda dos bens e atividades culturais, quanto os espaços e estruturas que dão suporte a esses bens e ao patrimônio imaterial.
É um mecanismo de promoção da urbanização e regularização fundiária, que envolve projetos e obras. Em sua concepção urbanística, é um aparato de uso e ocupação do solo; um zoneamento de exceção, vinculado ao planejamento urbano e às políticas públicas de desenvolvimento urbano e habitacional.