áreas com elevada concentração de edificações (residências, prédios, estabelecimentos); alta concentração populacional, com maior densidade demográfica que zonas rurais; concentração de serviços para a população (instituições educacionais, hospitais, centros de saúde, lugares para entretenimento e lazer);
Zona urbana são áreas municipais com elevado adensamento populacional e formação de habitações muito próximas. Enquanto, Zona Rural corresponde a um conjunto de atividades primárias (agricultura, pesca, etc), praticadas em áreas não ocupadas por cidades ou grandes adensamentos populacionais.
Área fisicamente integrada numa cidade de grande ou média dimensão, caracterizada por uma importante percentagem de superfície construída, uma elevada densidade de população e de emprego e redes significativas de infra-estruturas de transportes e outras (por oposição às áreas rurais).
Espaço urbano, ou zona urbana, são cidades que, predominantemente, têm mais de 20 mil habitantes. Trata-se de localidades com maior concentração de prédios, ruas, avenidas, comércio e indústrias. A infraestrutura desses locais também é maior quando comparada com a do espaço rural.
A zona urbana é um recorte do espaço geográfico caracterizado pelo adensamento de edificações, pessoas e serviços, com elevado dinamismo espacial e econômico. Estendem-se por uma superfície menor do que a zona rural. A transição entre ambas é chamada de zona periurbana.
Uma é saber onde está o perímetro urbano da sua cidade. O perímetro urbano é definido pelo Plano Diretor do município em que o imóvel fica localizado, e por definição é um polígono que delimita a área urbana da cidade. O que está fora do perímetro urbano, mas dentro da cidade, é a área rural.
A cidade é a área urbana de um município, e não qualquer área urbanizada, mas sim aquela delimitada por um perímetro urbano, que também é legalmente estabelecido e separa a cidade do campo. Portanto, o município é composto pelo campo (área rural) e pela cidade (área urbana).
Considera-se, de maneira ampla, bairro rural uma unidade geográfica sustentada numa base físico-territorial, nas relações de vizinhança e na identidade (sentimento de pertencimento). Para Muller (1966), o bairro rural não é uma unidade rígida e exclusiva, mas susceptível às mudanças e, também, à resistência ao novo.
Meio urbano ou espaço urbano é definido como a área formada por um grupo populacional com habitações justapostas, como áreas residenciais (casas e edifícios) e industriais, com atividades e práticas econômicas, sociais e culturais.
O Espaço Urbano pode ser definido como o espaço das cidades, o conjunto de atividades que ocorrem em uma mesma integração local, com a justaposição de casas e edifícios, atividades e práticas econômicas, sociais e culturais.
Forma urbana é como os arquitetos e urbanistas se referem à estrutura física das cidades, isto é, ao conjunto de espaços livres – notadamente vias e áreas verdes – e espaços construídos.
Zona Residencial é a área de um município que está subdividida em: Urbana: é caracterizada pela edificação contínua e a existência de equipamentos sociais destinados às funções urbanas básicas, como habitação, trabalho, recreação e circulação.
Qual a diferença entre o espaço urbano e a cidade?
Conforme aponta o filósofo francês Henri Léfèbvre, o urbano representa a reunião, a justaposição, a afirmação das formas sociais. Já a cidade é a obra, o objeto localizado no tempo e no espaço. O urbano seria tudo aquilo que se contrapõe ao rural, enquanto a cidade é a materialização objetiva do urbano.
As primeiras são o estereótipo americano, com grandes terrenos individuais espalhados em enormes subúrbios, apresentando uma infinidade de ruas e vias expressas pelas quais as pessoas só se deslocam de carro. As segundas costumam estar associadas às metrópoles verticalizadas, com grandes prédios.
A ÁREA URBANA CONSTITUI A CIDADE E A ÁREA RURAL É CONSTITUÍDO PELO CAMPO. A POPULAÇÃO URBANA É AQUELA QUE VIVE NAS CIDADES, NAS ÁREAS URBANAS. ATUALMENTE A MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA VIVE NAS CIDADES. A ZONA RURAL, TAMBÉM CHAMADA DE CAMPO, É A REGIÃO QUE FICA FORA DA CIDADE.
O imóvel urbano é destinado para fim residencial, ou para exploração comercial empresarial. Dessa forma, se uma propriedade está localizada na zona rural, mas sua finalidade é urbana, a legislação aplicada a essa propriedade é referente a um imóvel urbano.
A rede urbana manifesta-se na integração de cidades em nível local, regional e global. A Rede Urbana é o conjunto articulado de cidades e grandes centros urbanos, que se integram em escalas mundial, regional e local por meio de fluxos de serviços, mercadorias, capitais, informações e recursos humanos.
Segundo o professor José Afonso da Silva (2018), o meio ambiente urbano é constituído pelo espaço urbano construído, consubstanciado no conjunto de edificações (espaço urbano fechado) e dos equipamentos públicos (ruas, praças, áreas verdes, espaços livres em geral: espaço urbano aberto).
A Paisagem Urbana. Nas grandes metrópoles, a paisagem urbana é composta por trânsitos de carros, fluxo de pedestres, indústrias, edifícios, construções, poluição sonora, visual e principalmente o ar.
O contexto urbano refere-se ao ambiente físico, social, cultural e econômico de uma área urbana. É o conjunto de características e elementos que compõem uma cidade, incluindo sua infraestrutura, edifícios, espaços públicos, população, atividades comerciais e culturais, entre outros aspectos.